São Paulo começa a emitir novo RG com QR Code; saiba como solicitar

foto destacada do novo rg
Novo RG começa a ser emitido no estado de São Paulo, e, além de formato com novas informações, terá QR Code para leitura dos dados

Na última terça-feira (20), o novo RG começou a ser emitido em São Paulo nas unidades do Poupa Tempo. A grande novidade do novo modelo de identidade é a possibilidade de inclusão de dados adicionais, como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo. Além da mudança no tamanho e na disposição das informações no documento, há um QR Code no verso que contém todas as informações do documento.

Verso do novo RG
Parte de trás do novo RG onde será possível a inclusão de novas informações

Outra novidade é a possibilidade de inclusão de um nome social, sem necessidade de alteração em cartório ou registro civil. As Carteiras de Identidade atuais continuam valendo e não é necessário adotar o novo modelo, a mudança é facultativa. Aqueles que tirarão o RG pela primeira vez ou que precisam de uma segunda via do documento já terão acesso ao novo modelo.

O RG também virá com o CPF e, se houver, o DNI (Documento Nacional de Identidade). Para incluir esses documentos e informações extras, será necessário levar cada um dos documentos originais até o Poupa Tempo mais próximo. No caso de tipo sanguíneo, é necessário levar uma carteirinha de doador ou um exame comprobatório, e, se você for portador de necessidades especiais, basta levar um documento com o CID (Código Internacional de Doenças).

São Paulo é a 10° estado a adotar o novo RG

Oito estados já aderiram ao novo formato. São eles: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Os estados que ainda não aderiram tem o prazo até março de 2020 para estabelecer a disponibilidade do novo RG.

Detalhes do novo RG
Informativo do Governo do Estado de São Paulo sobre o novo RG

O documento foi padronizado em todo o Brasil com o decreto 9.278/2018, e precisará ser implementado em todos os estados até março de 2020. No decreto, também é previsto um RG em cartão de plástico com dimensões ainda menores (85,6 x 54 mm) e microchip de aproximação. Esta versão não está sendo emitida em todos os estados, mas já pode ser encontrada no Mato Grosso.

O Poupa Tempo atende com hora marcada. Para agendar gratuitamente o dia e o horário para ser atendido, o cidadão pode buscar pela internet, entrando no site do Poupa Tempo, ou pelo aplicativo SP Serviços, disponível na Play Store ou App Store.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta