REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões

samsungflip05 990x722 - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões
Com conectividade instantânea com smartphones e tela sensível ao toque, o monitor interativo Samsung Flip pode ser o novo quadro tecnológico da sua reuniões

Se você acompanha nosso site, já deve ter visto o Samsung Flip. Projetado para facilitar a vida em reuniões de trabalho, o quadro “branco” tecnológico da Samsung permite que vários usuários exponham suas ideias de maneira simultânea e intuitiva. Mas, será que ele vale a pena para a sua empresa? Saiba agora com o nosso review completo:

Design

Samsung Flip 3 - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões
Samsung Flip e estande (vendido separadamente).

Apesar de teoricamente ser uma TV ou monitor com tela sensível ao toque, o Samsung Flip realmente se esforça na hora de parecer um “quadro branco”. Com acabamento em tom cinza claro, a ferramenta possui, em seu canto inferior direito (no modo paisagem), um compartimento onde fica guardada a caneta stylus que faz parte do kit.

Esta área também possui um sensor de movimento, que nota quando você remove a caneta, para ligar a tela automaticamente.

Também há um sensor NFC para conexão instantânea com o smartphone. Basta encostar seu aparelho, que a tela liga e reproduz o conteúdo do smartphone no Flip (espelhamento de tela).

Há também uma entrada USB 3.0, para que seja possível conectar outros dispositivos.

Samsung STN WM55HXY perth interconnect IT 1 - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões
Visão traseira do Samsung Flip com seu estande.

Demais portas estão localizadas na parte traseira. Como era de se esperar, o quadro possui uma conexão RJ-45 (Ethernet), mais uma porta USB 3.0, uma porta serial (RS-232), uma entrada HDMI e, por fim, uma porta touch out. Esta última porta, que na verdade se trata do bom e velho padrão USB, possibilita controlar um computador através da tela sensível ao toque do Flip.

Modo Retrato

A Samsung vende separadamente um estande capaz de movimentar e rotacionar o Flip para o modo retrato. Ele é capaz de se movido – através de rodinhas que podem ser travadas e destravadas – e pode rotacionar o Flip para o modo retrato. Além disso, no suporte há também uma prateleira, para deixar canetas e documentos.

Tela

2 5 - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões
Tela do Flip pode ser rotacionada para o modo retrato.

Com tela sensível ao toque de 55 polegadas e resolução 4K (3840 x 2160 pixels), o Samsung Flip tem o que precisa para demonstrar qualquer tipo de conteúdo com fidelidade e riqueza em detalhes. Aqui, o ângulo de visão de até 178º e o display tem tecnologia Edge LED, favorecendo até mesmo aqueles colegas sentados em locais desconfortáveis.

O uso da tecnologia InGlass – patenteada pela empresa FlatFrog – faz da tela sensível ao toque do Samsung Flip algo um tanto fora do comum. Isto porque, no fim das contas, não se trata de uma tela de toque capacitivo ou infravermelho, mas sim, de um display insensível a interferências elétricas e muito mais intuitivo.

É impossível escrever ou rabiscar algo na tela com as pontas dos dedos.

A tela reconhece o toque de mãos e até deixa você apagar informações com sua palma – como se estivesse apagando o giz de um quadro tradicional.

Sistema operacional e recursos

flip office tilt - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões
Flip utiliza o sistema operacional Tizen 3.0.

O que vemos no Flip é uma interface bastante familiar. Afinal, o quadro se utiliza de uma variante do sistema operacional Tizen 3.0, que neste caso é totalmente adaptada para trazer uma maior fluidez em reuniões. Dessa forma, todos os recursos de edição do Samsung Flip são bem ágeis e funcionam como deveriam. A impressão é de estar usando um papel interativo.

E por falar em recursos de edição, no quadro é possível fazer coisas como: criar um rolo com 20 páginas em branco; escolher e abrir rolos de página salvas; salvar trabalhos realizados; alternar entre fundos branco e preto e configurar mo uso das canetas. Vale lembrar que é possível fazer tudo isso com até 4 usuários simultâneos.

As duas canetas, que são essenciais para o uso do Flip, são feitas em madeira e lembram muito um lápis. Inclusive, elas até possuem dois tipos de pontas com funções distintas. Com a ponta fina (2 mm) é possível escrever anotações ou desenhar. Enquanto isso, com a ponta mais espessa (4 mm), destacamos o material sendo exibido através de marcações e sublinhamentos.

Também é possível alterar as cores de cada uma das pontas das canetas.

Ainda sobre as stylus, também é possível alterar – ao tocar a tela por alguns segundos – as cores de cada uma das pontas das canetas. Quanto ao restante das configurações das canetas, infelizmente é necessário acessar um outro painel menos prático para realizá-las.

Um ponto negativo a respeito do uso das canetas é a ausência do toque sensível a pressão. Ou seja, caso tenha em mente um uso criativo e deseje se aprofundar na questão de desenhos, este pode ser um ponto decisivo para você. Em contrapartida, o usuário não é obrigado a utilizar somente as canetas inclusas na caixa, sendo possível utilizar acessórios de outras marcas.

Finalmente, o Flip conta com alto-falantes do tipo estéreo que estão lá mais para quebrar o galho do que para uso extremo, já que cada um deles possui potência de 10 W.

Conectividade

Samsung 3409054785 uk feature capture in collaboration 104387107 - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões
É possível importar arquivos e até ver a tela do seu smartphone no Flip.

Como dito anteriormente, o Samsung Flip foi feito para levar praticidade às salas de reuniões. Uma das maneiras a se realizar isso é através da disponibilização de vários meios de importar arquivos para o quadro e exportá-los logo em seguida para todos os colegas de trabalho.

Apesar de possibilitar a importação de arquivos e imagens no formato IWB, o quadro inteligente não vai além disso. Em outras palavras, caso queria visualizar algo em seu pen drive, saiba que o Flip só reconhecerá os tipos de arquivo produzidos por ele mesmo.

Entretanto, o Samsung Flip não fica limitado a somente este tipo de conexão, uma vez que ele também se utiliza da tecnologia NFC para transferência de arquivos. Neste caso, também há uma limitação de software: somente smartphones da linha Galaxy com Android 8.0 Oreo ou superior podem usufruir deste recurso.

O usuário também pode fazer o espelhamento através de um cabo HDMI.

Outra opção é o espelhamento de tela feito via Wi-Fi. Este, por sua vez, funciona em qualquer smartphone ou PC, mas, em aparelhos da Samsung, é possível utilizar o recurso Smart View para incrementar a experiência de uso com mais configurações. Vale mencionar que, no caso de computadores e notebooks, o usuário também pode fazer o espelhamento através de um cabo HDMI, que oferece conexão mais estável.

Mas e para exportar arquivos, quais são as possibilidades? Aqui, o Samsung Flip – que tem 8 GB de armazenamento interno – garante quatro opções: imprimir os arquivos; enviá-los por e-mail; transferi-los através dispositivos USB ou até mesmo salvá-los em servidores configurados previamente.

Especificações técnicas do Samsung Flip

Abaixo, você confere as especificações técnicas do produto:

TelaDisplay Edge LED de 55″ com resolução 4K (3840 x 2160 pixels) e sensibilidade ao toque
Tempo de resposta8 ms
Ângulo de visão178º
Brilho300 nits (sem InGlass) / 220 nits (com InGlass)
Frequência de atualização60 Hz
Tempo de resposta ao toque38 ~ 46 ms
Armazenamento interno8 GB
ConectividadeWi-Fi / 1 x HDMI-IN / 2 x USB / 1 x RS-232 / 1 x RJ-45 / NFC (compatível com smartphones da linha Galaxy com Android 8.0 Oreo ou superior)
Sistema OperacionalTizen 3.0 (adaptado)
ExtrasInclui duas canetas sensíveis ao toque / Estande e wall-mount vendidos separadamente

Conclusão

flip notation2 2 s2 - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões
Vale a pena?

Disponível no exterior por US$ 2.699,  o Samsung Flip foi encontrado apenas neste site por R$ 13.903,12. Interessados também poderão comprá-lo através da página oficial da Samsung Brasil.

Ele é uma das soluções mais acessíveis para melhorar a produtividade em empresas de pequeno e médio porte com foco em marketing ou desenvolvimento de produtos. Apesar de ficar devendo compatibilidade com mais tipos smartphones, o quadro high-tech oferece praticidade sem igual quando utilizado com a base de suporte e é uma adição bem vinda às salas de reunião.

Leia também

REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil

Samsung Flip
  • 9.5/10
    Design - 9.5/10
  • 9.3/10
    Tela - 9.3/10
  • 9.7/10
    Sistema operacional - 9.7/10
  • 9/10
    Recursos - 9/10
  • 9/10
    Conectividade - 9/10
9.3/10

Resumo

Samsung Flip cumpre com o papel de simplificar todo o processo de uma reunião ao oferecer uma tela de qualidade e duas canetas sensíveis ao toque na própria caixa. Porém, o produto fica devendo compatibilidade com mais tipos de arquivos e ainda necessita de um investimento extra em estande para mobilidade.

Pros

Tela de alta qualidade;

Duas canetas stylus inclusas;

Simplicidade.

Cons

Aceita somente arquivos no formato IWB;

NFC funciona somente em smartphones atualizados da linha Galaxy;

Estande é vendido separadamente.

samsungflip05 - REVIEW: Samsung Flip é uma tela interativa para salas de reuniões

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via