REVIEW: VivoBook 15 K513 é pedida certa para estudos e trabalho

Review: vivobook 15 k513 é pedida certa para estudos e trabalho. Com configurações de qualidade e bateria de longa duração, o vivobook 15 k513 que é voltado para estudos, se destaca na versatilidade e comodidade
Com configurações de qualidade e bateria de longa duração, o VivoBook 15 K513 que é voltado para estudos, se destaca na versatilidade e comodidade

O novo VivoBook 15 K513 da ASUS é um modelo construído inteiramente pensando em estudantes que querem “algo a mais”. Um notebook fácil de transportar, com bateria de qualidade e uma performance que pode se destacar além de fazer as atividades rotineiras — como assistir vídeo-aulas com documentos aberto para anotações e PDFs do conteúdo.

O aplicativo My ASUS ainda vem como um diferencial para você integrar facilmente o notebook com seus outros dispositivos móveis, além de facilitar na hora de usar algumas configurações rápidas (como mudar o modo de bateria, ativar a coloração de tela que protege os olhos ou ativar o interessante cancelamento de ruído do microfone na hora de participar de vídeo-chamadas).

Tudo estaria em seu lugar se o preço não parecesse um pouco elevado para um produto que diz ter estudantes como seu público-alvo. Com preço sugerido próximo dos 8 mil reais, a dúvida a ser respondida sem dúvida é: vale a pena? Nós testamos e trazemos para você tudo o que você precisa saber sobre ele.

Confira abaixo a análise do Showmetech sobre o VivoBook 15 K513, da ASUS.

Design e conexões

Se estamos falando de um notebook voltado para os estudos, a primeira coisa que esperamos é que ele seja leve e compacto, para podermos levá-lo para a faculdade (quando as aulas presenciais puderem voltar sem preocupações, claro) ou trabalho sem incômodos. Com 1,79cm de espessura e 1,8kg de peso, ele satisfaz e muito esse quesito.

A construção nitidamente é de alta qualidade, agradando bastante por ser um notebook compacto, resistente e potente.

Asus vivobook 15 k513 tem tampa de alumínio
A tampa feita em alumínio traz somente o nome ASUS VivoBook na lateral direita

A tampa em alumínio tem um toque gelado e um fosco muito bonito — mas que facilmente vai ficar com marcas de dedo. As dobradiças por sua vez podiam ser menos duras, para levantarmos a tampa com apenas uma mão, sem precisar segurar o corpo com a outra — possivelmente elas ficam em um ponto mais agradável de abrir após um bom tempo de uso.

Parte debaixo do vivobook 15 k513
Na parte debaixo do VivoBook 15 K513, se concentram a saída de ar e as saídas de som

Ainda em cima, apenas o nome ASUS VivoBook está gravado na lateral direita em baixo relevo, com um belo espelhado difuso. Embaixo, temos as saídas de ar na parte superior e as saídas de áudio na inferior. As quatro borrachas (uma em cada ponta) são excelentes para manter o VivoBook 15 K513 fixo em uma superfície com muita tranquilidade.

Asus vivobook 15 k513 vem com stickers para personalização
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é k513-r2-1-1024x768. JpgAs artes dos adesivos que acompanham o notebook são belíssimos e vão te deixar com vontade de personalizá-lo

Lembrando do foco em jovens estudantes, a ASUS te induz a personalizar o notebook, enviando adesivos para colar na tampa e alguns para colar no próprio teclado. Num primeiro momento, a ideia pode parecer brega, mas as artes são muito bonitas e de fato você fica com muita vontade de colá-las em todos os lugares.

Lateral direita do vivobook 15 k513
O VivoBook 15 K513 traz uma ótima gama de conexões nas laterais, com destaque para uma entrada do tipo USB-C

Nas laterais, o notebook traz uma gama excelente de conexões. No lado direito começamos com uma entrada do tipo micro-SD (note a falta de entrada SD), entrada P2 para fones de ouvido, entrada USB-C – extremamente bem-vinda, tendo em vista que num futuro próximo, os carregadores dos smartphones substituirão por completo as entradas USB-A – depois, entrada USB-A 3.2, HDMI e conector de bateria – seria fantástico se já fosse do tipo USB-C mas ser no padrão de comum não incomoda).

Lateral esquerda do vivobook 15 k513
Na lateral esquerda temos apenas duas conexões do tipo USB-A 2.0

Já na lateral esquerda, temos duas entradas USB-A 2.0 e um pequeno LED branco que se acende quando o notebook estiver conectado à tomada.

Tela e som

A tela de 15,6″ tem um excelente aproveitamento obtendo 85% da proporção tela-corpo, por mais que não tenha bordas ultrafinas. A resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) aliada à cores fortes e vivas e ao brilho excepcionalmente intenso, é excelente para assistir vídeos enquanto estuda ou se diverte no tempo livre.

Tela do vivobook 15 k513
Tela Full HD do VivoBook 15 K513 é ótima para assistir vídeos, mas tome cuidado com o seu ângulo de visão

Porém, assistir conteúdos com duas pessoas ou mais pode ser um problema, já que o ângulo de visão da tela deixa a desejar. Fazendo pequenas inclinações, você já vai perder muita qualidade de imagem de uma vez.

E se você costuma passar muito tempo olhando para a tela do notebook, a ASUS equipa o VivoBook 15 K513 com certificação TÜV Rheinland, através da tecnologia Eye Care, trazendo conforto e proteção aos olhos ao usar a tela por muito tempo.

Tela antirreflexo do vivobook 15 k513
Antirreflexo da tela é excelente para fazer com que luz incidentes fiquem difusas e não incomodem demais

A tela ainda tem um acabamento fosco que faz com que luzes incidentes não prejudiquem por completo sua visualização. Observe que, por mais que esteja próximo a luz incide de maneira difusa, incomodando menos durante o uso.

Som do vivobook 15 k513
Com um som assinado pela harmon/kardon, parar o que você estiver fazendo para ouvir música vai ser um atrativo muito forte

Já outro elemento que rouba a cena é a potência sonora do VivoBook 15 K513. Embaixo do teclado, há gravado em baixo relevo o selo de “Som por harman/kardon” e francamente, a qualidade é tamanha que você até suspeitaria.

Ele é bom o suficiente para nunca chegar perto do volume máximo usando à curta distância do notebook e só usei no máximo ao estar à alguns metros de distância.

Teclado

Escrevo no teclado do VivoBook 15 K513 nesse momento e garanto ser um teclado bem confortável de se usar. As teclas são baixas e curtas, ajudando na hora de fazer anotações rápidas e escrever textos longos, pois você não fica em nenhum momento cansado do teclado. Ele ainda é todo retro iluminado com três níveis de intensidade, ótimo para você ver o que está fazendo caso esteja no escuro — mas nada de forçar os olhos por muito tempo com o notebook no escuro, hein?

Teclado do vivobook 15 k513
Teclado do VivoBook 15 K513 tem teclas baixas e curtas, ótimo para uma digitação veloz

A tecla Enter ainda possui uma estilosa borda em amarelo neon, com o símbolo na mesma cor, reiterando a estética despojada que o notebook assumiu.

O teclado numérico na lateral parece um pouco sufocado para caber, mas sua presencia é muito bem-vinda.

Trackpad do vivobook 15 k513
O trackpad do VivoBook 15 K513 tem toque versátil e é ótimo de se utilizar

O trackpad possui uma área boa o bastante e com um toque que pode ser leve ou fundo, conforme você preferir. Ele possui um discreto mas elegante bevel (chanfro, em tradução livre), nas bordas em um sútil prata, que ajuda a dar destaque em meio ao corpo do notebook.

Bateria

Sair de casa e esquecer o carregador, é um luxo que você não deveria fazer de propósito mas, caso aconteça sem querer, é excelente caso você não precisa se preocupar com isso, né? Felizmente, é o caso do notebook que temos em mãos.

A bateria possui 3 células Li-Prismatic, somando 42 Wh. Na prática, a bateria terá de 7 a 8 horas de autonomia realizando tarefas leves — como assistir vídeos enquanto mantém diversas abas no navegador, documentos e pastas abertas.

Carregador vivobook 15 k513
O VivoBook 15 K513 vem acompanhado de um carregador de 65 W de potência, com entrada de dois pinos

Em um uso intenso, utilizando programas robustos de edição e/ou jogos, a autonomia varia conforme o jogo, mas deverá cair para cerca de 4 horas — e convenhamos, se você saiu de casa sem o seu carregador, vai ser melhor tratar a bateria com carinho e não gastá-la desnecessariamente, não é mesmo?

A ASUS ainda manda um carregador de 65W de potência, que vai ser ótimo para te dar uma carga completa em cerca de duas horas.

Performance

Se a ideia do VivoBook 15 K513 é ser um notebook para estudantes que querem “algo a mais”, podemos dizer que ele cumpre essa proposta, mas com algumas ressalvas.

O processador que o equipa é o Intel Core i7 de 11ª geração (a mais recente). Ainda possui 16 GB de memória RAM 2666 MHz DDR4, 512 SSD de armazenamento e placa de vídeo dedicada da NVidia, a GeForce MX330 com 2 GB GDDR5. Ele também vem instalado com o Sistema Operacional Windows 10 Home.

Na prática, esse monte de números entregam uma experiência fluída e silenciosa (falando das ventoinhas) na maior parte do tempo.

Por mais que a maioria das especificações sejam muito boas, o componente gráfico, a GPU, deixa a desejar caso você esperasse encontrar uma experiência mais avançada para jogos. A GeForce MX330 é uma placa de vídeo de entrada por isso, é melhor não abusar do que ela consegue entregar, ou você pode acabar frustrado.

Review: vivobook 15 k513 é pedida certa para estudos e trabalho. Com configurações de qualidade e bateria de longa duração, o vivobook 15 k513 que é voltado para estudos, se destaca na versatilidade e comodidade
O VivoBook 15 K513 conta com processador Intel i7 de 11ª geração e placa de vídeo dedicada da NVIDIA

Fiz um teste de potência com alguns jogos bem populares como Fortnite, League of Legends e Far Cry 4, e os resultados foram satisfatórios.

Em todos os casos, colocar os gráficos no máximo é algo impraticável, pois o FPS fica baixíssimo e você não vai conseguir jogar. Colocando os gráficos no médio, o Fortnite já entregou sólidos 70 FPS, agradável o bastante para jogar com tranquilidade. League of Legends ainda roda bem com qualidade alta, mas como em alguns momentos de batalha vai haver confusão demais na tela, recomendo não abusar e jogar no médio, para evitar que o FPS enlouqueça quando todos os personagens decidirem “ultar” ao mesmo tempo.

Já com o jogo da Ubisoft, Far Cry 4 trouxe uma performance satisfatória com os gráficos no médio e em momentos, senti a necessidade de diminuí-lo ao mínimo. Apesar do VivoBook 15 K513 não entregar gráficos no máximo para os jogos, vale lembrar que ele não é um modelo feito para jogos com uma placa de vídeo dedicada à altura de gráficos tão poderosos, por isso, é importante trabalhar com as expectativas corretas quanto à o que o computador consegue entregar.

Aplicativo MyASUS

Outro diferencial que se sobressai é o aplicativo nativo MyASUS. Ele vem para facilitar a integração entre os seus dispositivos móveis com o notebook, além de ser um painel único que te permite controlar muitos aspectos do VivoBook com a facilidade que você controla o seu smartphone.

A configuração inicial é muito simples e rápida. Após realizar o cadastro inicial, basta você baixar o aplicativo no seu smartphone para realizar a integração e conectá-los através do aplicativo.

Com a conexão feita, não vai ter nenhum problema se você não ficar com o smartphone no bolso o tempo todo, porque você não vai precisar mais. Você consegue espelhar a tela do smartphone na tela do notebook através do aplicativo e ainda receber e fazer chamadas. Prático demais atender ligações pelo computador, né?

Aplicativo myasus vivobook 15 k513
O aplicativo MyASUS vai te surpreender com a facilidade de executar tarefas rapidamente, além da integração com o smartphone

Você ainda vai poder compartilhar arquivos entre ambos com muita facilidade através da “Transferência de Arquivos” — chega de fazer gambiarra enviando para você mesmo através do WhatsApp.

Além disso, dentro do painel você consegue mudar o desempenho da bateria (para economizar, para uso equilibrado e para foco em qualidade); mexer no desempenho geral da máquina (modo performance para atividades intensas, que inevitavelmente irão esquentar o notebook e as ventoinhas farão barulho, modo equilibrado e ainda modo sussurro, que deixa o notebook numa temperatura baixa e as ventoinhas chegam a ser inaudíveis).

No departamento de áudio, se não bastasse o microfone integrado ser de ótima qualidade, você ainda pode usar o painel para ativar o cancelamento de ruído, para transmitir a sua voz com mais polidez. E o cancelamento também acontece no outro sentido: o cancelamento de ruído inteligente filtra sons para que seus alto-falantes te entreguem um som também mais polido.

Ainda existem outras funções muito interessantes a se explorar, além de uma aba dedica ao “Atendimento ao Cliente“, te proporcionando um suporte em uma velocidade muito rápida.

Conclusão

O VivoBook 15 K513 se mostra sem dúvida, como um notebook moderno, pronto para os dias de hoje e com as facilidades que correspondem perfeitamente à proposta. Muitas facilidades podem soar como micro facilidades, mas assim como bons pequenos detalhes, o resultado impressionante se mostra ao somar tudo, resultando numa experiência de uso muito satisfatória.

Para quem busca pelo tal “algo a mais”, a ASUS garante que você vá encontrar — mas como comentado, não vá com tanta sede ao pote!

O gargalo certamente fica por conta do preço. Se por um lado, 8 mil reais em um notebook é um investimento considerável, por outro, ele entrega versatilidade e comodidade em um nível que certamente, justifica o preço.

E claro, mesmo sendo lançamento, você já o encontra em lojas com preços inferiores ao sugerido, e com um preço mais agressivo, certamente ele se torna a alternativa certa.

Preço e disponibilidade

Você encontra o VivoBook 15 K513 por R$ 7.199,99 em até 12 vezes nas Lojas Americanas.

Especificações Técnicas – VivoBook 15 K513

Vivobook 15 k513
MarcaASUS
ModeloVivoBook 15 K513
ProcessadorIntel Core i7-1165G7
GráficosIntel UHD Graphics, NVIDIA GeForce MX330 com 2 GB GDDR5
Sistema OperacionalWindows 10 Home (K513EP – EJ229T)
Display15.6″ TFT LCD – ANTIRREFLEXO
CâmerasHD camera
Memória16GB 2666 MHz DDR4
Armazenagem512GB
WirelessDual-band WiFi 5 (802.11ac) + Bluetooth 4.1
Conectividade
1 x USB 3.2 Geração 1 Tipo-A
1 x USB 3.2 Geração 1 Tipo-C (USB – C)
2 x USB 2.0
1 x HDMI
1 x combo de conector de áudio
1 x leitor de cartão micro SD
Formatos de áudioAlto-falantes certificados pela Harman Kardon
Suporta Windows 10 Cortana com voz
Bateria42 Wh Li-prismatic (3 células)
Tamanho359 x 235 x 17.9mm
Peso1.8kg
PreçoR$ 7.199,99

Quer conhecer toda a nova linha dos VivoBooks da ASUS? Leia a nossa matéria sobre a chega da linha ao Brasil.

REVIEW: VivoBook 15 K513 é pedida certa para estudos e trabalho
  • Design e construção - 8.5/10
    8.5/10
  • Conexões - 9/10
    9/10
  • Performance - 8/10
    8/10
  • Tela - 8.5/10
    8.5/10
  • Som e microfone - 9.5/10
    9.5/10
  • Bateria - 9.5/10
    9.5/10
  • Versatilidade e MyASUS - 10/10
    10/10
  • Teclado - 9/10
    9/10
9/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário