Neil Gaiman anuncia finalização das filmagens da série de Sandman na Netflix

Série de sandman na netflix termina filmagens
Adaptação da obra do autor britânico finalmente conseguiu avançar na produção após anos de tentativas frustradas

No último dia 3 de agosto, Neil Gaiman sorrateiramente comentou sobre o fim das filmagens da vindoura série de Sandman na Netflix. O autor é o responsável pelo material original, uma série em quadrinhos, publicada pelo selo adulto da DC Comics, Vertigo. Isso deixa o projeto num patamar inédito, já que Sandman já passou por diversas tentativas de adaptação.

O que é Sandman?

Como já falamos na introdução, Sandman é uma história em quadrinhos seriada escrita por Neil Gaiman, cuja publicação correu desde 1989 até 1996. Sandman, o personagem principal, também é conhecido como Morfeu, ou Sonho, sendo uma entidade que faz parte dos Perpétuos, grupo de seres que mantém o universo coeso. Seus “irmãos” incluem Morte, Desejo, Desespero e Delírio, por exemplo. Seu nome — que significa “homem de areia” ou “da areia”, em inglês, se refere à lenda de que este ser seria o responsável por nos fazer dormir e sonhar, despejando uma areia mágica em nossos olhos, e resultando no acúmulo de remela quando acordamos.

Onírica e sombria, a obra de neil gaiman é um fenômeno cult (e relativamente underground).
Onírica e sombria, a obra de Neil Gaiman é um fenômeno cult (e relativamente underground).

Na história de Neil Gaiman, Sandman é capturado em ritual de ocultismo em 1916 e despido de seus poderes mágicos, imbuídos em diversos itens de sua posse, como um rubi e um capacete. Após 105 anos, Sonho consegue escapar e se põe a recuperar seus poderes, buscando voltar a reinar sobre seus domínios, conhecidos como o Sonhar (o mundo dos sonhos). Em seu caminho, ele encontra figuras importantes do universo DC, como John Constantine, Lúcifer, John Dee, Senhor Milagre (Scott Free) e muitos outros. Com menos ação, a série é bem introspectiva e filosófica, conquistando uma legião de fãs desde sua publicação inicial.

A série e as filmagens

O fim das filmagens de Sandman vem como um alívio para os fãs, já que uma adaptação da obra tenta ser feita desde 1991, sem sucesso até agora — todas as produções acabaram ficando no “inferno do desenvolvimento”, fase em que o projeto entra em hiato para (possivelmente) nunca mais voltar à vida. Um filme baseado na série estava para acontecer em 2013, com Joseph Gordon-Levitt no papel de Coríntio, mas diferenças criativas o fizeram abandonar o projeto em 2016. David Goyer, produtor do filme, se recusou a desistir, e convenceu a Warner Bros. a levar o projeto para a televisão. Em junho de 2019, a Netflix assumiu a produção, e as coisas começaram a andar de verdade.

Quando do anúncio do elenco da série, um barulho foi feito na internet, por conta da presença de atores negros e não-binários, trocando a etnia e identidade de gênero de personagens da série. À época, o próprio Neil Gaiman comentou sobre o assunto, dizendo que “Se importa pra ******* com a obra e não dá a mínima não leu ou não entendeu a obra reclamando sobre Desejo ser não-binárie ou Morte não ser branca o suficiente” (tradução livre do tweet abaixo).

O elenco da série inclui Tom Sturridge como o personagem principal, Sonho, além de Gwendoline Christie como Lúcifer, governante do inferno, Boyd Holbrook como o Coríntio, um pesadelo fugitivo, Charles Dance como Roderick Burgess, um mago e charlatão, Asim Chaudhry como Abel (é, esse Abel mesmo), Sanjeev Bhaskar como Caim, David Thewlis como John Dee, Stephen Fry como Gilbert, Patton Oswalt como Matthew, o Corvo, Jenna Coleman como Johanna Constantine, Kirby Howell-Baptiste como Morte, Mason Alexander Park como Desejo, Donna Preston como Desespero e muitas outras estrelas. Confira algumas delas logo abaixo:

Parte do elenco da série de sandman na netflix

Até o momento, não temos muito material de divulgação, como pôsteres e trailers, e sequer sabemos como o visual dos personagens está. Com o envolvimento do autor original e algumas aparições dele empolgado no set, no entanto, os prospectos são bons. O único vídeo relacionado à produção, inclusive, é uma espiadinha por trás das câmeras que a Netflix liberou no YouTube e que colocaremos logo abaixo. Quem conhece a obra irá identificar muitos elementos, como Matthew, o Corvo, um dos animais de estimação de Abel e o local onde Sonho é aprisionado.

Além de falar sobre o fim das filmagens da série de Sandman na Netflix — comentando que a “fotografia principal” já foi concluída –, Neil Gaiman também disse que, no momento, o que podemos fazer é esperar que os efeitos visuais sejam trabalhados, a trilha sonora seja composta e gravada e outros elementos da produção sejam finalizados. Infelizmente, ele disse não saber sobre trailers ou datas de lançamento. Gaiman, no entanto, falou sobre o que está achando da coisa toda até agora:

Tem o feeling de Sandman. Eu não sei se isso significa que pessoas que assistem à TV irão gostar — embora eu espere que sim — mas suspeito que, se você curte Sandman e quer vê-lo nas telas, então você irá gostar disso. (Também acho que Tom Sturridge vai se tornar uma estrela depois que a primeira temporada de Sandman sair.)

Neil Gaiman, escritor, autor de Sandman

Curiosamente, o anúncio foi feito numa simples resposta à pergunta de um fã no… Tumblr. E você que achava que ninguém mais usava isso. O lançamento da série é esperado para 2022, mas sem datas definidas. A primeira temporada irá adaptar o primeiro arco da série em quadrinhos, “Prelúdios e Noturnos“, cuja trama é a recuperação dos itens mágicos de Sonho, que já comentamos acima.

Para continuar se mantendo bem atualizado sobre cultura pop — como por exemplo o anúncio da segunda temporada de Belas Maldições (Good Omens), também baseada em uma obra de Neil Gaiman — continue por aqui, no Showmetech!

Fontes: ColliderLooper | Neil Gaiman

Veja também:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário