Samsung irá lançar conexão via satélite para mensagens e ligações de emergência.

Samsung terá conexão via satélite para cobrir áreas sem sinal

Avatar de gilmar faria
Seguindo os passos da Apple, Samsung irá lançar conexão via satélite para mensagens e ligações de emergência para smartphones com processadores Exynos

Ao contrário do que o senso comum pensa, a Samsung não é somente uma marca de smartphones, mas uma das maiores empresas mundiais no ramo de tecnologia. Agora a gigante sul-coreana anunciou que aqueles que utilizam seus smartphones vão ter muito em breve acesso a conexão via satélite para quando estiverem fora da área de cobertura de redes móveis.

Tecnologia de conexão via satélite samsung para áreas sem sinal.
Chip Samsung Exynos – Créditos: Samsung/Divulgação

A conexão entre smartphones e um satélite acontecerá por meio do próprio processador desenvolvido pela empresa, o Exynos, que já é usado em muitos dispositivos da Samsung. O foco será levar conexão à internet para áreas remotas onde o sinal móvel não alcança ou funciona de forma precária.

“Este marco se baseia em nosso rico legado em tecnologias de comunicação sem fio, após a introdução do primeiro modem 4G LTE comercial do setor em 2009 e do primeiro modem 5G do setor em 2018”

Min Goo Kim, vice-presidente de desenvolvimento de processadores de comunicação da Samsung Electronics

Até o momento, esse tipo de conexão permite somente interações que não demandem uma rede muito potente – como chamadas de emergência e mensagens de texto – mas a Samsung garante que em pouco tempo sua tecnologia de satélite conseguirá sustentar o envio de fotos e vídeos, expandido as possibilidades desse tipo de conexão.

É interessante citar que esse tipo de conexão também será muito útil em caso de locais atingidos por tragédias naturais, ou então em ambientes em conflitos, como a trágica guerra na Ucrânia. Um dos maiores problemas dos ucranianos é a falta de conexão à internet, e esse problema havia sido temporariamente resolvido por Elon Musk utilizando exatamente a internet de seus satélites, o Starlink.

Samsung terá conexão via satélite para cobrir áreas sem sinal. Seguindo os passos da apple, samsung irá lançar conexão via satélite para mensagens e ligações de emergência para smartphones com processadores exynos
Satélites de Elon Musk possuem planos com internet – Imagem: Divulgação

Considerando que nos dias de hoje não são muito raros os locais sem cobertura de rede nos principais países que se utilizam de smartphones em massa, por ora, devido à baixa força dessas conexões, elas serão muito interessantes para casos extremos, até que a banda possa de fato apresentar uma conectividade mais forte, capaz de sustentar outras utilizações.

No Brasil, por exemplo, 98% da população tem acesso a rede 4G atualmente, o que é positivo quando pensamos que essa conexão é rápida o suficiente para utilização básica, mas quando pensamos no 5G, que é a rede mais atual, já estamos falando de uma rede que basicamente se limita às capitais.

Falando assim fica até estranho pensar que as empresas já falam e se preparam para a chegada do 6G.

“A Samsung pretende assumir a liderança no avanço dos ecossistemas de comunicações híbridas terrestres-NTN em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G.”

Min Goo Kim, sobre o sistema NTN

Apple também já lançou conexão via satélite

Para aqueles que são fãs da maçã, o serviço de conexão via satélite para emergências já está disponível na linha iPhone 14. O serviço, entretanto, está restrito a alguns países do Hemisfério Norte.

Tela do smartphone mostrando conexão via satélite em ambiente ao ar livre.
Serviço de conexão via satélite sendo utilizada pelo iPhone – Imagem: Reprodução

A empresa lançou sua tecnologia nos EUA e no Canadá e foi rapidamente a expandindo para França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Quando a conexão via satélite é ativada, o usuário pode enviar mensagens de urgência, fazer ligações para serviços de apoio e usar a localização de forma básica, sendo muito útil para casos excepcionais.

O satélite utilizado pela Apple é da rede Globalstar e mais futuramente a empresa também pensa em aumentar o funcionamento da rede, a expandindo tanto para outros países como para uma cobertura de rede mais expansiva quanto ao compartilhamento de imagens e vídeos.

Veja também

Qualcomm lança SOS via satélite para celulares Android

FONTE: TechCrunch+

Revisado por Glauco


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

11 comentários
Deixe um comentário
Posts Relacionados