Como funciona o cancelamento de ruído nos fones de ouvido

glass 2557577 1280
Presente nos novos lançamentos de fones de ouvido das grandes marcas, entenda um pouco mais sobre como o a tecnologia de cancelamento de ruído ocorre

Os fones de ouvido com tecnologia de cancelamento de ruído ativo chegaram ao mercado como alternativa para pessoas que trabalham e/ou transitam em ambientes muito barulhentos (como os aeroportos), que precisam de nitidez de som para executar suas músicas ou podcasts sem distrações externas. Existe no mercado uma variedade de fones com a tecnologia noise cancelling (cancelamento de ruído, em português), mas como essa tecnologia funciona?

O que é cancelamento de ruído

Para avançarmos na tecnologia, antes devemos entender um pouco como as ondas sonoras funcionam. O som é formado por ondas mecânicas propagadas pelo ar. O ar quando acionado por algo que emite som, que está vibrando, se expande e se contrai. A onda sonora possui uma direção e a partir do ponto em que o som começou, essa onda pode ir para cima (fase positiva) ou para baixo (fase negativa).

A tecnologia do cancelamento de ruído que teve patente criada em 1930 e seu primeiro protótipo lançado em 1986, usa da interferência destrutiva, que acontece quando duas ondas são combinadas. Ou seja, enquanto a onda na fase positiva está indo para cima e expandindo o ar, há uma onda em fase negativa indo para baixo e contraindo o ar. Com isso, as ondas se cancelam, o ar fica paralisado e é quase criado um silêncio, permitindo que você escute uma música sem interferências.

Interferência destrutiva: quando duas ondas são combinadas cria-se o silêncio (Reprodução: Afd-techtalk)

Como funciona a tecnologia nos seus fones de ouvido

Os fones com noise cancelling anulam aqueles ruídos que conseguem passar pelo isolamento passivo, tecnologia presente na maioria dos fones que são fabricados, seguindo modelos e materiais, como espumas de alta densidade, que parcialmente bloqueiam ondas sonoras externas. Os fones in-ear são um exemplo de isolamento passivo, mas por questões de adaptação aos ouvidos e canais auditivos acabam não servindo de forma igual a todos os usuários.

Porém, essa tecnologia funciona mais para sons de baixa frequência e de constância. Em ondas sonoras mais curtas e de alta frequência (sons mais agudos) os resultados são um pouco menos positivos. Isso acontece porque nos fones com cancelamento de ruído ativo, microfones são embutidos dentro dos fones e detectam sons externos e os convertem em um sinal eletrônico. Desta forma, um circuito com microfones irão captar os sons que serão cancelados e um outro circuito calculará as versões opostas a esses sons – este cálculo pode levar microssegundos para ser executado e por isso a eficiência da tecnologia é maior em sons constantes e de baixa frequência.

Como funciona o cancelamento de ruído nos fones de ouvido
O cancelamento de ruído anula sons que ultrapassam o isolamento passivo (Foto: StockSnap)

Alguns fones com cancelamento de ruído ativo podem apresentar um chiado perceptível. Este chiado é produzido pelo próprio circuito eletrônico que com uma falta de uniformidade nos sensores e fio de cobre, faz com que os elétrons saltem, produzindo assim esse ruído – presente em celulares e até amplificadores. E isso está ligado a qualidade dos fones de ouvido também. Há opções no mercado em que o cancelamento de ruídos ativos é muito eficiente, como o WH – 1000XM3, da Sony.

Para quem busca opções menores de fones com a tecnologia, os AirPods Pro, da Apple e o WF-100XM3, da Sony, são recomendados por unirem tecnologia com a praticidade dos earbuds (fones de ouvido sem fio, em português).

Porém, no futuro talvez nem precisemos de dispositivos em nossos ouvidos para aproveitar os benefícios do cancelamento de ruído ativo. Carros com acelerômetros combinados com microfones para mediar a vibração de sons externos já buscam reduzir o ruído que os passageiros escutam. Engenheiros da Universidade de Illinois também pesquisam sobre como unificar a tecnologia de cancelamento de ruído ativo com as dos sinais sem fio que são transmitidos um milhão de vezes mais rápido que som.

Enquanto o futuro não chega, se você gosta de ouvir suas músicas sem interrupções externas, fones de ouvido com cancelamento de ruído são a melhor opção para você. Aproveite nossas dicas e mergulhe fundo nesse universo.

Fonte: Seeker

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter