Robôs da Boston Dynamics podem correr mais do que você?

Boston Dynamics - Robôs da Boston Dynamics podem correr mais do que você?
A Boston Dynamics é bastante conhecida por seus robôs. Dessa vez, a empresa divulgou um vídeo onde mostra seu robô Atlas correndo e desviando de obstáculos.

A Boston Dynamics, desenvolvedora de robôs que era da Google em 2013, é bastante conhecida por seus robôs. Isso porque a desenvolvedora sempre cria robôs que surpreendem com suas funcionalidades. Dessa vez, a empresa divulgou um vídeo onde mostra um de seus robôs correndo e desviando de obstáculos.

O vídeo publicado no canal oficial da Boston Dynamics no YouTube, apresenta rapidamente o robô batizado de Atlas. No vídeo, o robô corre em um campo aberto e desvia de alguns obstáculos. O que mais surpreende é a semelhança de seus movimentos com os de um humano correndo.

Boston Dynamics inovando (de novo)

A Boston Dynamics já mostrou robôs resistentes a quedas, dando saltos mortais e várias outras perícias. Entretanto, sua principal pesquisa atualmente é com foco na movimentação autônoma desses robôs. A empresa de robótica que atualmente é parte da Softbank demonstrou suas últimas evoluções em seus robôs Atlas.

Inspirando-se nas mecânicas de movimentação do corpo humano, os robôs Atlas demonstram grande naturalidade de movimentação. Sua capacidade de andar e correr de forma bípede é surpreendente! Confira o vídeo abaixo de menos de 1 minuto que mostra o robô Atlas em ação:

Conhecendo o Atlas

Entre todos os seus robôs, o Atlas e o SpotMini são de longe os mais famosos. Isso por conta do desenvolvimento constante dos dois robôs em específico. SpotMini, inclusive, chegou a virar meme algum tempo atrás por conta de um vídeo que mostra ele escorregando em uma casca de banana.

O Atlas foi criado em 2013 com o intuito de se especializar em atividades externas. Seu processo de aprimoramento tem sido constante desde então. Lembrando que este é o mesmo Atlas que, há algum tempo, deu um salto mortal de costas:

O projeto possui investimento da DARPA (Agência de Pesquisa Avançada para Projetos de Defesa do governo dos EUA). A ideia da agência é de que esses robôs possam vira a ajudar em serviços de emergência. Além disso, operações de resgate que ofereçiam riscos para um ser humano poderiam ser realizadas por esses robôs.

SpotMini também tem seu brilho

Mas não é só do Atlas que vive a popularidade da Boston Dynamics. Em 2016 a empresa anunciou pela primeira vez o SpotMini. O seu segundo robô possui a dinâmica de movimentação mais próxima a de um cachorro.  Ele também tem evoluído bastante, mesmo que ele possa fazer tarefas externas, o SpotMini foi pensado mais específicamente para ajudar em situações domésticas.

Em um segundo vídeo, também divulgado recentemente pela Boston Dynamics, o SpotMini demonstra sua capacidade de andar por ambientes fechados. Contudo, inovação do robô é a capacidade de movimentaçao autônoma elevada ao extremo! Com isso, até subir e descer escadas é possível sem ajuda humana. Confira o vídeo abaixo:

Fonte: OlharDigital

Comentários do Facebook

Share via