Conecte-se conosco
WhatsApp

Aplicativos

O segredo do Facebook para monetizar o WhatsApp

Entenda o plano do Facebook para recuperar o investimento de US$ 19 bilhões feito na compra do WhatsApp em 2014

O WhatsApp é o maior mensageiro do mundo, mas faz tempo que o Facebook descartou duas das principais fontes de renda para um aplicativo do tipo. Em 2014, quando o app foi comprado por astronômicos US$ 19 bilhões, a empresa de Mark Zuckerberg tratou de garantir que o “whats” nunca exibiria propaganda. Também colocou um ponto final na cobrança por seu uso. Agora, a rede social enfim tem um plano para monetizar o programa de mensagens e recuperar todo o investimento.

Segundo o WABetaInfo, um perfil no Twitter dedicado a dar informações com certa credibilidade sobre o WhatsApp, o aplicativo já está testando um sistema próprio de pagamentos. O WhatsApp Payments, como o recurso é chamado, permitiria enviar dinheiro diretamente pelo aplicativo, de usuário para usuário. Ainda não há confirmação oficial sobre a novidade, mas o print vazado na web é autoexplicativo.

WhatsApp Payments

Mensageiro vai fazer transferência entre comércios e clientes

Ainda não se sabe como o recurso de pagamento será implementado. Uma das possibilidades é o uso de chatbots. O Facebook Messenger, vale lembrar, já usa esse recurso para oferecer transferência de dinheiro pela internet, inclusive no Brasil.

Tchau, iFood

A estratégia do WhatsApp Payments será focada em estabelecimentos comerciais. Usuários comuns não precisarão pagar nada extra para fazer pagamentos via chat. Por outro lado, empresas deverão desembolsar para habilitar a função no aplicativo. Em breve, todo pequeno negócio que já usa o WhatsApp para atendimento poderá receber pagamento pelo app.

whatsapp payments

WhatsApp pode esmagar novos rivais como o iFood

De uma tacada só, o WhatApp reforçaria sua liderança frente a outros mensageiros e acabaria com novos concorrentes. Plataformas como o iFood, por exemplo, ficariam em sério risco de serem extintas. Tudo dependeria do preço por transação oferecido pelo WhatsApp aos estabelecimentos. De qualquer maneira, dada a penetração do app ao redor do globo, ele teria tudo para ser um dos principais meios de pagamento rapidamente.

O segredo do Facebook, afinal, é transformar o WhatsApp em uma fintech gigantesca – possivelmente a maior do mundo, em um piscar de olhos

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir