Segundo o Google, a tecnologia Duplex irá se identificar ao fazer ligações para humanos

assistant hero blogpost 2.max 2800x2800 1 - Segundo o Google, a tecnologia Duplex irá se identificar ao fazer ligações para humanos
Depois de algumas reações negativas em relação ao aspecto enganador da tecnologia Duplex, o Google procura se defender.

Se você acompanha nosso site, deve ter lido sobre a controversa tecnologia Duplex, que foi apresentada há menos de uma semana no Google I/O. E ontem, o Google afirmou que a inteligência artificial irá se identificar ao telefonar para humanos.

É o certo a se fazer, Google

Tudo bem, é extremamente legal que uma IA consiga imitar quase que perfeitamente os trejeitos de um humano. Porém, com essa situação, surgem problemas em potencial.

Captura de Tela 317 - Segundo o Google, a tecnologia Duplex irá se identificar ao fazer ligações para humanos
Introdução do Duplex durante o Google I/O envolveu uma ligação para uma atendente.

Imagine o quanto de confusão uma conversa que não comece com “Olá, sou apenas uma IA querendo passar um recado” pode gerar:

“Entendemos e valorizamos toda essa discussão acerca da Google Duplex – como dissemos desde o começo, transparência dentro do âmbito da tecnologia é importante”, afirma o Google, em uma declaração feita ao site The Verge.

Vale lembrar que o Google Assistente também fará uso do novo WaveNet da DeepMind. Ou seja, como dito anteriormente, as vozes – que inclusive serão as de várias pessoas – soarão bem mais naturais.

18171728153256 1 - Segundo o Google, a tecnologia Duplex irá se identificar ao fazer ligações para humanos
DeepMind possui foco na criação de máquinas de inteligência artificial.

Então, se você já tinha muito medo de uma possível dominação de robôs sobre humanos, agora tem mais motivo ainda.

No entanto, o Google também falou em sua declaração que: “estamos criando este recurso com a capacidade de divulgar informações já inclusa, e garantiremos que o sistema será identificado como deve. O que mostramos durante o I/O foi uma demonstração bem inicial, e estamos ansiosos para incorporar nele o seu feedback a medida em que o desenvolvemos como produto.”

Reação mista do público à Google Duplex

Apesar de essa declaração afirmar tudo o que queríamos ouvir por parte da empresa, ela não deixa de ser uma estratégia de defesa. Dessa forma, a Google Duplex não sofrerá nas mãos de comentários como este:

“O Google Assistente fazendo chamadas e fingindo ser humano sem nem ao menos informar que é um bot, e, além de tudo, acrescentando ‘ummm’ e ‘aaah’ para enganar um humano do outro lado com a plateia aplaudindo-o… apavorante. O Vale do Silício está eticamente perdido, sem rumo e não aprendeu nada”, comenta Zeynep Tufekci, um crítico com foco em tecnologia.

Pelo visto, essa tecnologia será controversa do início ao fim. Logo, acompanhe o Showmetech para saber tudo sobre a Google Duplex e decidir se vale a pena ou não ficar empolgado com ela.

Fonte: The Verge.

Leia também

Robôs da Boston Dynamics podem correr mais do que você?

assistant hero blogpost 2.max 2800x2800 1 - Segundo o Google, a tecnologia Duplex irá se identificar ao fazer ligações para humanos

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via