REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil

Galaxy Note 9 Samsung Brasil review 990x660 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Neste review colocamos à prova o mais novo smartphone da Samsung: o Galaxy Note 9.

Lançado no Brasil neste último semestre, o Galaxy Note 9 surgiu com a difícil tarefa de evoluir além do seu premiado antecessor, o Note 8. O smartphone da caneta S-Pen chega ao Brasil com especificações excepcionais e novidades bem interessantes, que fazem dele um dos melhores topos de linha do mercado. Mas, será que ele vale o preço cobrado? Você confere na análise abaixo:

Pontos Positivos:

  • Bateria de gigante que dura o dia todo;
  • Uma das melhores e mais belas telas do mercado;
  • As melhores câmeras em smartphones, agora com Inteligência Artificial;

Pontos Negativos:

  • Preço alto;
  • Fragilidade;
  • Assistente pessoal Bixby ainda decepciona;

Design

Para quem já conhece a linha, notará que as mudanças de design do Galaxy Note 9 são discretas. Este ano, a Samsung conseguiu aumentar a extensão da tela e eliminou ainda mais as bordas laterais. Como resultado, o Note9, assim como o Galaxy S9, manteve seu tamanho e o usuário ganhou um pouco mais de área disponível para trabalhar.

20180926 124947 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Galaxy Note 9 possui corpo de vidro.

Composto de vidro Gorilla Glass 5 que protege tanto a tela infinita de 6,4 polegadas, quanto a traseira do modelo, o Note 9 tem bordas de alumínio e identidade visual da linha, com linhas mais definidas e menos arredondadas que as presentes no Galaxy S9+.

Na lateral direita encontramos o botão para ligar/desligar o aparelho. Na lateral estão os botões de volume e, logo abaixo deles, um botão dedicado ao Bixby – que agora está em sua versão 2.0. É uma pena que a Samsung não permita que esse botão seja alterado para ativar o Google Assistente, também presente no Note9, pois ele é bem mais útil.

20180926 124038 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Botão da Bixby se mantém na lateral esquerda do smartphone.

Na base, temos uma entrada USB-C, um alto-falante, o compartimento usado para guardar a caneta S Pen e uma entrada para fones de ouvido.

Samsung optou por manter a “sagrada” conexão para fones de ouvido.

Isso mesmo. A Samsung optou por manter a “sagrada” conexão para fones de ouvido. Esta foi uma sábia decisão, já que, atualmente, fabricantes que ousam retirá-la sofrem com o ódio instantâneo de alguns consumidores.

20180926 124049 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Conexão USB-C, entrada da S-Pen e a saída de áudio estão na base do Note 9

Numa bem vinda alteração, a fabricante moveu o leitor de impressões digitais para baixo das câmeras traseiras. Ainda não é muito fácil alcançá-lo se você tiver mãos pequenas, mas o novo posicionamento deve evitar que o usuário toque nas lentes das câmeras e borre-as por acidente.

Além disso, podemos contar com a boa e velha certificação IP68, que protege o Note9 contra poeira e mergulhos em água doce (até 1,5 m) de até 30 minutos.

20180926 123342 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Note 9 com caneta S Pen na cor amarela.

Por fim, uma das mais belas adições ao design do Note 9 este ano diz respeito às cores, tanto do modelo quanto da S-Pen. Os aparelhos serão vendidos no Brasil nas cores preto, azul e cobre, com S-Pens especiais para cada cor.

Para os modelos nas cores preto e cobre, a S-Pen segue com o mesmo tom. Para o modelo azul, a canetinha ganha um tom amarelo todo especial, fazendo com que ela seja talvez uma das mais belas opções.

1532461210 galaxy note9 colors 2 cores - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Preto, Azul e Cobre: cada cor do Note9 tem uma caneta S-Pen personalizada para ele

A Samsung deu toques adicionais de personalização, fazendo com que cada modelo “escreva” por padrão  na tela com a cor da caneta que vem com ele.

 

Tela

20180926 130905 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Note 9 possui tela com tecnologia Super AMOLED.

E por falar em tela, Galaxy Note 9 tem um display infinito de 6,4 polegadas e tecnologia Super AMOLED, com resolução de 2960 x 1440 pixels, na proporção 18:5:9. Assim como em outros aparelhos do segmento topo de linha da Samsung, aqui é possível ajustar a resolução da tela para Full HD+ ou até mesmo HD+.

Consumir conteúdo através do display do Note 9 é simplesmente incrível.

Trazendo estes números para o uso cotidiano, consumir conteúdo através do display do Note 9 é simplesmente incrível. Na verdade, a tela é tão surpreendente que rendeu ao smartphone o título de melhor experiência no YouTube. Com densidade de pixels de 516 ppi, as cores apresentadas pelo display são dignas de um dispositivo da Samsung. Ou seja, temos aqui mais uma tela com pretos profundos e até mesmo ótimos ângulos de visão.

20180926 124002 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Always-on display entrega informações sem gastar muita bateria.

Além disso, o display do Galaxy Note 9 é compatível com o padrão HDR10, que garante imagens com mais detalhe e brilho, e também possui o modo always-on. Este último mostra notificações e outros tipos de informações na tela escura, sem a necessidade de ligá-la por completo. Mesmo com isso, não há gasto significativo da bateria, pois em telas Super AMOLED os tons de preto são representados por pixels desligados – o que economiza energia.

20180926 124338 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Tela do Note 9 é perfeita para o uso de uma caneta sensível ao toque.

Ainda que sacrifique uma pegada ergonômica, a tela do Galaxy Note 9 é, no fim das contas, ideal para a proposta do smartphone. Porque, para se usar a caneta S Pen com facilidade, é necessário haver muito espaço para manobrá-la. E isto, o novo topo de linha da Samsung tem de sobra.

Por fim, temos uma boa notícia para quem odeia notchs: a Samsung não colocou o famigerado entalhe no canto superior da tela, agora presente nos novos iPhone XS e XS Max. Dessa forma, é possível assistir vídeos ou jogar sem uma barra preta obstruindo parte do conteúdo.

Performance

sd qualcomm - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Processador Snapdragon 845 é ideal para operações com inteligência artificial.

Não tem para onde correr, o Galaxy Note 9 é um verdadeiro monstro. Estamos falando smartphone com Android que é, provavelmente, o mais potente no mercado atual. E, parte desse desempenho se deve ao processador Qualcomm Snapdragon 845, que possui oito núcleos e é a solução mais recente da fabricante de chipsets.

O Galaxy Note9 é o smartphone com Android mais potente à venda no Brasil.

Com ele, não só é possível rodar todo e qualquer aplicativo presente na Google Play Store, como também visualizar conteúdos de vídeo e áudio de altíssima qualidade.

Apesar de ser vendido como um smartphone para produtividade, o Note 9 também é um bom partido para os gamers de plantão. Pensando nisso, a Epic Games (desenvolvedora do game Fortnite), até dá de brinde uma skin exclusiva para os compradores do novo topo de linha da Samsung.

fortnite traje galaxy skin - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
“Galaxy” é a skin exclusiva do Galaxy Note 9.

Mas então, o que mais faz o Note 9 ser tão potente? Além do processador da Qualcomm, o smartphone traz consigo 6 GB ou 8 GB de memória RAM. Estes números, que irão variar de acordo com a sua escolha de compra, garantem que todos aqueles aplicativos abertos de maneira simultânea estarão prontos para uso assim que você retornar para eles – mesmo na versão com menos memória.

Continuando com as opções, o Note 9 brasileiro tem, na versão com 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno. Enquanto isso, na versão com 8 GB de memória RAM, temos absurdos 512 GB de espaço dedicado ao armazenamento. Esta divisão se provou inteligente, já que, mesmo no modelo mais “básico”, é bem difícil ficar sem espaço, ainda mais quando o slot extra para cartões de memória microSD de até 512 GB entra em jogada.

20180926 124030 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Note 9 possui gaveta híbrida para cartões microSD e chips de operadora.

Sim, dá para carregar sua vida inteira no Galaxy Note 9, uma vez que, somados o armazenamento interno e a expansão, temos 1 Terabyte de espaço total – no modelo de 8 GB de RAM. Mas fica o aviso: não dá para usar dois chips de operadora e um cartão micro SD de maneira simultânea, uma vez que o smartphone possui uma gaveta híbrida.

Câmeras

20180926 125043 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Visão traseira do Galaxy Note 9 revela conjunto de câmeras principais do smartphone.

No Galaxy Note 9, temos o mesmo conjunto de câmeras presente no Galaxy S9+, lançado ainda este ano no Brasil. Ainda que seja um tanto decepcionante não ter um novo hardware, não podemos crucificar a Samsung por aqui, já que o mais novo topo de linha da empresa obteve resultados superiores aos de qualquer outro aparelho da marca.

O Galaxy Note 9 é o smartphone com as melhores câmeras do Brasil.

Como noticiado no Showmetech, o Note 9 obteve 103 pontos nos testes do portal especializado DxOMark. Este número se traduz em apenas uma afirmação: o Galaxy Note 9 é o smartphone com as melhores câmeras do Brasil, superando até mesmo o iPhone X.

O motivo por trás dessa pontuação alta é simples: a câmera traseira principal do Galaxy Note 9 possui abertura variável para se adaptar a todas as condições possíveis de iluminação. Durante o dia, o sensor de 12 MP se mantém com abertura de f/2.4, já que a câmera não precisa que toda a iluminação disponível seja captada. No entanto, durante a noite, quando temos escassez de luminosidade, a abertura aumenta para f/1.5, garantindo fotos mais ricas em detalhe e com menos ruído.

20180926 130302 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Aplicativo de câmera do Note 9.

O modelo tem câmera traseira secundária de 12 MP com abertura de f/2.4. Esta, por sua vez, serve para capturar fotos com zoom óptico de 2x. Ou seja, ao invés de forçar um zoom com a câmera principal, é possível simplesmente alternar para a câmera secundária e obter imagens um pouco mais caprichadas dentro deste contexto. Ainda que não seja tão necessária assim, ela é mais um recurso extra que estará lá caso precise.

O autofoco das câmeras também é algo digno de elogios, uma vez que o sensor consegue identificar objetos com velocidade e precisão. Inclusive, até mesmo no modo retrato o smartphone se saiu bem, com imagens realistas e um “recorte” nada frustrante no objeto ou pessoa destacados – o que é raro até mesmo em celulares topo de linha.

20180926 130500 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
O Foco Dinâmico (modo retrato) já estava presente no Galaxy Note 8.

Por fim, vale lembrar que a câmera principal do Galaxy Note 9 é capaz de filmar em 4K (3840 x 2160 pixels) a até 60 quadros por segundo. Quando o assunto é slow-motion, temos então a possibilidade de filmar vídeos a até 240 quadros por segundo. Aqui, seja qual for a resolução escolhida, o resultado final será excelente, já que o Note 9 possui estabilização óptica de imagem em ambas as câmeras traseiras.

20180926 124847 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Câmera frontal única do Note 9.

Partindo para a parte frontal do aparelho, temos apenas uma câmera de 8 MP com abertura f/1.7. Sim, novamente, é a mesma câmera vista no Galaxy S9+, o que significa dizer que os resultados de ambos os smartphones é bem similar. Dessa forma, as selfies do Galaxy Note 9 saem boas em condições de baixa luz, com muita nitidez e até mesmo cores vibrantes.

Todo esse resultado é fácil de se ter, já que mais uma vez temos um sistema de foco veloz e que não te deixa perder o momento certo de tirar a foto. Ah, e, caso curta aqueles efeitos de selfie (incluindo o próprio modo retrato), saiba que estão todos lá, no app da câmera.

Mas também há um ponto negativo: as fotos da câmera frontal do Note9 aparecem mais “aproximadas” do que as tiradas por outros concorrentes, fazendo com que seja um tanto difícil juntar a turma para uma foto de grupo com ela.

E já que mencionei o aplicativo de câmera nativo, é importante dizer que ele teve sim algumas melhorias em relação ao que vimos em outros aparelhos da Samsung. A primeira novidade é capacidade de apontar a câmera para objetos e deixar o Note 9 decidir, através de inteligência artificial, quais são as melhores configurações para aquela foto em particular – recurso muito parecido com o do Zenfone 5. De acordo com a fabricante, são cerca de 20 tipos de cenas possíveis.

20180926 131133 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Câmera do Note 9 também é capaz de traduzir textos em tempo real.

A segunda e última novidade, entretanto, é bem interessante pro uso diário. Ao capturar imagens, o Galaxy Note 9 detectará, automaticamente, se alguma delas saiu desfocada ou até mesmo se alguma pessoa presente nela piscou durante a foto. Por mais simples que este recurso pareça, ele pode salvar sua pele em certos momentos.

Com a ajuda do Bixby, também é possível identificar os objetos e lugares fotografados. Dá até para traduzir, em tempo real, livros, revistas, placas e menus de restaurantes.

Bateria

20180926 124458 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Smartphone possui bateria não-removível.

Provavelmente o maior upgrade em relação ao Note 8, a bateria do Galaxy Note 9 possui capacidade de 4.000 mAh. São, no total, 700 mAh a mais do que o encontrado em seu predecessor e 500 mAh a mais do que a capacidade encontrada no Galaxy S9+.

O Note 9 tem uma bateria que dura o dia todo.

Trazendo esse número enorme para o uso diário, temos uma bateria que dura o dia todo. Seja você um usuário moderado ou pesado, o smartphone simplesmente não vai deixá-lo na mão antes de chegar em casa.

Além disso, um artifício que pode ser usado para gerar uma economia ainda maior de bateria é a diminuição da resolução da tela. Ao sacrificar um pouco da qualidade de imagem, é possível ganhar algumas horas extras de autonomia – opção que é muito bem vinda num aparelho de 2018.

Estamos falando de uma característica de peso para o Galaxy Note 9 e que, provavelmente, é a que mais justifica seu preço superior em relação aos demais produtos da marca. É sério, não precisa se preocupar com a bateria.

Caneta S Pen

20180926 130000 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Nova caneta S Pen possui conexão Bluetooth de baixo consumo.

Após algumas atualizações, a S-Pen finalmente ganhou um upgrade de respeito em seu hardware. Agora, a canetinha do Galaxy Note 9 é capaz de se comunicar com o smartphone através do bom e velho Bluetooth. Este pequeno detalhe possibilita uma série de novas funções.

Usar a S-Pen como controle para tirar fotos à distância é uma super vantagem.

Além de servir para escrever anotações ou desenhar indicações em uma captura de tela, a S-Pen pode – através de um botão dedicado presente na própria caneta – capturar fotos com apenas um clique. Em outras palavras, caso você queira participar de uma foto em grupo e prefira usar a câmera traseira do Note 9, é possível posicioná-lo longe de você e bater a foto com a canetinha.

Com a nova conexão Bluetooth é possível, inclusive, passar de um slide para outro em uma apresentação ou até avançar faixas de música. Tudo isso de maneira bem natural, ao menos para quem está acostumado com o acessório.

Samsung DeX integrado

samsung DEX Galaxy Note9 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
O dock não é mais necessário para acessar o Samsung DeX.

Outra grande novidade trazida pelo Galaxy Note 9 foi a eliminação da necessidade de um dock  para acessar o Modo DeX do smartphone. Caso não o conheça, o Samsung DeX é um recurso presente nos novos smartphones topo de linha da Samsung que permite, em suma, transformar o seu celular em um computador de mesa.

Agora, para acessar a função, o usuário necessita apenas de um cabo USB-C para HDMI de qualquer marca ou tamanho. Um modelo destes custa em torno de R$ 72 reais.

Cabo USB C HDMI 4K - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Com um cabo USB-C para HDMI, você conecta o Note 9 a monitores e TVs

Bixby 2.0

Bixby Feature Image - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Bixby 2.0 já está disponível no Note 9.

E já que estamos falando de recursos que não funcionam tão bem, que tal falarmos um pouco sobre o Bixby? Caso não lembre, mencionei que o assistente pessoal da Samsung finalmente chegou em sua versão 2.0. Infelizmente, é preciso dizer esta atualização não foi o suficiente para colocá-lo no mesmo patamar que o Google Assistente, também presente no smartphone.

É, infelizmente, o Bixby é um ponto negativo em qualquer Samsung.

De maneira resumida: não dá para confiar muito no assistente pessoal da Samsung porque, além de lento, ele não é tão inteligente assim. Em muitas das vezes, os resultados das pesquisas não eram o esperado, o que torna todo o lance de assistente inválido.

Leitor Inteligente (Desbloqueio)

1 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Câmera frontal e sensores do Galaxy Note 9.

Galaxy Note 9 possui outros meios de desbloqueio além do confiável leitor de digitais. Entre eles está o reconhecimento da íris, que funciona bem até no escuro. Mas, indo além, a Samsung lançou desde o S9 o Leitor Inteligente, que combina os reconhecimentos de íris e face para acelerar o desbloqueio do aparelho e garantir mais segurança.

Samsung Pay

banner hero - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Samsung Pay foi pioneiro no Brasil.

Completando 2 anos no Brasil, o sistema de pagamento Samsung Pay já é parceiro de praticamente todos os grandes bancos presentes em nosso território e funciona em 90% das maquininhas de cartões locais. Estes são grandes diferenciais, que fazem do serviço o mais abrangente e funcional do país.

O Samsung Pay funciona em mais estabelecimentos que o Google Pay e Apple Pay.

O Samsung Pay permite que você utilize o seu smartphone para efetuar pagamentos com cartões de crédito ou débito. Através das tecnologias NFC (a mesma do Google e da Apple) e MTS (exclusiva da Samsung que simula cartões magnéticos tradicionais), o dispositivo se conecta às maquinas de cartão e, após a sua autorização por senha ou autenticação biométrica, libera o pagamento – sem a necessidade de ficar carregando seus cartões por aí. E, se não ficou claro, sim: é mais seguro que o cartão de crédito no seu bolso aí.

Recentemente, fizemos uma entrevista com Paulo César do Nascimento, o Gerente Sênior da plataforma aqui no Brasil. Lá, tiramos todas as dúvidas possíveis a respeito do Samsung Pay e aproveitamos para perguntar quais são os planos da empresa para o nosso país.

Especificações técnicas do Galaxy Note 9

Confira abaixo as especificações técnicas do Note 9:

Modelo

Galaxy Note 9

 Tela

Super AMOLED de 6,4″ com resolução Quad HD+ (2960×1440 pixels) e densidade de 516 ppi;

Câmeras traseiras

Grande angular: 12 MP com autofoco, estabilização óptica e abertura variável entre f/1.5 e f/2.4;

Teleobjetiva: 12 MP com autofoco, estabilização óptica e abertura f/2.4 / Zoom óptico de 2X e zoom digital de até 10X;

Câmera frontal

8MP com autofoco e abertura f/1.7;

Corpo

Dimensões: 61,9 x 76,4 x 8,8 mm / Peso: 201 g / Certificação IP68;

Processador

Qualcomm Snapdragon 845, de oito núcleos;

Memória

6GB de RAM + 128GB de armazenamento interno ou 8GB de RAM + 512 GB de armazenamento interno. Ambos com expansão via cartão microSD de até 512 GB;

Cartão SIM

Único: um slot Nano SIM e um microSD (até 512GB)

Híbrido: um slot Nano SIM e um Nano SIM ou microSD (até 512GB)

Bateria

4.000 mAh com carregamento rápido / Compatível com carregamento sem fio;

SO

Android 8.1 (Oreo)

Redes

Enhanced 4×4 MIMO, 5CA, LAA, LTE Cat.18

Conectividade

Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4/5GHz), VHT80 MU-MIMO, 1024QAM, Bluetooth® v 5.0 (LE até 2Mbps), ANT+, USB Type-C, NFC, Localização (GPS, Galileo*, Glonass, BeiDou*)

Pagamentos

NFC e MST

Sensores

Acelerômetro, Barômetro, Sensor de Impressão Digital, Sensor de Giroscópio, Sensor Geomagnético, Sensor de Ambiente, Sensor de Batimento Cardíaco, Sensor de Proximidade, Sensor de Luz RGB, Sensor de Íris, Sensor de Pressão

Autenticação

Tipo de bloqueio: Padrão, PIN, Senha
Tipos de bloqueio biométrico: Scanner de Íris, Scanner de Impressão Digital, Reconhecimento Facial e 
Leitura inteligente;

Cores

Preto, Azul (com caneta amarela) e Cobre;

Preço

A partir de R$ 5.499,00.

Conclusão

20180926 123245 01 - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil
Galaxy Note 9 também é vendido nas cores Preto e Cobre.

Custando a partir de R$ 5.499,00, o Galaxy Note 9 pode ser adquirido com desconto de até R$ 2.000 na troca pelo seu smartphone velho. Embora tenha características excepcionais, o preço alto é algo que deve ser questionado e faz com que a gente recomende a compra em operadoras (que oferecem bons descontos) ou que o comprador aguarde pelas primeiras reduções de preços.

De qualquer forma, se você está há tempos sem trocar seu aparelho e precisa de um smartphone pensado em produtividade e excelência na qualidade fotográfica, o Galaxy Note 9 é atualmente o melhor smartphone que você pode comprar no Brasil.

 

Unboxing do novo Galaxy Note 9:

Leia também

Comparativo: iPhone XS/XS Max vs Galaxy Note9

Galaxy Note 9
  • 9.5/10
    Design - 9.5/10
  • 10/10
    Tela - 10/10
  • 10/10
    Performance - 10/10
  • 9.5/10
    Câmeras - 9.5/10
  • 8.5/10
    Recursos extras - 8.5/10
9.5/10

Resumo

Com excelente tela, ótimas câmeras, bateria que dura o dia todo e uma S Pen realmente funcional, o Galaxy Note 9 é o melhor smartphone Android vendido no Brasil até o momento.

Pros

  • Bateria de gigante;
  • O melhor display do mercado;
  • As melhores câmeras em smartphones;

Cons

  • Preço exorbitante;
  • Fragilidade;
  • Assistente pessoal Bixby ainda em desenvolvimento;
Galaxy Note 9 Samsung Brasil review - REVIEW: Galaxy Note 9 é o melhor smartphone com Android do Brasil

Receba Notícias por E-mail:

Share via