Os melhores sites pra baixar músicas de graça

Os melhores sites pra baixar músicas de graça
Não sabe onde baixar músicas e quer se adequar aos termos da lei ou então descobrir artistas em ascensão? Essa lista de sites para baixar músicas de graça vai te ajudar

De downloads suspeitos no falecido Limewire a plataformas de streaming oficiais, o ato de baixar músicas de graça já passou por várias modificações ao longo dos anos. Muitos dos que nasceram na década de 90 viram o desenrolar de todo esse processo até agora, tendo como doce lembrança os tocadores de MP3 e primeiros iPods do mercado. Mesmo hoje, em 2020, é possível usá-los, ainda que tenha passado tanto tempo, mas convenhamos que com toda a tecnologia disponível há meios mais simples (e legais, no sentido jurídico da palavra) de se ouvir música.

Baixar músicas de graça de maneira legal

Aos mais irritadiços, é normal cansar de usar a versão grátis do Spotify por causa dos anúncios e não querer gastar fazendo upgrade para o plano premium. Caso seja essa a razão do descontentamento ou simplesmente por querer procurar alternativas, você pode conferir abaixo uma lista com alguns dos melhores sites para fazer download de músicas de graça. E, o que é mais interessante, todos eles são legalizados — ou seja, não infringem direitos autorais dos artistas — ao contrário daqueles torrents de procedência duvidosa que você baixa internet afora.

Amazon

Como baixar músicas de graça pelo site da Amazon
Sim, dá para baixar músicas de graça pelo site da Amazon, basta entrar no link e procurar pelas músicas gratuitas.

Há mais ou menos 6.000 músicas gratuitas disponíveis para download no site da Amazon. O processo de aquisição é bem simples e funciona como se o usuário fosse comprar uma música paga de fato. O acervo é até que aceitável, mas não espere encontrar, na linguagem jovial, os maiores hits do momento. Além dessas músicas, é possível acessar o Amazon Music, uma plataforma semelhante ao Spotify, também com plano gratuito e pago.

Acesse o site Amazon Free Music ou baixe o aplicativo para Android ou iPhone (iOS).

Audiomack

Baixar músicas de graça pelo Audiomack
Pode ser que o Audiomack esconda o próximo ou próxima estrela do hip-hop, vai saber. De qualquer modo, é um ótimo site para baixar músicas de graça.

O Audiomack é uma plataforma recente que se assemelha ao Bandcamp. Qualquer um pode se inscrever e disponibilizar suas músicas e, o que é melhor, a plataforma é bastante aclamada por não possuir um sistema pago, entregando todas as funções de forma gratuita logo de uma vez. Aos artistas, são oferecidas várias ferramentas, como guardar todas as músicas, dados sobre interação com os fãs online, programação de lançamentos etc.

Os gêneros que fazem mais sucesso dentro do site são o rap, hip-hop, trap e blues. Dentro deles há também divisões como música latina, música urbana entre outras. Ah, algumas músicas não estão mais disponíveis para download, mas isso é porque vários artistas preferiram adotar o streaming oferecido pela plataforma. De qualquer forma, ainda é possível baixar várias faixas, basta procurar.

Acesse o site do Audiomack ou baixe o aplicativo para Android ou iPhone (iOS).

Bandcamp

Baixar músicas de graça pelo Bandcamp
Basta procurar pelas categorias gratuitas que baixar músicas de graça vai ficar bem fácil.

O Bandcamp é um velho conhecido dos artistas independentes e seus fãs. Por meio do site, músicos podem disponibilizar de maneira fácil e rápida músicas, álbuns digitais ou físicos e até mercadorias relacionadas à banda, como camisetas, pôsteres, acessórios etc. Qualquer um pode se registrar para começar a disponibilizar suas criações, seja por meio do aplicativo ou pelo navegador no desktop.

Para encontrar e baixar músicas de graça, basta entrar no site e, no campo das tags, preencher com free ou free to download. No aplicativo, por outro lado, é necessário fazer uma categoria própria no campo de pesquisa para então digitar esses mesmos comandos e procurar tudo que está gratuito no site.

Além disso, o site oferece uma possibilidade interessante ao usuário que é a contribuição voluntária. Ou seja, a depender da música, o artista pode escolher dá-la de graça mas dar a oportunidade ao fã de contribuir ao seu trabalho, pagando o quanto quiser. Ao baixar músicas de graça, pode ser necessário também fornecer seu e-mail para o artista.

Acesse o site do Bandcamp ou baixe o aplicativo para Android ou iPhone (iOS).

DatPiff

Datpiff, site para amantes do rap e do hiphop que queiram baixar músicas de graça
O DatPiff é bem informativo e fácil de se usar, basta procurar o que quer em search mixtapes ou usar as categorias na parte superior do site.

Destinado principalmente aos fãs de rap e hip-hop, o DatPiff é o concorrente direto do Audiomack. A grande diferença é que, enquanto que este é mais recente e abarca produções independentes, o DatPiff está presente desde 2005 e possui até mesmo exemplares de cantores famosos, como Drake e Wiz Khalifa. O foco do site está também em fornecer mixtapes público, que são compilações musicais de um mesmo cantor ou de alguns álbuns (é um nome antiquado e de nicho para playlist).

Além dessas facilidades, você pode escolher entre ouvir as músicas diretamente no site ou baixá-las para o seu smartphone. Ao mesmo tempo, o site funciona como um portal de notícias sobre o mundo do rap e do hip-hop, então aproveite essas várias funcionalidades num só lugar.

Acesse o site do DatPiff ou baixe o app para Android ou iPhone (iOS).

Free Music Archive

Free Music Archive é mais um dos sites para baixar músicas de graça, feito por meio da junção de várias rádios comunitárias
Ainda que esteja passando por mudanças, o Free Music Archive ainda é um dos sites mais sólidos para baixar músicas de graça.

Criado em 2009 a partir da união de várias rádios comunitárias, o Free Music Archive ainda é um dos melhores sites para fazer download de músicas de graça, seja para proveito próprio ou mesmo para usá-las num projeto. Até pouco tempo o site permitia a qualquer usuário postar as músicas diretamente para o arquivo, mas, com a mudança de donos, o site está passando por algumas mudanças e não há mais notícias acerca do retorno de todas as suas ferramentas.

De qualquer modo, você ainda pode baixar qualquer música que esteja no arquivo, que é bem vasto e possui exemplares até mesmo de sessões de rádio e podcasts.

Acesse o site Free Music Archive ou baixe o app para Android ou iPhone (iOS).

Jamendo Music

Jamendo, site para baixar músicas de graça que é bem intuitivo e de fácil uso
Já mandou suas músicas para os amigos hoje? Ok, o trocadilho foi péssimo, sinto muito.

O Jamendo funciona como uma mistura entre licenças pagas e gratuitas. O usuário pode baixar músicas de graça ao se cadastrar na plataforma, mas pode também comprar uma licença para usar as músicas em projetos e afins. Um aspecto legal da plataforma é que ela abriga estações de rádio amadoras, o que significa que, ao ouvir uma música legal, você pode baixá-la quase que imediatamente para o seu dispositivo (seja computador ou smartphone).

Famoso por ser um dos maiores repositórios de música gratuita, o Jamendo é uma verdadeira mina de ouro para quem gosta de descobrir novos artistas e se aventurar pelo mundo inexplorado dos artistas independentes.

Acesse o site Jamendo ou baixe o app para Android ou iPhone (iOS).

Last.fm

Last.fm e sua seleção de músicas gratuitas para download
Não são muitas, mas são boas (a depender do seu gosto), então vale dar uma olhada.

Pessoalmente, nunca fui muito fã do Last.fm e, pelo pouco que usei, nunca tinha reparado na existência de músicas gratuitas para download. Aos desatentos como eu, saibam que elas existem! Não é um acervo muito grande e você não pode usar nenhum filtro nas buscas, mas ao que tudo indica, é bastante diversificado. Vale a pena dar uma olhada, nunca se sabe.

Acesse o site Last.fm ou baixe o app para Android ou iPhone (iOS).

Live Music Archive

Free Live Archive, depositório de shows ao vivo em MP3
Além de baixar músicas de graça, você pode baixar concertos remasterizados em áudio de graça nesse site. São mais de 200 mil!

Fugindo um pouco do padrão de baixar músicas de graça, no Live Music Archive, como o nome sugere, você tem acesso a vários concertos ao vivo, de bandas mais conhecidas a bandas formadas somente para tocar ao vivo, chamadas de jam bands. Ao invés de ir direto com sede ao copo, o site permite ao usuário ter um preview das músicas antes de baixá-las, o que é ótimo dado que a qualidade pode ficar um pouco ruim a depender do show.

Com uma interface um pouco antiga, a navegação pode parecer desafiadora. A parte boa é que dá para aplicar filtros como ano do show, gênero e afins, então essa mata quase inexplorada pode ser facilmente desbravada.

Acesse o site Live Music Archive ou baixe o app para iPhone (iOS).

Musopen

Baixar músicas de graça com o Musopen
Mozart estaria orgulhoso. Ou não. Provavelmente não, mas vai saber.

O nome pode ter vindo de um trocadilho com museu? Provavelmente, o que já significa, por sua vez, que o conteúdo do site Musopen não é para todos. Com o objetivo de democratizar o acesso às peças de música clássica, ele possibilita ao usuário baixar músicas de graça ou ouvi-las via streaming. A parte mais interessante, ao menos para mim, é que você pode acompanhar o ritmo da música com partituras e até baixá-las, caso esteja aprendendo a tocar.

Outra ferramenta útil é o mecanismo de busca, que permite ao usuário separar as músicas por período, compositor e gênero. Vale ressaltar que usuários cadastrados no plano gratuito só podem baixar 5 músicas por dia e com qualidade normal, não HD, mas já é bastante coisa, considerando que cada peça de música clássica costuma ser gigante.

Acesse o site Musopen ou baixe o app para Android ou iPhone (iOS).

NoiseTrade

Músicas gratuitas e legalizadas no Noise Trade
Você vai encontrar algumas famosas aqui, como o próprio The Drums, já mencionado anteriormente.

O NoiseTrade é uma plataforma curiosa. Como no Bandcamp, você pode trocar seu e-mail pela possibilidade de baixar músicas de graça. Às vezes é necessário fornecer o código postal também, mas até o momento não escolhi nenhuma que pedisse isso, só o e-mail. Também muito parecido é o sistema de doação voluntária, usado para dar dinheiro aos artistas independentes do seu gosto. Alguns conjuntos mais famosos também costumam liberar músicas novas antecipadamente por ali, como o The Drums, por exemplo.

Acesse o site: NoiseTrade

ReverbNation

Baixar músicas de graça pelo ReverbNation
É possível se cadastrar ou como artista ou como fã no ReverbNation.

Casa de artistas como Imagine Dragons e Alabama Shakes, essa plataforma é conhecida principalmente pelas apostas no público indie e alternativo. São muitas músicas que, de acordo com os criadores, podem ser baixadas gratuitamente, tocadas no player do site ou compradas. Para encontrar as joias, como sempre, você vai precisar explorar um pouco, mas a comunidade é bem útil nesse sentido, com playlists e dicas.

Há também a aba para descobrimento de novos artistas, mais ou menos como há no Spotify, e uma aba sobre as mais tocadas pelo público. Enfim, há um pouco de tudo que os fãs mais usam.

Acesse o site ReverbNation ou baixe o app para Android ou iPhone (iOS).

SoundClick

Site do Soundclick, um dos mais antigos sites para baixar músicas de artistas independentes na internet
Se jogue e aproveite tudo para descobrir novas bandas.

Semelhante ao SoundCloud, o SoundClick está em atividade desde 1997 e oferece uma vasta coleção musical que chega na casa dos milhões, fragmentados entre muitos gêneros, do rap ao metal. São muitas músicas mesmo, o que significa que um usuário mais impaciente pode achar uma perda de tempo ter que escavar tanto para achar uma ou outra coisa incrível.

Com bandas amadoras de todos os tipos, o site faz com que você se sinta numa locadora das antigas, procurando por algum filme interessante para ver na noite de sexta com os amigos ou sozinho. É um tipo de charme diferente, dificilmente alcançado em plataformas mais modernas, mas está ali. Claro, você topa com filmes de terror trash italiano de baixa qualidade, mas também encontra pedras preciosas como Suspiria, por exemplo.

Acesse o site SoundClick ou baixe o app para Android.

SoundCloud

SoundCloud, um dos mais famosos sites de música online
Baixar músicas de graça também é possível no SoundCloud, que é a plataforma mais famosa de disponibilização de músicas online.

Muito provavelmente o mais famoso e conhecido desta singela lista, o SoundCloud também oferece a possibilidade de baixar músicas de graça. Isso depende do artista, que pode disponibilizá-las ou não. Para saber se determinada música do seu agrado está disponível, basta procurar pela indicação de download no botão de mais opções. Caso não esteja, bem, faz parte da vida.

Você pode encontrar também músicas sob a licença Creative Commons, o que significa que é um bom lugar para encontrar trilhas sonoras para os seus projetos e afins.

Acesse o site SoundCloud ou baixe o app para Android ou iPhone (iOS).

Bom, foi uma grande jornada, como tantas outras em várias listas por aqui. Além de saber onde baixar músicas de graça, não deixe de conferir também sites por onde assistir filmes gratuitamente.

Fontes: PC Mag | Digital Trending

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter