Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501
Soundbar ou Home Theater? A Samsung está apostando na primeira opção; confira a nossa análise do Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio!

A Samsung anunciou na metade de julho, junto com seus novos televisores UHD 4K, a nova linha de soundbars para o Brasil. A empresa sul-coreana em 2017 acredita no potencial destes aparelhos para substituir o Home Theater. Mais simples e fáceis de instalar, os soundbars ocupam menos espaço e devem ser a próxima grande aposta dos consumidores.

O Showmetech testou por um mês um dos modelos de soundbar da Samsung, que é o Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio, modelo M 4501, junto da QLED TV (você confere o review da TV premium da empresa aqui). Confira as nossas impressões do aparelho.

Além disso, está em dúvida se vale a pena investir em um Soundbar? Nós fizemos um post especial para você!

Pontos positivos

  • Fácil instalação;
  • Som potente;
  • Sem fio.

Pontos negativos

  • Poderia ter mais opções de configuração de som.

Design

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501

O primeiro ponto do Soundbar é o seu design. Com acabamento metálico, a Samsung está cada vez mais comprometida com produtos curvos. O aparelho tem um visual bastante premium e se mistura muito bem com o ambiente. Ao ser usado junto com a QLED TV, o Soundbar Curvo traz uma harmonia única à sala ou quarto.

Nele, há apenas três botões: liga/desliga, volume e source, para escolher de qual aparelho que vai vir o som. As caixas de som internas estão espalhadas por toda a frente do produto, pegando as laterais também.

Na parte de baixo há as portas de conexão. Para saber qual modo que o Soundbar está, luzes de LED acendem na frente.

O Subwoofer, que complementa o Soundbar tem o mesmo acabamento metálico. Ele só precisa do cabo de força, pois se conecta automaticamente com o restante do conjunto via bluetooth.

Um ponto de destaque vai para o controle remoto, que o consumidor mais atento perceberá que é muito similar ao One Remote da SUHD TV.  Como um pequeno arco, o controle traz todas as funções do Sounbar com clareza. Por ele é possível controlar o volume do aparelho, do subwoofer, ajustar o modo de som, ativar o bluetooth, ter funções de play/pause, etc.

Por mais que combine com o conjunto, o controle é o único que não tem uma finalização metálica e é feito de plástico. Embora ele não seja facilmente confundido com o One Remote, das TVs QLED, a linha UHD 4K da Samsung traz um controle parecido, o que pode ser um problema.

Qualidade de som

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501

A parte mais importante do Soundbar é a qualidade de som. Pensando que este produto busca roubar espaço do Home Theater, que costuma ter 5 saídas de áudio pelo ambiente, o Soundbar Curvo é mais modesto e conta apenas com ele e o Subwoofer para fazer a magia acontecer.

Em “tecniquês”, ele tem potência total de 260W, é wireless e tem 2.1 canais. Isso significa que o som sai diretamente do Soundbar, o mais potente, e também aproveita o “boom” do Subwoofer para compor o som. O áudio é claro e não é preciso usar mais do que 30% da sua potência para ter uma experiência mais do que agradável.

Um ponto que vale a pena notar no aparelho é a sua customização de áudio. Com os modos padrão, música, voz limpa, esportes e filme, o Soundbar Curvo da Samsung está pronto para qualquer necessidade do consumidor.

Para os amantes de música eletrônica, o Soundbar faz um trabalho incrível preenchendo o ambiente com o Subwoofer. O modo filme dá uma sensação de imersão para séries e filmes e o modo esporte é como se o Galvão Buenos estivesse narrando na sua orelha (não disse se é bom ou ruim).

É claro, vale notar que o aparelho, embora seja customizável, não tem as pré-definições de um aparelho voltado para música, no estilo country, pop, pop/rock, opera, rock, etc. É música e pronto.

O consumidor também não vai ouvir “o avião passando” por todos os cantos do cômodo ustamente pela limitação dos canais de áudio: 2 ao invés de 5.

De maneira geral, o som do Soundbar Curvo com Subwoofer é perfeito para ambientes como uma sala de estar, quarto e pode também ser usado em salões de festa para trazer um som muito bacana para um almoço com a família, por exemplo.

Usabilidade

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501

O Soundbar Curvo com Subwoofer da Samsung ganha o consumidor em sua usabilidade. Há alguns anos que a empresa sul-coreana está criando uma praticidade incrível para os seus produtos. No caso do Soundbar, o modo como ele se conecta à sua TV é a coisa mais bacana.

Imagina que você acabou de comprar uma nova UHD 4K da Samsung e também este soundbar. Na hora de conectá-los pela primeira vez na tomada, automaticamente um reconhece o outro via bluetooth. Quer mais fácil do que isso? O subwoofer funciona da mesma maneira: ligue-o na tomada que a conexão é feita automaticamente com o Soundbar.

Ao mesmo tempo, se a sua TV não for a nova da Samsung ou for de outro fabricante, é possível emparelhar o Soundbar com muita facilidade: basta segurar o source do aparelho até aparecer “PAIRING” e depois conectá-lo pelo bluetooth ao smartphone ou TV.

O plano da Samsung com este produto é acabar com a dificuldade do Home Theater e suas diversas conexões. O Soundbar tem a intenção de estar pronto para usar a qualquer momento, descomplicando uma tecnologia de áudio que muitas pessoas se interessam, mas muita vezes não compram para não ter problema na hora de montar ou configurar.

Controle Remoto

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501
Controle do Soundbar Curvo e da QLED TV

Assim como fiz com a QLED TV, acho importante explicar o que cada botão do Soundbar faz e como ele é simples de usar, mesmo que os botões estejam no inglês padrão dos controle remotos. Vamos de baixo para cima:

  • Botão de volume à esquerda: para cima aumenta, para baixo diminui e no meio muta;
  • Botão de volume do woofer à direita: mesma coisa
  • Botão Sound Mode no meio: como o áudio vai ser reproduzido: música, esporte, filme…
  • Botão Surround à esquerda: liga e desliga o Surround
  • Botão Bluetooth Power à direita: permite conectar outro dispositivo bluetooth com o Soundbar
  • Botão de Play/Pause: permite tocar e pausar a música, além de avançar e retroceder a faixa
  • Botão de Configurações à esquerda
  • Botão Source à direita: para acessar outras mídias, como USB, HDMI, etc
  • Botão de ligar/desligar

Aplicativo Audio Remote

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501

Para quem tem um smartphone Samsung, a experiência com o Soundbar pode ganhar um aliado. O app “Audio Remote” da empresa espelha o controle remoto na tela do seu smartphone. Embora não seja tão bom quanto ter o próprio controle, é uma opção bacana de se ter por perto para ouvir música e controlar o som.

Conectividade

O Soundbar Curvo tem como “carro-chefe” o Bluetooth, mas se você é old fashioned vai gostar de saber que ele conta com algumas portas para conectar os seus aparelhos. Ele vem com um USB, uma entrada HDMI e uma saída HDMI, além de uma entrada analógica e conexão óptica.

Embora o aparelho mire para o futuro, você pode conectar o seu DVD, Blu-ray, pendrive, MP3 player diretamente no Soundbar e de maneira muito discreta.

A graça, é claro, fica em relação ao Bluetooth que permite uma conexão muito simples com os aparelhos mais recentes, seja a Smart TV ou o smartphone.

Preço e considerações finais

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501

O Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio é um aparelho e tanto. A empresa aposta na praticidade dele para bater de frente com o Home Theater. Para os aficcionados por áudio, você não vai perder nada com dois canais (soundbar e subwoofer), além de ganhar mais espaço em casa.

Com 260W de potência, o aparelho não é dos mais baratos. Ele tem preço sugerido de R$1.999,00 e na Fast Shop pode ser encontrado por R$ 1815 à vista. Ainda assim, pelo design moderno e curvo e toda a experiência por trás que a Samsung oferece, o preço é justo. A empresa também lançou outros dois modelos flat com um pouco menos e um pouco mais de potência.

Você pode conferir os demais modelos aqui. Abaixo estão as especificações técnicas do Soundbar curvo e dos outros dois disponíveis pela Samsung.

Especificações técnicas

ModeloK360K450M4501
Potência total130W300W260W
Número de canais2.1 Ch2.1Ch2.1Ch
Tipo de SubwooferWirelessWirelessWireless
Diametro do Subwoofer5.25”6.5¨6.5”
Conectividade   
Anynet+ (HDMI-CEC)NãoSimSim
USBSimSimSim
BluetoothSimSimSim
NFCNãoNãoNão
HDMI entrada / saídaNão1/11/1
Entrada Analógica111
Conexão optica111
Auto Power LinkSimSimSim

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter