Sims-4-paranormal

REVIEW: The Sims 4 Sobrenatural, a coleção que introduz uma assustadora jogabilidade

Avatar of allan francisco
Poucos e bons objetos compõem a coleção The Sims 4 Sobrenatural, cujo principal ponto forte é a gameplay

Nos últimos anos, The Sims 4 ganha cerca de uma atualização gratuita por mês, com conteúdos, correções de glitches e novas funcionalidades. Algo menos frequente é o lançamento de pacotes de itens (pagos), que possuem a complexa divisão de Expansão, Pacote de Jogo, Kits e a Coleção de Objetos. Muitos destes lançamentos andam lado a lado com o estado atual do game, que este ano completa seu sétimo aniversário.

A Coleção de Objetos The Sims 4 Sobrenatural não é exceção à tradição, sendo o primeiro DLC de 2021 para o popular jogo de simulação. Com o novo pacote você tem acesso a lotes assombrados, itens amaldiçoados e tirar proveito de novas habilidades – como a possibilidade de se comunicar com fantasmas. Da criação de personagens até o nível máximo de médium, pudemos testar o pacote Sobrenatural e te contamos aqui neste review se ele realmente vale a pena.

Lembrando que todas as imagens abaixo foram feitas por mim, com o sistema de captura de tela do game/sistema (sem edições), com o pacote cedido pela EA.

O que é a coleção The Sims 4 Sobrenatural?

The sims 4 sobrenatural mansão exterior
Tanto o tipo de lote como a nova mansão estão no pack The Sims 4 Sobrenatural

A proposta do conteúdo adicional classificado como “Coleção de Objetos” é bastante explícita: são novos objetos de decoração e novas roupas para os Sims, sem necessariamente implementar novas mecânicas nem adições extremas ao mapa. The Sims 4 Sobrenatural segue a ideia, tendo inclusive o mesmo nome de um grande pacote de expansão do The Sims 3. Tratando de referências à franquia, ele lembra bastante Spooky Stuff e Vampiros, ambos pacotes do próprio Sims 4.

Um grande ponto positivo está no fato de Sobrenatural ter o bônus de mudar por completo a jogabilidade do game básico. Com o nível máximo da nova habilidade Médium, você ganha uma nova opção de carreira. Além disso, temos um novo tipo de lote, a Casa Assombrada:

Criação dos Sims

  • Review: the sims 4 sobrenatural, a coleção que introduz uma assustadora jogabilidade. Poucos e bons objetos compõem a coleção the sims 4 sobrenatural, cujo principal ponto forte é a gameplay
  • Review: the sims 4 sobrenatural, a coleção que introduz uma assustadora jogabilidade. Poucos e bons objetos compõem a coleção the sims 4 sobrenatural, cujo principal ponto forte é a gameplay

Como é de se esperar, The Sims 4 Sobrenatural traz mais objetos para decoração do que roupas, mas é curioso ver que ainda houve um tratamento especial e uma temática específica quando o assunto é a criação de personagem. Porém, se você está esperando por dezenas de trajes e peças, o pacote será levemente decepcionante. Em outras palavras: há mais qualidade do que quantidade.

Temos alguns trajes com uma vibe anos 1960, opções de cabelo (incluindo dreads) e calças com um pano amarrado na cintura. As camadas de acessórios são o maior destaque, onde você pode ter novas combinações. Criando os dois irmãos, como você pode ver acima, a atmosfera “retrô cigana” foi o lado que optei seguir. Um lado negativo é que quase não há novidades para crianças, com poucas cópias das roupas de adultos.

Modo de construção/decoração

The sims 4 sobrenatural mansão interior, sala de estar
Dezenas de acessórios podem combinar bem com uma sala de estar “da época”

Entre fóruns da comunidade de fãs de The Sims que realmente entende sobre arquitetura/design, os novos itens do The Sims 4 Sobrenatural são uma “mistura de arte déco com influência marroquina“. Optando por acreditar nisso (pois basta uma pesquisa no Google para notar certa semelhança), adiciono que temos uma influência dos anos 1960 hippie nessa fórmula maluca também.

São dezenas de objetos com centenas de combinações possíveis, graças às várias opções de cor de cada. São 4 sofás, gabinetes, uma luz de teto, uma luz de parede, escrivaninha, vasos de planta, uma mesa redonda, a mesa mediúnica e um aparador. Dos itens novos, o trio macabro de quadros chamou minha atenção por ter um longo background (quando você coloca o mouse sobre o item no menu, antes de colocá-lo na sua casa). Você conhece mais a história de um tal de Guinho e de seu relacionamento com uma mulher misteriosa.

The sims 4 sobrenatural sala de sessão mediúnica
A arquitetura e decoração dos novos cômodos são espetaculares

Em particular, não estou familiarizado com Kits ou Coleções “sombrios” anteriores deste quarto game, contudo, dadas as centenas de horas com jogos da franquia, devo dar destaque a um item em especial do pacote The Sims 4 Sobrenatural. O aparador traz um gabinete interativo (é possível colocar itens do lado de dentro) mesmo com a porta fechada. Este não é o primeiro item a trazer esta função, claro, tanto que foi quase intuitivo “testar” se isso era possível ao ver as prateleiras vazias, mas a adição deste objeto interativo em um pacote é algo raro que merece ser reconhecido.

A mesa de séance é um item que pode ser posicionado em conjunto com as quatro cadeiras e há a opção de organizá-las ou remover quantas quiser. Nos cômodos prontos, acessíveis pelo menu de criação/decoração, você vê que as duas sugestões fazem jus ao estilo do pacote, sem ser um exagero saturado de itens – como acontece nos cômodos feitos pela EA. Em geral, são poucos itens, com várias combinações. Novamente, se você espera foco em quantidade, pode ser que isso te decepcione.

Jogabilidade

The sims 4 sobrenatural conversas com espectros
Papo com espectros podem render presentes, caso o relacionamento seja bom

A jogabilidade tem seus pontos altos em um pacote cujo destaque nem é este o objetivo. Porém, para ter acesso às melhores funções da Coleção, recomendo fortemente aproveitar o novo lote da mansão mal-assombrada. Assim que você chega, logo percebe que deve fazer a limpeza de espíritos com certa frequência. Com o passar do tempo, vemos a aparição de itens como bonecos, plantas mortas e estátuas de mão cobertas de ectoplasma.

Pela primeira vez os Sims podem ficar assustados, uma emoção frequente nas “piores” casas. Uma boa surpresa foi perceber que uma das opções de interação com os fantasmas camaradas (espectros) era a de oferecer a própria alma, que te dá um modificador de humor. Enquanto jogador, você também está imerso neste mundo Sim, já que os efeitos sonoros e os raros jumpscares com certeza criam a atmosfera necessária.

The sims 4 sobrenatural sessão paranormal
A mesa de séance pode ser colocada em qualquer residência

Independente do local onde você colocar a mesa de séance, suas sessões dependem muito da atividade realizada. Caso você queira somente uma “consulta” do quão assombrada está a casa, pouco acontece. Agora, se você quiser entrar em contato com o além, as luzes piscam – e uma vez até apagaram por completo, o que para jogadores de The Sims de longa data é algo no mínimo desconfortável.

No segundo dia de jogo, temos a aparição do fantasma Guinho. Ele é o mesmo que aparece nos novos retratos do pacote, mas mesmo que a aparência de fantasma possa intimidar, ele é tão caridoso que chega a limpar a casa por você. Do contrário, se você deixar os itens assombrados por muito tempo, logo vê a aparição de Temperança, mulher que Guinho gostava (enquanto vivo). Ela complicará sua vida e com certeza deixará a rotina bem desagradável, então mesmo com as outras responsabilidades do seu Sim, a limpeza energética deve ser uma prioridade.

O jogador que gostar das novas atividades sobrenaturais pode desfrutar de um total de 5 níveis da skill de Médium, sendo que no nível 3 você desbloqueia a invocação da Ossilda, a faxineira faz-tudo. Antes mesmo que a pergunta passe por usa mente: sim, Ossilda e Guinho podem ter relações sexuais com o Sim controlado por você.

The sims 4 sobrenatural homem conversa com ossilda
Conversar com a Ossilda em uma mesa de atividades paranormais é algo que você provavelmente fará ao adquirir a Coleção

Quem chegar ao nível 5 pode escolher ser “freelancer exorcista” e simplesmente ir para a casa de outros Sims e fazer os rituais necessários em objetos amaldiçoados. A profissão na realidade chama-se investigador paranormal, mas admito que eu não poderia deixar de citar quão hilária é a ideia de ser um freelancer exorcista (dentro ou fora do jogo).

Para desbloquear a carreira, o primeiro passo foi conversar com Guinho e ele formalizou o pacto. Depois disso, precisei selecionar a opção dentro do menu de carreiras, selecionar o “FBI Fantasma” e então escolher o tipo de atividade desejada. São três níveis de dificuldade com pagamentos equivalentes (de 750 até 3 mil simoleons) onde você interage com seu contratante e reage às assombrações, precisando espantar os espectros espalhados pelos cômodos.

The sims 4 sobrenatural aura de possessão fantasma
A aura fantasmagórica surge após você oferecer sua alma para um dos espectros

Com exceção dos objetos, reforço que você perderá completamente a experiência de gameplay de The Sims 4 Sobrenatural caso não esteja em um lote assombrado. Quem não quiser se mudar (nem alugar uma nova casa) pode comprar a mesa de séance e treinar as habilidades mediúnicas em uma casa antiga. Por isso, se você decidiu seguir uma lógica com seus Sims atuais e considera adquirir esta coleção de objetos, pode ficar tranquilo a respeito da “obrigação” de se mudar caso queira aprender novas habilidades.

Admito que a lista de atividades realmente é extensa, mas em poucos minutos de jogo você percebe que a jogabilidade em si é bastante rasa. Você precisa encontrar o grau certo de assombração que você acha divertido, pois as ocorrências imprevisíveis cansam com facilidade caso esteja nos níveis mais altos. O jeito mais confortável e divertido de jogar foi quando optei por fazer a limpeza quase que em doses homeopáticas, em intervalos de outras ações.

Vale a pena?

The sims 4 sobrenatural exterior da mansão
Como adição, temos a nova mansão no The Sims 4 Sobrenatural

Uma Coleção de Objetos realmente só faz sentido se você tiver o costume de adquirir outros DLCs de The Sims 4. Com ele por conta própria você dispõe de uma jogabilidade diferenciada, mas nada se compara a uma real expansão que pode render dezenas de horas de jogo em um mundo específico – como é o caso de Diversão na Neve, também testada por mim aqui no Showmetech.

Sem o estado atual do game, com as atualizações frequentes que temos, com certeza o pacote teria menos graça. A casa padrão do novo lote, inclusive, utiliza a elevação do piso para compor o estilo (ferramenta habilitada somente no final do ano passado). Em resumo: quem possui no mínimo uma expansão e outras Coleções com certeza vai gostar de poder adaptar a jogabilidade paranormal nas próprias construções, sendo este um dos poucos que introduz uma nova carreira e novas atividades para seus Sims.

O pacote The Sims 4 Sobrenatural pode ser adquirido para PC na Origin ou na Steam, por R$ 39. Também está disponível na versão para PlayStation 4 (R$ 55) e Xbox One (R$ 49).

E aí, gostou da coleção The Sims 4 Sobrenatural? Conte para a gente nos comentários!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados