Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados

5gb9 1 990x557 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
A 5G está muito próxima de nós e as empresas de smartphones precisam correr para atualizar seus dispositivos

A nova geração de tecnologia móvel, também conhecida como 5G, está muito próxima. A primeira grande onda inicial de dispositivos com 5G será lançada entre 2019 e 2020 e as empresas de telefonia de todo o globo estão correndo para expandir e melhorar suas redes de comunicações sem fio. Os smartphones 5G estão à caminho, mas o caminho para as empresas não será tão simples de percorrer.

Smartphones 5G

Enquanto muitas indústrias irão se beneficiar com uma conexão mais rápida (carros autônomos, realidade virtual, internet das coisas, etc), muitos irão perceber a vantagens de uma rede 5G robusta através de smartphones compatíveis coma tecnologia.

E para deixar você atualizado sobre o que podemos esperar desses aparelhos, este artigo explora uma lista dos principais smartphones anunciados pelas maiores empresas de tecnologia móvel do mundo.

Apple

A Apple não tem pressa para lançar um iPhone 5G, portanto não espere por um smartphone da empresa com essa tecnologia em 2019 ou talvez até 2020. No momento, economize para abandonar o fone de ouvido (o iPhone 7 foi um dos primeiros a não ter um), pois a Apple geralmente não é uma empresa muito conhecida por adotar rapidamente novas tendências móveis, preferindo aperfeiçoar uma tecnologia emergente antes de se comprometer com ela.

Apple iphone all - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
Os iPhones XR, XS e XS Max são os modelos mais recentes da linha de smartphones da Apple.

Um bom exemplo dessa estratégia de produção e venda da Apple foi quando a empresa ficou para trás em comparação aos seus concorrentes na fabricação de smartphones com conectividade 3G e 4G LTE. Portanto, enquanto pudemos ver uma enxurrada de telefones Android 5G em 2019, não espere que a Apple traga grandes novidades de smartphones 5G.

Samsung

Em agosto deste ano, a Samsung informou que está trabalhando com empresas de telecomunicações sul-coreanas para lançar seu primeiro telefone 5G, acrescentando que este dispositivo não será o Galaxy S10. Em vez disso, rumores indicam que o dispositivo pode ser o Galaxy S10 Plus, uma versão aprimorada do antecipado S10.

naom 5b1fcc9d3d929 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
O Galaxy S9 e o modelo Plus são o topo de linha da Samsung.

Enquanto isso, espera-se que a Coréia do Sul implante sua rede 5G por volta de março de 2019, e como a Samsung geralmente lança seus telefones Galaxy S em fevereiro ou março, provavelmente veremos esse smartphone 5G por essa época. Como a empresa irá vender esse dispositivo primeiro na Coreia do Sul, espera-se que ele demore um pouco para chegara ao Ocidente.

Google

O Google ainda não revelou seus planos para a 5G, mas o que se sabe empresa Verizon disse que está planejando lançar sua rede 5G no início de 2019, semelhante a outras operadoras. Porém, o que isso tem a ver exatamente com o Google?

Nos últimos anos, o Google escolheu a Verizon como sua parceira exclusiva de operadoras para seus telefones Pixel, incluindo o novo Pixel 3, embora a empresa também venda o telefone desbloqueado ou com a rede Wi-Fi exclusiva do Google, o Google Fi.

https 2F2Fblueprint api production.s3.amazonaws.com2Fuploads2Fcard2Fimage2F8636512F7ba02e64 e916 45dd a65a fcfcf16e7b04 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
Embora topo de linha, o Pixel 3 e o modelo XL ainda não são compatíveis com a 5G.

Isso poderia significar que o próximo carro-chefe do Google, o suposto Pixel 4, poderia ser um telefone 5G. Se o cronograma habitual de lançamento de smartphones for mantido, o Pixel 4 será lançado em outubro de 2019.

LG

Recentemente, a LG confirmou que está dentro da corrida pelos smartphones 5G. A empresa anunciou que seu primeiro telefone 5G nos Estados Unidos vai estrear na Sprint durante o primeiro semestre de 2019, assim como a Sprint lança sua rede 5G.

0021761 lg g7 lg g7 plus thinq latest model by lg 600 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
Um sucessor do LG G7 ThinQ compatível com 5G já está sendo desenvolvido.

John Tudhope, diretor de portfólio de produtos da Sprint, disse apenas que o aparelho será um telefone premium. Mais recentemente, no entanto, o vice-presidente de desenvolvimento 5G da Sprint Business, Mishka Dehghan, disse que o telefone terá uma aparência distinta e que “você saberá que é um dispositivo 5G”.

Lenovo/Motorola

Pouco tempo atrás, a Lenovo revelou o Motorola Moto Z3, um smartphone compatível com 5G. Ele só se conecta ao 5G com um acessório modular Moto Mod, que é conectado à parte de trás do telefone usando pinos magnéticos. Com o Mod, a Motorola informa que o telefone entregará dados 10 vezes mais rápido que outros dispositivos 4G LTE. O Mod deve sair no começo do ano que vem, porém não sabemos quanto vai custar.

0002115 celular motorola moto z3 play 580 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
Através do Moto Mod é possível tornar o Moto Z3 compatível com a 5G.

Quanto a um smartphone Motorola que não precisaria de um acessório para se conectar ao 5G, a empresa está trabalhando para fabricar esse dispositivo, mas teremos que esperar. Doug Michau, diretor de vendas técnicas e operações da Motorola Mobility, disse que o telefone virá muito depois do início de 2019. Mais especificamente, Michau disse que lançará em “definitivamente menos de três anos, mas ainda sem prazo”.

Huawei

Durante o Mobile World Congress Shanghai em junho, a Huawei prometeu que seu primeiro telefone 5G estará à venda “antes do final de junho de 2019”, depois de lançar seu primeiro modem e processador 5G em março de 2019.

É improvável que o telefone venha para os EUA. Ao chamá-los de “uma ameaça à segurança do Departamento de Defesa”, o governo dos EUA proibiu a venda de telefones Huawei em bases militares dos EUA e, em março, a gigante do varejo Best Buy parou de vendê-los.

twarren 180306 2357 0002.0 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
O Huawei P20 Pro é o aparelho topo de linha da empresa.

Isso não significa exatamente o fim da Huawei e suas ambições 5G, no entanto. “Nossos produtos e soluções são usados por grandes operadoras e centenas de milhões de consumidores em mais de 170 países ao redor do mundo”, disse um porta-voz da Huawei neste ano. “Conquistamos a confiança de nossos parceiros em toda a cadeia de valor global”.

OnePlus

Quando a fabricante de chips Qualcomm anunciou sua parceria com a 5G em janeiro deste ano, incluiu a OnePlus como uma das muitas fabricantes chinesas com as quais trabalhava para fabricar o primeiro lote de telefones 5G para 2019. Depois, a OnePlus lançou o OnePlus 6, que suporta velocidades Gigabit LTE.

https 2F2Fblueprint api production.s3.amazonaws.com2Fuploads2Fcard2Fimage2F7771162F72154279 40b3 424b 81a8 b995c1c96fb8 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
O OnePlus 6 suporta velocidades próximas ao 5G.

O próximo OnePlus deve ter o mesmo recurso, e o co-fundador da OnePlus, Carl Pei, confirmou que está trabalhando continuamente com a tecnologia 5G. “Nossas equipes trabalham em estreita colaboração com as equipes da Qualcomm em termos de tecnologia e estamos envolvidos desde o início no processo de P&D”.

Nokia

Embora a Nokia não seja a gigante dos celulares há 15 anos, ainda está tomando medidas para um futuro de 5G. Em julho deste ano, anunciou uma parceria de US$ 3,5 bilhões com a T-Mobile, que inclui o aproveitamento do espectro de 600 MHz da T-Mobile para apoiar sua rede 5G. Telefones 5G desta parceria são esperados para 2019.

i nokia 7 1 dual sim niebieski - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
O Nokia X7 é o modelo topo de linha da empresa.

A Nokia também se beneficiará da 5G de outras maneiras. Além da Qualcomm e da Ericsson, a empresa detém os direitos de patente da tecnologia 5G e pode faturar até US$ 3,50 por smartphone 5G vendido.

ZTE

Enquanto o futuro da ZTE nos EUA é incerto devido a uma proibição recente (agora suspensa) em seus telefones porque a empresa violou as sanções comerciais, sabemos que a companhia telefônica chinesa tem trabalhado em telefones 5G.

Em fevereiro de 2017, a empresa demonstrou seu telefone Gigabit, que era capaz de obter uma conexão sem fio de 1 gigabit por segundo (cerca de 50 vezes mais rápida que a velocidade média celular dos EUA). Mas o telefone foi trazido para a feira MWC naquele ano como uma maneira de promover a prontidão 5G da ZTE – uma prova de conceito, não era um telefone de verdade.

ZTE Nubia X 6 740x473 1 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados
O Nubia X é o modelo mais recente da ZTE.

No MWC deste ano, a empresa disse que pretende ligar os telefones 5G no final de 2018 ou no início de 2019, mas seguiu-se com uma previsão de “final de 2019”.

5gb9 1 - Smartphones 5G: confira a lista de dispositivos que serão lançados

Receba Notícias por E-mail:

Share via