REVIEW: Galaxy Book Pro 360 é um excelente notebook 2-em-1

Nova linha galaxy book no brasil traz suporte a s-pen e muita conectividade
Avaliamos o novo notebook da Samsung, o Galaxy Book Pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso

A Samsung está trazendo seus novos notebooks para o país. Contando tanto com laptops comuns quanto com poderosos híbrido, a linha Galaxy Book conta com parcerias com a Microsoft e com a Intel para trazer uma experiência excelente e portátil. Tivemos a oportunidade de testar o Galaxy Book Pro 360 de 13 polegadas, e contamos as impressões sobre esse notebook 2-em-1 para você.

Design

  • Review: galaxy book pro 360 é um excelente notebook 2-em-1. Avaliamos o novo notebook da samsung, o galaxy book pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso
  • Review: galaxy book pro 360 é um excelente notebook 2-em-1. Avaliamos o novo notebook da samsung, o galaxy book pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso
  • Review: galaxy book pro 360 é um excelente notebook 2-em-1. Avaliamos o novo notebook da samsung, o galaxy book pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso

O Galaxy Book Pro 360, em um primeiro momento, surpreende pela espessura mínima, ao mesmo tempo em que passa a sensação de ser um aparelho robusto. Contando com apenas 1kg de peso, o notebook da Samsung passa a sensação de ser um produto realmente premium.

O formato do Galaxy Book Pro 360 também é suficientemente leve para que os usuários possam carregá-lo o dia inteiro em uma mochila ou bolsa lateral sem muitos problemas. Sua portabilidade é um ponto muito positivo, e ajuda o aparelho a ocupar o espaço de carro-chefe dos novos notebooks da Samsung. 

Recém retirado da caixa, as dobradiças da tela são fortes e passam a sensação de boa durabilidade, além de contarem com uma movimentação bem suave. Ao fechar o notebook, podemos notar que após um certo ângulo a força da gravidade já puxa a tela para baixo, e enquanto aberto permanece fixo na posição. Dando uma volta completa com a tela o aparelho entra no modo tablet, permitindo que o usuário use a tela de toque com facilidade. 

A tela em si é cercada por bordas bem finas em todos os lados, exceto na parte inferior, onde uma moldura preta exibe o logotipo da Samsung e onde estão as dobradiças. As bordas ainda são perceptíveis, mas suficientemente pequenas para não serem notadas quando o usuário está focado na tela AMOLED do Galaxy Book Pro 360.

Review: galaxy book pro 360 é um excelente notebook 2-em-1. Avaliamos o novo notebook da samsung, o galaxy book pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso
O teclado e o trackpad do Galaxy Book Pro 360.

O teclado do Galaxy Book Pro 360 de 13 polegadas é bom, embora não conte com o teclado numérico, opção presente no modelo de 15 polegadas. Ele é do padrão ABNT2. As teclas parecem um pouco menores do que as encontradas em outros notebooks e teclados comuns, o que causou um leve período necessário para me acostumar com a digitação. Uma vez acostumado, a mesma velocidade de escrita em meu desktop estava acontecendo nele. 

As teclas também contam com uma retro iluminação que pode ser configurada para se adaptar à iluminação do ambiente, e embutido no botão de ligar o aparelho está um leitor de impressão digital, que realiza uma leitura bem funcional, não ocorrendo nenhuma vez a necessidade de reinserir o dedo. 

Abaixo do teclado temos o trackpad do aparelho, que é bem grande. Ao passar o dedo, percebe-se que é suave e o reconhecimento dos movimentos também é bem satisfatório. 

Por fim, as portas e conexões nas laterais do Galaxy Book Pro 360 são satisfatórias, contando com uma porta USB 3.2, uma porta USB-C, uma entrada Thunderbolt 4, uma entrada P2 e por fim um leitor de cartão microSD.

Tela 

Galaxy book pro
Tela AMOLED com uma excelente qualidade de imagem.

Na tela, o notebook também se destaca. Contando com resolução Full HD (1920 x 1080), o display Super AMOLED no Galaxy Book Pro 360 ajuda filmes e jogos a terem cores bem vibrantes e vivas. Além disso, sua compatibilidade com HDR permite que conteúdos compatíveis ainda fiquem com uma compatibilidade de cores absurda. Cenas de documentários sobre natureza e florestas geram imagens incríveis, que parecem reais, enquanto em conteúdos mais escuros, como Em um Lugar Silencioso, detalhes de luz e sombra bem mínimos são exibidos. 

É importante notar que como o notebook funciona com Windows 10, o HDR é automaticamente desligado quando não está plugado na tomada. Isso pode ser facilmente modificado nas configurações do computador. 

Um ponto negativo que encontramos no display foi seu brilho máximo não ser dos mais intensos. Não que isso seja um problema com frequência, já que a tela já consegue fazer uma ótima exibição de cores e detalhes, mas em algumas imagens muito claras foi notável a diminuição da qualidade das imagens. Poderia ser melhor, mas nada que quebre a experiência do aparelho.  

Embutida na borda superior da tela, temos a webcam do Galaxy Book Pro 360, único ponto que realmente me decepcionou no aparelho. Considerando a faixa de preço da máquina, ter uma câmera de resolução 720p que em muitos casos nem ao menos capta detalhes finos, deixando-os borrados, é bem chato. Considerando que estamos vivendo em uma era onde o home office cada vez é mais comum, uma câmera de qualidade é um componente necessário. Não estar presente aqui, sem dúvidas, é um ponto negativo.

Desempenho

Galaxy book pro
Jogos com mudanças muito rápidas de quadros, como Dragon Ball Fighterz, precisa rodar na configuração gráfica mais baixa.

Contando com processador Intel Core i7 de décima primeira geração e 16 GB de RAM, o Galaxy Book Pro 360 lidou sem problemas com vários experimentos multitarefa. Usando o Chrome como navegador, mais de 30 abas abertas enquanto Fortnite estava aberto no background e em nenhum momento o aparelho teve quedas de desempenho. 

Ajuda também que o SSD de 512GB NVMe do notebook da Samsung é bem rápido, conseguindo copiar cerca de 30GB em uma taxa de transferência de 873,3 MB/s, em média.

Em jogos, não espere desempenhos absurdos. Mesmo um Fortnite só está rodando de forma satisfatória nas configurações baixas. Considerando que o foco do notebook é mais em funcionalidades híbridas e pelo seu tamanho diminuto, já era de se esperar que o desempenho fosse menor que o esperado. Porém, jogos mais dependentes do processador, como jogos de estratégia, rodam até que bem, como é o caso de Civilization 6 ou Crusader Kings 3. Em outro caso, me surpreendendo positivamente, Dragon Ball FighterZ, nas configurações gráficas mais baixas, conseguiu rodar de forma excelente, em estáveis 60 FPS. Considerando que é um jogo de luta, onde a mudança de quadros é constante, um resultado bem satisfatório.

Por fim, quanto à temperatura durante o uso do aparelho, o notebook em sua parte inferior esquenta o bastante para ser notável com ele em meu colo, mas mesmo nos testes mais ferrenhos, com jogos e navegadores abertos, ele não chegou a superaquecer em nenhum momento. 

Áudio 

A maioria dos efeitos sonoros sai com boa qualidade a partir dos alto-falante estéreo presentes no Galaxy Book Pro 360. Porém, existem situações em que o áudio deixa a desejar. Quando o aparelho está no modo notebook, o som é bom e nítido, mas quando você o dobra totalmente no modo tablet, parte da qualidade sonora é perdida. Os próprios alto-falantes soam melhor aos ouvidos quando você tem o laptop aberto em uma mesa ou no colo, já que o som parece refletir na superfície e perfurar o teclado. Eles ainda soam muito bem quando você vira o laptop e o deixa aberto como uma tenda, ou o dobra totalmente no modo tablet, mas há um pouco menos de graves e tudo soa um pouco mais abafado.

Software e S-Pen 

Review: galaxy book pro 360 é um excelente notebook 2-em-1. Avaliamos o novo notebook da samsung, o galaxy book pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso
Com a S-Pen é possível fazer ótimas anotações a partir do Samsung Notes, ou mesmo tirar capturas de tela e já escrever coisas na imagem.

O Galaxy Book Pro 360 vem com a S-Pen na caixa. Talvez o que mais surpreenda é realmente a captação de movimentos, podendo ser perfeito tanto para trabalhos artísticos quanto para anotações em arquivos que permitem essas alterações. Além disso, quando o botão próximo da ponta da caneta é pressionado com o equipamento próximo da tela, um menu é exibido no display, mostrando atalhos para anotações e capturas de telas. Em termos de produtividade, é excelente. 

Em softwares, além do Windows 10 como sistema operacional — que poderá ser gratuitamente atualizado para Windows 11 no futuro — o Galaxy Book Pro 360 vem instalado de fábrica com vários aplicativos da Samsung, o que torna essa parte da análise um tanto “condicional”. Se você tem outros aparelhos Galaxy — como smartphone, tablet e relógio –, a integração entre o notebook e o aparelho é fantástica, podendo ver notificações do celular na tela do computador e usar o SmartThings para controlar outros aparelhos conectados. Para quem não tem outros dispositivos Galaxy, ainda poderá ver as notificações e atender ligações pelo notebook, mas a interação fica mais limitada, sem compartilhamento de arquivos ou afins. 

Caso queira usar o Galaxy Book Pro 360 só como um computador ou tablet, sem as interações entre aparelhos, a experiência de software é suficientemente boa. O Windows 10 Home está adaptado para a tela touch, transformando a experiência de usar o aparelho em modo tablet em uma das mais interessantes do mercado. É realmente um computador portátil, em todos os sentidos possíveis da palavra 

Bateria 

Review: galaxy book pro 360 é um excelente notebook 2-em-1. Avaliamos o novo notebook da samsung, o galaxy book pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso
A bateria do Galaxy Book Pro 360 permite um dia intenso de uso tranquilamente.

A bateria do Galaxy Book Pro 360 é excelente. Com uma única carga, tranquilamente o aparelho aguenta uma jornada de trabalho de 8 horas. No total, a bateria durou cerca de 13 horas com ele ligado o dia inteiro vendo vídeos ou de uso intenso, ligado na rede Wi-Fi, sendo uma performance bem satisfatória. Além disso, ele também vem equipado com um carregador turbo, que em 2 horas realiza a carga completa do notebook e também pode carregar outros tablets, smartphones e demais aparelhos compatíveis com a entrada USB-C.

Conclusão

Com design premium ultraportátil, tela Super AMOLED sensível a toques e caneta S-Pen inclusa, o Galaxy Book Pro 360 mostra que a Samsung já entendeu como se projeta um notebook 2-em-1 em seus mais finos detalhes. O modelo tem excelente desempenho para o tamanho, e será um aliado da produtividade para executivos e pessoas interessadas em um modelo leve e versátil.

O Galaxy Book Pro 360 está disponível por R$10.999 na loja da Samsung e nos principais varejistas do Brasil.

Especificações Técnicas

Review: galaxy book pro 360 é um excelente notebook 2-em-1. Avaliamos o novo notebook da samsung, o galaxy book pro 360, testando seu desempenho, tela e variações de modo de uso
Galaxy Book Pro 360
ModeloGalaxy Book Pro 360
Tamanho302,5x202x11,5mm
Peso1,04kg
OSWindows 10 Home
TelaSuper AMOLED FHD
CPUIntel Core de décima primeira geração
Placa GráficaIntel Iris XE e Intel UHD
Conectividade5G
4G
Wi-Fi 6E
Bluetooth 5.1
CorMystic Navy
Memória16GB
Armazenamento512 GB
Câmera720p DualArray Mic
ÁudioDolby Atmos
TecladoRetroiluminado
S-PenS-Pen sem bluetooth
Bateria63W
AdaptadorUSB-C com Super Fast Charging
SegurançaSensor de impressão digital
EntradasThunderbolt 4
USB-C
P2 para fone de ouvido
microSD
PreçoR$10.999
REVIEW: Samsung Galaxy Book Pro 360 é um excelente 2-em-1
  • Design e construção - 10/10
    10/10
  • Tela - 9/10
    9/10
  • Desempenho - 8/10
    8/10
  • Bateria - 10/10
    10/10
9.3/10

REVIEW: Samsung Galaxy Book Pro 360 é um excelente 2-em-1

Avaliamos o novo notebook da Samsumg, o Galaxy Pro 360, testando seu desempenho, sua tela e suas variações de posição de uso

Pros

Tela excelente

Extremamente portátil

Ótima duração de bateria

Cons

Para tirar todo proveito é necessário ter outros aparelhos Galaxy. 

Webcam deixa a desejar

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário