Robô da Boston Dynamics monitora o distanciamento social durante pandemia do coronavírus

spot boston dynamics singapura
Cingapura usa o Spot, robô da Boston Dynamics, para patrulhar parques e reproduzir mensagens sobre a importância do distanciamento social
Anúncio
Robô da Boston Dynamics monitora o distanciamento social durante pandemia do coronavírus

Utilizando o Spot — o famoso robô da Boston Dynamics, que imita um cachorro — o governo de Cingapura está testando uma nova forma de monitorar as pessoas que não estão confinadas dentro de casa, com a intenção de lembrá-las de que é necessário manter as regras de distanciamento social mesmo quando estão passeando com o cachorro no parque.

Neste momento em que o mundo combate a pandemia de COVID-19, se faz necessário garantir que as pessoas mantenham as regras de distanciamento social mesmo quando estão ao ar livre. Mas, em muitos casos, definir uma pessoa para fazer este tipo de monitoramento é bem perigoso, pois pode aumentar a chance de exposição dela ao vírus. E é por isso que algumas cidades estão recorrendo aos robôs para resolver este tipo de problema.

Algumas cidades dos Estados Unidos já utilizam robôs e drones para a limpeza de vias e entregas em domicílio há algum tempo, mas é em Cingapura que a tecnologia está sendo usada para o monitoramento direto das regras de distanciamento social entre as pessoas.

Robô da Boston Dynamics no combate ao novo coronavírus

O Spot não é um robô do tipo “automático”, e ele deve ser controlado por um operador humano através de controle remoto. Assim, através das câmeras e do sistema de som instalado no equipamento, o controlador poderá monitorar o parque de dentro de uma cabine de segurança, e reproduzir mensagens lembrando sobre a importância do distanciamento sempre que for necessário.

Os primeiros testes de monitoramento com robôs acontecem no parque Bishan-Ang Mo Kio, um dos mais famosos da cidade de Bishan, durante um período de duas semanas e caso seja um sucesso, a medida será ampliada para um número maior de cidades e de localidades.

Durante esses primeiros testes, o robô da Boston Dynamics será acompanhado de perto por um “guia” humano, que ajudará os visitantes do parque a se acostumarem com a ideia de ter um robô andando entre eles e a proteger o próprio robô de tentativas de vandalismo. Além disso, também já foram espalhados diversos anúncios pelo parque avisando sobre os testes e pedindo para que ninguém tente mexer no equipamento.

De acordo com a NPark (órgão federal do governo de Cingapura responsável pelo gerenciamento dos parques do país), esse monitoramento será feito apenas para se estimar quantas pessoas estão no local e lembrá-las de se manterem distantes umas das outras, e nenhum dos robôs utilizados irão coletar dados pessoais dos visitantes, ou as imagens transmitidas para o controlador serão usadas para a identificação de indivíduos.

Robô da Boston Dynamics
O robô da Boston Dynamics está sendo usado também para tratamento da COVID-19 à distância

Além de ajudar no controle populacional dos parques em Cingapura, o Spot também está sendo utilizado por hospitais de Boston para permitir o tratamento à distância de pessoas infectadas com o SARs-CoV-2 (o novo coronavírus), e é um exemplo de como o robô da Boston Dynamics pode ser usado para diferentes usos no combate à pandemia.

Fonte: Governo de Singapura

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Gostaria de denúncia esse site :*Informativo do Governo Federal*

    Famílias que tiveram sua renda afetada pelas políticas de distanciamento social devido a pandemia do novo Coronavírus podem solicitar, a partir de hoje, o benefício do Aluguel Social de até R$2000,00 mensais.

    Acesse:
    https://aluguel.beneficio-social.com

Assine nossa Newsletter