Destacada snapdragon sound

REVIEW: Snapdragon Earbuds traz o poder da Qualcomm aos fones de ouvido TWS

Avatar of luís felipe herrera
Snapdragon Earbuds traz excelente som, design e microfone fora de série para o mercado de fone de ouvido TWS

Se não bastasse ser a grande referência no mundo dos chipsets, a Qualcomm agrega mais uma tecnologia no seu rol, a dos fones de ouvido TWS (True Wireless Stereo, ou seja, sem fio). O Snapdragon Earbuds é produzido pela Master & Dynamic com a tecnologia Snapdragon Sound. O que temos em mãos é um fone de ouvido TWS extremamente poderoso, e a Qualcomm ainda assina no interior do case com a frase “How sound should sound”, em português, “como o som deve ser”. Será que ele é realmente digno de uma frase impactante como essa? Confira o review completo do Showmetech sobre o Snapdragon Earbuds MW08SI.

Design e conforto

Case robusto do snapdragon earbud
Case do Snapdragon Earbuds é mais robusto do que os que estamos acostumados a ver em fones de ouvido TWS.

Em mãos, ele é um produto extremamente robusto e um tanto quanto pesado. O case cinza é de alumínio escovado, com um belíssimo aspecto fosco. Na lateral direita, temos uma entrada de conexão USB-C — para carregar o case do fone de ouvido TWS. Na parte da frente, o nome Snapdragon Sound se destaca, embaixo de três pequeninos LEDs.

As luzes das laterais indicam a quantidade de bateria em cada um dos fones individualmente e a luz central indica a bateria restante no case. O LED se ilumina em verde se a bateria estiver cheia, em amarelo se estiver por volta da metade e em vermelho se estiver baixa.

Case aberto snapdragon earbuds
O case possui luzes para cada fone e para ele próprio.

Ao abrir, podemos ver no lado interno da tampa do case a frase “How sound should sound” (algo como “como o som deveria soar”), além de, claro, os dois fones. O formato é extremamente curioso e interessante. A parte de fora deles é uma pequena placa com o logo da Snapdragon. Na lateral do fone esquerdo, temos dois pequeninos botões em cima, usados para regular o volume, enquanto no direito, temos apenas o botão para dar play/pause/atender, entre os comandos já convencionais

Possui conexão usb-c para carregar o próprio case
Ele possui uma conexão do tipo USB-C na lateral direita

O tamanho do botão é particularmente pequeno e um pouco difícil de apertar, mas após algum tempo utilizando você consegue pegar o jeito. Além disso, ao tirar um dos fones se leva apenas 1 segundo para que a música pare, e 2 segundos para que ela volte após colocá-lo de volta em seu ouvido.

Já a parte de dentro dos fones chama a atenção por aparentar ser um fone muito grande, mas o conforto é um dos pontos mais fortes que temos aqui. Ao colocá-lo no ouvido, a sensação que tive foi que a gigante placa com o logo da Snapdragon está lá para balancear melhor o peso do fone na forma em que ele fica posicionado na orelha.

Isso resultou em uma das experiências com fones intra-auriculares mais satisfatórias que já tive, já que é bem comum ter uma sensação quase invasiva ao usar esse tipo de fone pela forma como ele veda e parece ir longe no seu ouvido. Esse sem dúvida é um dos formatos cuja construção dá o maior conforto para o usuário, ao ponto de ser fácil passar horas com ele e esquecer de tirar. Ele se mantém bem firme nos seus ouvidos, mesmo correndo, realizando atividades físicas ou agachando bastante. Contudo, ele irá sair voando caso você chacoalhe a cabeça demais – está proibido ouvir heavy metal com o Snapdragon Earbuds.

Conforto e design do snapdragon earbuds
O design do Snapdragon Earbuds é um dos mais confortáveis que já experimentei no mundo dos fones intra-auriculares.

Ele ainda acompanha quatro conjuntos adicionais de borrachas – totalizando cinco conjuntos contando a que já está no fone – então vai ser fácil encontrar um com um bom encaixe para você.

Som e Microfone

Certamente o tópico mais importante que temos aqui, e o som do Snapdragon Earbuds é simplesmente excelente. Ele possui qualidade de áudio de alta resolução 24-bit, 96kHz e tecnologia Qualcomm Aqstic™, que garante desempenho ideal do fone, amplificando e protegendo os alto-falantes. É difícil não se maravilhar com a experiência sonora, pois os sons são muito bem definidos e não distorcem nem um pouco mesmo com o volume no máximo – que, francamente, você provavelmente nunca irá precisar usá-lo.

Os graves são bem definidos e não embolam mesmo com vozes mais agudas e estridentes. Experimentei diversos tipos de música além de podcasts e episódios de série e a experiência é muito positiva.

Som premium do snapdragon earbuds
Snapdragon Earbuds traz uma verdadeira experiência sonora premium.

E falando em experiência muito positiva, o microfone é uma das grandes surpresas aqui. Ele possui 4 microfones espalhados nos fones com HDR (para som em alta qualidade) e é excelente para gravar áudios e atender ligações mesmo estando em uma rua movimentada – de máscara, ainda por cima.

Mesmo os bons modelos de fone de ouvido TWS costumam ter microfones ruins, devido à tecnologia Bluetooth, que tem dificuldade em enviar e receber informação ao mesmo tempo – então é correto dizer que a maior culpa nos microfones ruins desse tipo de fone é sim por conta do Bluetooth – mas a latência ultrabaixa de conexão ajuda e muito a fazer com que os microfones mereçam tanto destaque.

Cancelamento de ruído e Bateria

Infelizmente, o cancelamento de ruído do Snapdragon Earbuds só é possível de ativar usando o Snapdragon Phone com ele, pois a Qualcomm o construiu para extrair o máximo de qualidade usando a sua própria plataforma – não há nenhum aplicativo separado que você poderia fazer o download para usar.

Cancelamento de ruído só funciona com o snapdragon phone
O Cancelamento de ruído é um recurso que está disponível somente utilizando o fone de ouvido em conjunto com o Snapdragon Phone.

Apesar dessa questão, o cancelamento de ruído era o toque que faltava para esse produto, e ele funciona muito bem, sendo agradável de ficar muito tempo com o cancelamento ligado. O smartphone possui configurações personalizadas que você pode atribuir no fone, como o aprimoramento da qualidade de áudio e os momentos em que ele estará ativo (jogos, filmes, música, etc).

Um aspecto que poderia ser melhor é a bateria do Snapdragon Earbuds. Ele tem autonomia de 12 horas ou 10 horas com o cancelamento de ruído ativado. Não é exatamente pouco tempo, mas é comum ver fones de ouvido TWS de concorrentes com autonomia que às vezes passa de 20 horas.

Conclusão

O Snapdragon Earbuds possui pontos que podem sim ser melhores, mas considerando que é a primeira experiência de áudio que temos da Qualcomm, o resultado é impressionante. A qualidade de som é ótima, o microfone é impressionante e o design é extremamente confortável.

No momento, ele é vendido exclusivamente com o kit do Snapdragon Phone, que não está à venda no Brasil. Vamos torcer para que o feedback positivo do produto incentive a Qualcomm a investir com mais intensidade nesse nicho do mercado de tecnologia.

Especificações Técnicas

Snapdragon Earbuds MW08SI

Snapdragon earbuds mw08si 1
Snapdragon Earbuds MW08SI
MarcaQualcomm
ModeloSnapdragon Earbuds MW08SI
SomÁudio de alta resolução 24-bit 96kHz
Bateria12 horas sem cancelamento de ruído ativo
10 horas com cancelamento de ruído ativo
Microfone4 microfones com HDR
Onde comprarPor enquanto, disponível apenas junto com o Snapdragon Phone

Veja também:

Se quiser saber mais sobre o Snapdragon Phone, leia a nossa matéria sobre o seu lançamento.

Snapdragon Earbuds traz o poder da Qualcomm aos fones de ouvido TWS

Snapdragon Earbuds traz o poder da Qualcomm aos fones de ouvido TWS
9 10 0 1
Snapdragon Earbuds traz excelente som, design e microfone fora de série para o mercado de fone de ouvido TWS
Snapdragon Earbuds traz excelente som, design e microfone fora de série para o mercado de fone de ouvido TWS
9/10
Total Score
  • Design e conforto
    10/10 Excelente
  • Som
    9/10 Incrível
  • Microfone
    10/10 Excelente
  • Bateria
    7/10 Bom
  • Cancelamento de ruído
    9/10 Incrível

Vantagens

  • Design e conforto
  • Som
  • Microfone

Desvantagens

  • Bateria poderia ser maior
  • Fone só funciona perfeitamente com o Snapdragon Phone

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Posts Relacionados