REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro

REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro
Estes celulares LG Série K têm especificações técnicas muito parecidas, exceto ao comparar tela e câmeras; leia de descubra qual deles pode valer mais para você

No começo de junho, o mercado brasileiro recebeu os smartphones LG K51S e K61, aparelhos intermediários que destacam-se principalmente pelas suas quatro câmeras, que chegam a até 48 MP. Além dos dois, ainda há o LG K41S, que se encontra logo antes do K51S em questão de especificações técnicas. Por isso, em teoria aqui estamos falando de um smartphone intermediário médio e outro intermediário premium.

Fato é que ambos os modelos são bem similares, mas será que suas diferenças justificam realmente a relação custo-benefício? Testamos, comparamos e te contamos tudo a seguir.

Tela e bateria

O K61 conta com uma tela de 6.53″ e o K51S com uma ligeiramente maior, de 6.55″. Respectivamente, eles seguem a curiosa proporção de 19,5:9 e 20:9 – às vezes comum em certas versões intermediárias. Porém, a maior diferença está na resolução: HD Plus (720 x 1600) no K51S e Full HD Plus (1080 x 2340) no K61.

Na prática, essa diferença fica perceptível para quem costuma assistir vídeos no celular. O padrão de alta qualidade mobile (1080p) do YouTube, por exemplo, só funciona no K61. Em séries e filmes de streaming a disparidade pode ser mais sutil, pois nos principais serviços o ajuste é automático – pela resolução do display e velocidade da internet.

LGK61 Câmera frontal
A câmera frontal tem recorte discreto na quina do display

Além disso, devido à proporção alongada, os vídeos naturalmente não preenchem a tela toda – algo não exclusivo da Série K, afinal é uma característica de celulares recentes. Alguns vídeos do YouTube podem ter o “zoom” aplicado para mais conforto, mas outros cenários ficarão com bordas pretas. A câmera frontal, nos dois modelos, fica na quina superior esquerda, uma opção de design mais agradável do que a centralizada do K41S.

Nos dois modelos temos a mesma bateria de 4.000 mAh, capaz de durar o dia inteiro e que demorou cerca de 2 horas e 40 minutos para obter carga completa. Durante nossos testes, em ambos os telefones conseguimos usar o telefone por cerca de 10 horas durante o dia, acessando e-mails, redes sociais, mensageiros e alguns vídeos, sem precisar carregar a bateria.

Câmeras

Em ambos, são três câmeras e um sensor de profundidade, que na prática serve para tirar fotos com fundo desfocado.

LG K61LG K51S
Macro2 MP2 MP
Super Grande Angular8 MP5 MP
Modo Retrato5 MP2 MP
Câmera Inteligente48 MP32 MP

Os dois também contam com o sistema de inteligência artificial integrado no app da câmera, para detecção do objeto fotografado. Há variações como Pessoa, Animal, Paisagem e Comida, sendo ajustadas em tempo real para resultar na “foto perfeita”. No caso, a “Câmera Inteligente” seria esta, a principal de cada aparelho.

REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro
Os quatro sensores + flash, para proporcionar fotos do jeito que você quiser

A mesma câmera tem tecnologia Quad-Cell, capaz de melhorar a qualidade da foto em ambientes escuros. Nos testes o céu noturno e objetos em condições precárias de iluminação tiveram dificuldade de foco e um granulado bastante perceptível. Do contrário, com luz boa, a câmera se deu muito bem.

Já a câmera macro funciona ao fotografar algo que esteja a “4 cm de distância” da lente, como recomenda a LG. É engraçado que, muitas vezes, a câmera principal já consegue focar nestes mesmos objetos – em uma qualidade aparentemente muito melhor. Das vezes que funcionou, porém, foi interessante.

  • REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro
  • REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro
  • REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro
  • REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro

Em leve crítica ao app da câmera: notei várias vezes que, ao tentar reajustar o foco, uma foto era tirada. Acontece que o toque na tela para focar em um objeto torna-se o botão de disparo quando tocado pela segunda vez. Isso incomodou, pois nem sempre o foco estava certo e o “obturador” ficava grande demais para possibilitar o reajuste. A falha persiste nos dois modelos.

Memória

Possuem RAM de 3 GB (K51S) e 4 GB (K61) e o armazenamento interno de 64 GB e 128 GB, respectivamente. Ambos podem ser expandidos com cartão de memória micro SD para até 2TB, o que é uma adição excelente se comparar ao original de fábrica.

Um usuário casual, mesmo que tire fotos em alta qualidade, pode demorar para encher a memória de 64 GB. Mesmo quem baixa vários jogos e atualiza sempre os apps vai precisar se esforçar até que o K51S seja lotado. Se pensarmos no dobro do espaço, que está no K61, considero uma “diferença sutil” por ambos serem padrões de armazenamento comuns nos smartphones atuais.

Agora, quem usa o celular para ouvir músicas e assistir séries armazenadas no dispositivo pode sofrer um pouco com o K51S. Filmes e episódios de séries de streaming (Netflix e Amazon Prime Video permitem download no dispositivo) e músicas (Spotify e Deezer, por exemplo) ocupam rápido estes 64 GB. Logo, salvo poucas exceções, os dois celulares da Série K proporcionam memória de sobra para os usuários.

Design e interface – Iguais

REVIEW: Smartphones LG K61 e K51S são parecidos por fora, com diferenças interessantes por dentro
Com o branco (furta-cor) do LG K61 seu smartphone fica com cara de premium

Mesmo que ainda na categoria de “intermediário”, os dois smartphones da LG têm um acabamento bastante elegante. O K61 pode ser encontrado nas cores cinza ou branco, enquanto o K51S vem em preto ou rosa. Nota-se bem como o K61 possui a cor traseira com acabamento que parece ser ainda mais premium, um branco perolado (estilo furta-cor) – felizmente, esta foi a versão testada por nós. Importante dizer que a Série K da LG também possui certificação de resistência MIL-STD-810G, um padrão militar norte-americano.

Falando sobre navegação da interface, tudo funciona muito bem. Vez ou outra, porém, nota-se uma transição de telas do menu um pouco menos suave do que é de se esperar em um smartphone assim. Outro detalhe que pode pegar o olhar de alguns não acostumados é a ausência do menu na barra inferior de navegação – que pode ser ativado nas configurações, como ensinamos aqui no Showmetech.

LG K51S prateado sobre mesa de madeira
O K51S tem uma opção prateada rica de estilo

Do lado direito do produto temos o botão para bloqueio de tela; do lado esquerdo estão ambos os botões de volume e um terceiro dedicado do Google Assistente, que infelizmente não pode ser remapeado. Sobre este último, creio ser questão de costume até ignorá-lo no uso de rotina, pois é fácil acidentalmente pressioná-lo ao invés de “abaixar o volume”.

A única funcionalidade que merece ser destacada deste tal botão é o “Visual Snapshot“, resumo do seu dia e da semana com base em preferências e apps sincronizados com a conta Google (como Calendário e Lembretes) sem o uso da sua voz. Para isso, basta apertar a tecla do Assistente duas vezes. Realmente, um atalho útil para horários e momentos distintos do dia. Fato é: se você costuma fazer pesquisas por voz, a frase de ativação “Ok, Google” já deve estar gravada no seu vocabulário. Logo, por mais que você use a função, a existência do botão torna-se pouco útil.

Outro ponto ligeiramente negativo: o sistema operacional ainda ser Android 9. Mesmo que possa atualizar no futuro (sem previsão da fabricante), fica complicado ver um lançamento em junho de 2020 com um sistema operacional de quase dois anos atrás.

Acessórios

Em ambos os modelos há o mesmo kit de acessórios, sendo:

  • Carregador
  • Fone de ouvido (P2)
  • Cabo USB tipo C
  • Capinha protetora
LG K61 kit com carregador e fones de ouvido
O kit completo te deixa preparado para usar o LG K61 ou K51S te livrando de adquirir acessórios adicionais

Esse pacote acaba por definir (quase de jeito imperceptível) o perfil do comprador desta linha intermediária de smartphones: alguém que quer ter lançamentos de 2020 em mãos, entende o básico da qualidade dos celulares, não tem problemas em adquirir uma novidade mais custosa em meses de quarentena e que não quer gastar nenhum real a mais com acessórios.

Em especial, o fone de ouvido foi um item bastante útil. Particularmente não sou fã da maioria dos fones intra-auriculares que adquiri com meus Androids de uso pessoal nos últimos anos – muito menos dos modelos onde o fio de um lado é maior para passar atrás da cabeça. Encontrei mais conforto nos Earpods da concorrência, por exemplo. Então, foi um prazer fazer o unboxing destes dois da Série K e notar fones mais tradicionais.

Maior foi a surpresa de notar a qualidade deles, que aparentou ser básica, mas performou um pouco melhor do que esperado. Cumprem sua função na medida certa, porém, não há nada de tão chamativo para destacar (tem médios e graves fracos) ou justificar a venda à parte. Enquanto integrante do “kit”, são um ótimo complemento.

Performance e conexões

LG K61 COD Mobile
Call of Duty Mobile roda bem em ambos os dispositivos

Tanto o LG K61 como o LG K51S possuem processador Octa Core 2.3GHz (MediaTek Helio P35). Em testes de games: joguei Call of Duty Mobile em resolução gráfica baixa sem problemas; um jogo de corrida mais pesado como Asphalt 8 teve uma queda perceptível de frames. Felizmente, em nenhum cenário extremo os celulares chegaram a congelar ou encerrar o jogo. Ao usar ambos por muito tempo, a traseira também não esquentou tanto.

Por outro lado, a troca de aplicativos está um pouco lenta. Em termos, trata-se de uma fração de segundo que vira uma eternidade em uso rotineiro. O iniciar da câmera leva um tempo a mais do comum entre outros aparelhos (de custo e especificações técnicas similares), o que impede de você “sacar” o celular de forma ágil para registrar um momento repentino do dia-a-dia, como seu bicho de estimação fazendo uma “graça” para você.

Sobre conexões: há wi-fi dual-band (padrão 802.11ac), bluetooth, entrada para dois cartões SIM e a já citada entrada de microSD para expandir a memória de armazenamento a até 2 TB.

Áudio

Ao falar do áudio, colocamos dois itens na balança: fones de ouvido e speaker. Os alto-falantes dos celulares são razoáveis, com volume máximo bem distorcido (em médios/agudos), mas no geral está no padrão bom de aparelhos do mesmo escalão. Em contraste, os fones proporcionam uma ótima qualidade, como mencionado anteriormente.

Uma boa diferença dos demais intermediários é que estes smartphones contém a tecnologia DTS:X de som surround, que em teoria te coloca no “centro” de toda a atmosfera de som 360º. Ela não é exclusiva, pois o LG Q7+ e outro da série K, o K11+, também contam com este diferencial. Na barra de notificações você ainda encontra um menu para configurar três perfis diferentes e personalizar seu som.

LG K61 fones de ouvido
Fones de ouvido tradicionais: uma adição interessante de fábrica, com qualidade que surpreende

Já é de se esperar que o DTS:X não funcione bem nos fones inclusos no pacote, o que fica bastante compreensível devido a este ser apenas um “bônus” da embalagem, porém achei que fosse funcionar melhor em fones de terceiros. Ao plugar um headphone pessoal, modelo que uso há muito tempo de qualidade média-alta, pareceu que a qualidade de áudio diminuiu com a função ativada. A separação do modo estéreo torna-se mais evidente, mas uma transmissão de ótima qualidade vinda de um serviço de streaming não foi bem traduzida pelo DTS:X.

Em seguida, na tentativa de provar que isso funcionaria, testei a tal tecnologia em diferentes cenários. Vídeos do YouTube, arquivos 5.1 baixados da internet e em uma música de armazenamento interno; nada pareceu melhorar, independente do aparelho (K61 e K51S). Até que felizmente encontrei um ponto forte – ou melhor, gênero musical forte. After Hours, álbum lançado em março pelo The Weeknd, soou extremamente bem no perfil de áudio “Lado a Lado”.

Outras músicas pop recentes conseguiram uma melhoria considerável nesta exata configuração, como canções do Drake e da Dua Lipa. Há vocal potente, backing vocals bem divididos no estéreo, baixo em evidência e as guitarras e sintetizadores tiveram volume reduzido. Uma pena soar como um sacrifício sutil de qualidade em prol de volume mais alto. Como conclusão aos testes de áudio: o DTS:X funciona como um tiro no escuro; basta testar perfis e ver se o seu artista favorito é melhorado pela tecnologia.

Conclusão

LG K51S K61
Escolher um dos modelos vai depender do que você procura em qualidade de câmera e tela — e também do seu bolso

Como pode-se perceber, são sutis diferenças entre o LG K51S e o LG K61 – isso quando elas existem. Uma guia, que recomendamos a um comprador atento, é refletir sobre seu uso da câmera. Se possível, fazer o teste com ambos os celulares irá ajudar muito na escolha final. A memória dos dois smartphones pode ser expandida com cartão de memória externo e o tamanho da tela é quase idêntico, logo, estes pontos podem ser riscados da lista.

Agora, a resolução da tela é um fator que pode pesar na balança. Você costuma ver séries e vídeos no celular? Ele tornou-se um companheiro na sua rotina de se entreter? Opte pela tela Full HD Plus do K61. A curto ou longo prazo, você vai perceber o quanto uma boa resolução faz a diferença.

Na Loja do Showmetech você encontra o K51S está com o preço oficial de R$1.499 e o K61 com o valor de R$1.699. Esperamos que, junto a este comparativo, tenhamos te ajudado a perceber se o investimento de R$400 adicionais vale ou não a pena para o seu perfil de uso do smartphone.

Conte para nós nos comentários qual deles será seu próximo celular Android!

Especificações técnicas

ModeloLG K61
Dimensões164,5 x 77,5 x 8,4mm
ProcessadorOcta-Core de 2.3GHz
Tela6,5 polegadas
19,5:9
FHD+
Hole in Display
Memória RAM4GB
Armazenamento128GB (expansível até 2TB com microSD)
Câmeras traseirasCâmera Inteligente de 48MP (com Inteligência Artificial)
Câmera Super Grande Angular de 8MP
Câmera Macro de 2MP
Câmera Modo Retrato de 5MP
Câmera frontal16MP (com Inteligência Artificial)
Bateria4.000mAh
RedeLTE / 3G / 2G
ConectividadeWi-Fi Dual Band
Bluetooth 5.0
NFC
USB-C
Certificados de resistência militarImpactos
Umidade
Vibração
Operação e Armazenagem em Altas Temperaturas
Operação e Armazenagem em Baixas Temperaturas
Choque Térmico
CoresTitânio e branco
PreçoR$ 1.899
ModeloLG K51S
Dimensões165,2 x 76,7 x 8,2mm
ProcessadorOcta-Core de 2.3GHz
Tela6,5 polegadas
20:9
HD+
Hole in Display
Memória RAM3GB
Armazenamento64GB (expansível até 2TB com microSD)
Câmeras traseirasCâmera Inteligente de 32MP (com Inteligência Artificial)
Câmera Super Grande Angular de 5MP
Câmera Macro de 2MP
Câmera Modo Retrato de 2MP
Câmera frontal13MP (com Inteligência Artificial)
Bateria4.000mAh
RedeLTE / 3G / 2G
ConectividadeWi-Fi Dual Band
Bluetooth 5.0
NFC
USB-C
Certificados de resistência militarImpactos
Umidade
Vibração
Operação e Armazenagem em Altas Temperaturas
Operação e Armazenagem em Baixas Temperaturas
Choque Térmico
CoresTitânio e vermelho
PreçoR$ 1.499
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter