Relógio inteligente amazfit neo

REVIEW: AMAZFIT NEO é um smartwatch clássico, com visual ANOS 80

Avatar of victor pacheco
Vendido na faixa dos R$ 300, o Amazfit Neo precisa ter um melhor monitoramento de sono, mas consegue se sair bem em relação à sua categoria

Assim que recebi o Amazfit Neo para testes, percebi que a empresa gostaria de atingir o público que era fã dos modelos da Casio, famosos até hoje. Mas apenas ter um visual amado por pessoas de todo o mundo não era suficiente, então para quem nunca usou um relógio inteligente, optar por este smartwatch pode ser interessante para que o upgrade seja feito em um segundo momento.

Passei duas semanas com este relógio inteligente que eu defino como bastante básico, mas que consegue dar conta do recado do monitoramento de gasto de calorias de seu usuário em meio às suas limitações de ser um modelo voltado para a categoria de entrada. Mesmo assim, o monitoramento de sono ainda tem muito a melhorar.

Design e tela

Eu recebi a variante da cor preta do Amazfit Neo, mas o modelo também foi lançado em um tom de vermelho. Mas antes de entrarmos em mais detalhes, é importante lembrar que este relógio inteligente é um modelo de entrada. Isso significa que se você valoriza materiais de alta qualidade, painel touch e demais recursos que estão disponíveis em modelos vendidos acima dos R$ 500, não encontrará estes detalhes aqui.

Amazfit neo
Amazfit Neo é extremamente leve e sensação é de não estar utilizando nada (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

De volta ao que interessa, eu digo que este modelo pode facilmente ser o acessório que dará aquele toque especial ao seu estilo. Preciso comentar que estava com vontade de testar um relógio inteligente para saber como o uso aconteceria na prática, então receber o Amazfit Neo exatamente neste momento foi perfeito. Com peso de apenas 32 gramas de acordo com que informa a fabricante no site oficial, eu quase esqueci que tinha um smartwatch em meu pulso. Há quatro botões:

  • Select: para ligar e desligar;
  • Back: para ativar a luz noturna e permitir uso durante 24 horas;
  • Up e Down: para seleção de qual informação será exibida no aparelho.

Feitas de Poliuretano (PUR), material que é geralmente visto em adesivos, vedações, carpetes, peças de plástico rígido e tintas, as pulseiras devem durar por bastante tempo, apesar de parecerem um tanto simples em um primeiro olhar. A Xiaomi ressalta que o Amazfit Neo pode ser utilizado durante o banho e mergulhos em piscina com até 50 metros de profundidade e, em meus testes, não tive problemas ao usar o relógio inteligente.

Amazfit neo molhado
Proteção contra água funciona sem problemas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A caixa em que as informações são exibidas é feita de plástico e o comprimento das pulseiras chega a no máximo 20 centímetros. Para prender estes itens, temos dois pinos, ainda vistos nos modelos de relógios mais tradicionais. Na caixa, além do relógio, a Amazfit envia um carregador (apenas o fio) e um manual de instruções.

Caixa de itens do amazfit neo
Caixa inclui relógio inteligente, carregador e manual de instruções (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Para quem gosta de modelos com visual mais clássico, este smartwatch é ideal. A cor preta combina com qualquer tom de roupa e o acessório pode ser facilmente uma extensão de seu smartphone. O peso leve também colabora para que você quase esqueça que está utilizando um relógio, o que é ótimo para quem trabalha o dia todo e no momento de descanso, gostaria de ter acesso a dados sobre sua saúde.

Recursos e performance

Devido a ser um modelo voltado para pessoas que não querem (ou não podem) investir muito em um relógio inteligente, é importante lembrar que o Amazfit Neo é bastante limitado. O aplicativo Zepp, desenvolvido pela fabricante, serve como uma tela que permite que todas as informações detalhadas pelos sensores sejam interpretadas, mas vale dizer aqui que há pouco o que fazer com um modelo tão barato.

Smartwatch amazfit neo
Smartwatch consegue realizar monitoramento em tempo real de apenas três tipos de atividades físicas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

De fato, seria mais interessante se talvez a Amazfit tivesse colocado mais opções de sensores e subisse um pouco o valor para entregar uma experiência mais completa. O aparelho até possui compatibilidade com o sistema PAI Health Assessment Sytem (que pode ser traduzido como Sistema de Avaliação de Saúde), mas aqui, há suporte para monitoramento em tempo real para apenas três atividades físicas: caminhada, corrida e ciclismo.

Sistema pai do relógio inteligente amazfit neo
Sistema PAI incetiva usuários a fazerem cada vez mais atividades físicas (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Este sistema até te incentiva a fazer outros tipos de exercícios para poder alcançar maiores batimentos cardíacos por minuto e assim ganhar mais pontos, mas não há um apoio mais completo a não ser no caso das três atividades. Eu testei mais a funcionalidade que monitora caminhadas e antes de começar a andar, é necessário indicar que você está prestes a fazer isso no aplicativo.

Dados de caminhada captados pelo amazfit neo
Acompanhamento de caminhada foi extremamente assertivo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Pausas e finalizações também precisam ser registradas no Zepp e a cada 1 KM andado, uma voz citando informações de batimento cardíaco e minutos para isso ser concluído é acionada. O uso é bastante assertivo e o aplicativo pode ser utilizado como uma forma de registrar seu desempenho físico, mas como o Amazfit Neo é um relógio inteligente da categoria de entrada, não há muito o que fazer com poucos sensores.

Além do alarme (que me acordou mais rápido do que o despertador de meu smartphone), você pode fazer a programação para receber informações sobre chamadas e notificações de aplicativos que aparecem no celular conectado. Inclusive, é sempre necessário estar com o Bluetooth ligado para que as informações sejam trocadas entre os aparelhos e informações de localização exigem que o GPS de seu smartphone também seja ativado.

Aplicativo zepp da xiaomi
Aplicativo Zepp complementa uso de relógio inteligente da Xiaomi (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Eu finalizo esta parte do review ao citar que os recursos e performance do Amazfit Neo podem decepcionar usuários mais exigentes. Mas isso não acontece pelo fato do que está disponível não funcionar bem, mas sim pelo fato de que a fabricante se preocupou bastante em entregar o básico para manter o preço baixo.

Monitoramento de sono

Com apenas dois sensores que conseguem trabalhar em conjunto no dia a dia, é importante comentar que o monitoramento de sono do Amazfit Neo está longe de ser o mais assertivo. O relógio inteligente foi lançado com o conceito de ser uma ferramenta que vai lhe ajudar a saber mais sobre as noites de descanso (mas o mesmo também consegue detectar sonecas feitas durante o dia), mas algumas informações simplesmente não bateram com a realidade.

Eu tenho o hábito de ir dormir por volta das 02h da manhã e sempre acordar por volta das 08h30 em dias de trabalho, o que me dá 6 horas de sono. Eu sempre acordo bem, nunca cansado ou indisposto. Mas o aplicativo Zepp ainda indicava que a qualidade de meu sono (e a disposição durante o dia) não era adequada.

Aplicativo zepp mostrando dados de monitoramento de sono
Monitoramento de sono poderia ser muito melhor (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Eu consegui entender a forma de medição: em dias de folga, quando dormia por mais de 8 horas, a pontuação sobre a qualidade do sono era sempre maior. Para deixar os dados legíveis para mais leigos, há uma pontuação que vai de 0 a 100, e sempre era maior quando eu seguia aquela regra de sempre dormir por mais de oito horas em uma noite. Este valor deixou de ser usado como base há um tempo considerável porque o corpo de cada pessoa funciona de forma diferente e, apesar de parecer inteligente, eu tenho certeza de que as informações podem ser mais assertivas.

Aplicativo zepp mostrando dados de monitoramento de sono
Sistema “te obriga” a dormir por mais de oito horas por noite para dar alta pontuação (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

No ano passado, o Showmetech publicou uma matéria sobre apps e dispositivos de sono e como ser fissurado pelos dados captados e analisados de uma forma mais geral pode ser perigoso e trazer mais problemas do que soluções. Com isso em mente, eu acredito que as informações de sono captadas pelo Amazfit Neo poderiam ser mais assertivas, ainda mais ao indicar que o usuário não teve uma boa noite de sono devido a não descansar por 8 horas. São dados que devem ser lidos apenas por especialistas e nunca interpretados por quem não entende muito sobre o assunto.

Aplicativo zepp mostrando dados de monitoramento de sono
Dados de monitoramento devem ser interpretados por especialistas de saúde (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O modelo conseguiu identificar com grande precisão os horários que eu me desconectava da internet e ia dormir, assim como acertou horário correto em que eu acordava. Mas a medição ainda precisa melhorar bastante para não serem criados problemas ao invés de um monitoramento de sono.

Monitoramento de saúde

Além do monitoramento de sono, o modelo também pode ser uma ferramenta para lhe ajudar a saber mais sobre sua rotina de exercícios. Este é o grande acerto da Amazfit com este modelo e além de registrar cada caloria perdida e o que o usuário pode fazer para ter um melhor desempenho, também é possível analisar os desempenhos diário, semanal e mensal.

Aplicativo zepp mostrando dados de saúde
Queima de calorias pode ser acompanhada em três períodos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Devido a dar suporte para apenas três exercícios, é claro que tudo fica bem limitado, mas o sistema PAI é bastante interessante e se você for um entusiasta de corrida, caminhada ou ciclismo, com toda certeza terá um uso bastante interessante.

Devido a não ter GPS integrado, o relógio inteligente trabalhará em conjunto com seu smartphone para conseguir fazer a medição da distância e depois deixar tudo registrado no aplicativo Zepp para uma consulta. Eu comecei a frequentar a academia recentemente e a distância entre o local e minha casa é de 2 KM, valor registrado pelo Amazfit Neo sem dificuldades.

Aplicativo zepp mostrando dados de saúde
Batimentos cardíacos também são captados por relógio inteligente (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O que me deixou um tanto decepcionado é que você ainda precisa indicar quando começa, faz uma pausa ou finaliza o treinamento e assim que para, o relógio não consegue fazer esta identificação. São pontos de melhoria que deixariam o uso mais completo e traria apenas benefícios. Quem sabe na segunda geração.

Bateria

Na página oficial do produto, há a informação de que a duração típica da bateria chega a até 28 dias, mas com todos os sensores ativados, eu passei bem longe disso. Peguei o relógio inteligente às 00h do dia 29 de junho com sua bateria no 100% e logo no dia 05 de julho, mais especificamente às 17h, foi solicitada a conexão com o carregador. Com todos os sensores e funções ativadas, consegui atingir uma duração de 06 dias e 17 horas.

Relógio amazfit neo sendo recarregado
Bateria teve duração de 6 dias em uso intenso (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Não estou decepcionado, até porque devido a ser um modelo da categoria de entrada, um modelo durar mais de cinco dias poderia ser um verdadeiro sucesso, mas ao mesmo tempo, percebo que a bateria poderia ir mais além e pelo menos durar por uma semana inteira sem a necessidade do uso ser interrompido.

Dados de carregamento do amazfit neo
Aplicativo permite cadastro completo de informações do corpo de usuário (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Minha maior reclamação é sobre o pequeno cabo de carregamento que tem menos de 15 cm e também não é encaixado da forma mais fácil. É normal que modelos de entrada tenham acessórios mais simples, mas aqui seria legal se a empresa colocasse um cabo maior com foco no uso facilitado. A única informação sobre a bateria que foi de acordo com o que está no site é o tempo de carregamento: levaram 2h30 para que a porcentagem completa fosse atingida novamente.

Conclusão

O Amazfit Neo está longe de ser perfeito. Apesar da aparência clássica que dá aquela nostalgia com um tom de modernidade, há muito o que ser melhorado, principalmente no quesito de monitoramento de sono e bateria. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que este relógio inteligente, que é voltado para quem nunca usou ou não deseja investir muito, consegue ser uma boa introdução ao universo de aparelhos vestíveis.

Amazfit neo sendo segurado
Modelo consegue se sair bem em relação à sua categoria, mas ainda é bastante limitado (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Por mais que tenha pontos que poderiam ser melhores, o usuário terá acesso a informações de saúde que podem ser interpretadas por especialistas para que alto desempenho e metas sejam batidas. O sistema PAI, que dá pontos por esforços que geram maiores batimentos cardíacos, é um dos grandes acertos, mas o suporte para apenas três opções de exercícios também deixa o uso um tanto limitado.

Amazfit neo sendo segurado
Aparelho é extremamente leve (Foto: Victor Pacheco/Showmetecch)

Pelo preço de R$ 309,00 na Amazon, o investimento no Amazfit Bip 3, que custa R$ 279,00 e suporte para 60 esportes, análise de ciclo menstrual e outros detalhes, parece ser mais benéfico. O Amazfit Neo consegue ser sim assertivo, mas seu preço em relação ao que ele entrega na prática é seu maior inimigo.

Especificações técnicas

Tela do amazfit neo com a luz noturna ativada
Tela tem luz própria para uso durante a noite (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)
ModeloSmartwatch Amazfit Neo
Dimensões‎4.03 x 4.1 x 1.17 cm
Peso32,03 gramas
MaterialCaixa: plástico
Pulseiras: ‎PU
TelaVisor preto e branco STN de 1,2” com iluminação noturna
Bateria160 mAh
Autonomia6 dias em uso intenso
Sistema operacionalZepp OS
CompatibilidadeAndroid 5.0 ou superior
iOS 10.0 e superior
ConectividadeBluetooth 5.0 BLE
Sensor de saúdePPG BioTracker 3.0
Sensores de movimentoAcelerômetro
Giroscópio
Bússola
Altímetro barométrico
Luz ambiente
Resistência a água5 ATM (50 metros de profundidade)
Preço R$ 309,00 na Amazon

Tem alguma dúvida sobre o uso deste aparelho inteligente? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira o review de outro modelo da Amazfit, GTS 3

Veredito: Amazfit Neo

Veredito: Amazfit Neo
9 10 0 1
Com um design clássico e tela que fica sempre ativa, relógio inteligente poderia ter uma melhor bateria, mas preço e monitoramento de sono poderiam ser aprimorados.
Com um design clássico e tela que fica sempre ativa, relógio inteligente poderia ter uma melhor bateria, mas preço e monitoramento de sono poderiam ser aprimorados.
9/10
Total Score
  • Design e tela
    10/10 Excelente
  • Recursos e performance
    8/10 Ótimo
  • Monitoramento de sono
    7/10 Bom
  • Monitoramento de saúde
    9/10 Incrível
  • Bateria
    9/10 Incrível

Prós

  • Design clássico
  • Ótimo monitoramento de saúde
  • Extremamente leve

Contras

  • Bateria dura menos de uma semana em uso intenso
  • Monitoramento de sono precisa melhorar
  • Monitoramento em tempo real é feito com apenas 3 exercícios

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados