Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows

qualcom snapdragon 8cx chip render.0 990x660 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
O Snapdragon 8cx, de apenas 7 nanômetros, promete revolucionar a indústria de PCs sempre conectados

No terceiro e último dia da Qualcomm Summit 2018, entenderemos quais problemas a Qualcomm deseja solucionar na indústria de computadores e notebooks. Na apresentação de hoje, a fabricante de chipsets anunciou seu mais novo processador para PCs sempre conectados: o Snapdragon 8cx.

O que é um “Always on, Always connected PC”

Snapdragon 8cx Reference Design Front 980x620 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
Modelo de referência de um notebook com Snapdragon 8cx

“Salvamos o melhor para o final”, afirma Sanjay Mehta, vice presidente sênior da divisão de produtos de computação da Qualcomm, ao começar a falar sobre o ecossistema de PCs sempre conectados, que são o foco do terceiro dia da Qualcomm Summit 2018.

Antes de começarmos a falar sobre as novidades trazidas pela Qualcomm para este segmento, é preciso que saiba o que significa ser um “Always on, Always connected PC”, ou, simplesmente, um PC sempre conectado. Confira alguns itens essenciais para este tipo de produto:

  • Ter bateria que dura vários dias;
  • Poder ser ligado e acessado de maneira instantânea;
  • Permanecer conectado mesmo em standby;
  • Oferecer conectividade contínua;
  • Velocidade de LTE extremamente rápida;
  • Ciente de localização;
  • Ser fino, silencioso e bem resfriado.

Anunciados em 2017, os computadores Windows com processadores da Qualcomm se tornarão ainda mais importantes num mundo com redes 5G – lembrando que estes ainda não suportam 5G, apenas 4G. Dentro destes notebooks e computadores all-in-one, estavam chipsets como o Snapdragon 845 e o Snapdragon 850, que são eficientes e ao mesmo tempo, poderosos.

Snapdragon 8cx é o novo processador para PCs sempre conectados

12 1 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
Sanjay Mehta segura o novo e minúsculo chipset

Com foco em bateria, performance e conectividade, o novo processador Qualcomm Snapdragon 8cx é projetado especificamente para o uso em PCs sempre conectados.

A ideia que move o novo processador é a proporcionar o desenvolvimento de computadores portáteis com Windows 10, com baterias que durem dias e performance extrema.

Aqui, temos o primeiro processador de 7 nanômetros destinado a um computador. O Snapdragon 8cx está, de acordo com a Qualcomm, muito à frente dos concorrentes neste segmento.

2 1 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
Miguel Nunes, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, explica o quão extremo é o novo processador

A GPU presente no Snapdragon 8cx é a monstruosa Adreno 680, a mais potente já produzida pela Qualcomm. Com duas vezes mais performance que os chipsets de gerações anteriores, a GPU Adreno 680 consegue ser até 3.5 vezes mais rápida do que a plataforma anterior – Snapdragon 835. A GPU do Snapdragon 8cx também consome menos energia, sendo 60% mais eficiente que a GPU do processador Snapdragon 850.

E no que diz respeito a CPU, a Kryo 495 – que tem 10 MB de cache – é cerca de duas vezes mais rápida do que a concorrência deste segmento (Intel). Além disso, ela dispensa o uso de ventoinhas ou sistemas de resfriamento avançados.

5 1 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
O primeiro processador de 7 nanômetros para PC

Dentro do Snapdragon 8cx, temos também o modem X24 LTE, que está presente no Snapdragon 855 anunciado esta semana. Isto significa dizer que temos o potencial de atingir até 2 Gbps de velocidade.

Segundo a Qualcomm, o chipset conseguirá manter o PC sempre conectado longe da tomada por dias. É claro, vale lembrar que a duração da bateria deve variar de acordo com o projeto dos fabricantes.

Outras tecnologias suportadas pelo Snapdragon 8cx são: Qualcomm Aqstic, para melhorar a performance do sistema de áudio; Qualcomm Quick Charge 4+, a última geração do carregamento rápido da Qualcomm; e, por fim, Qualcomm aptX HD para garantir uma melhor qualidade de som.

4 1 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
O Snapdragon mais rápido de todos os tempos

Ah, e, o Snapdragon 8cx também está bem adaptado para as assistentes pessoais Amazon Alexa e Microsoft Cortana. Além disso, o chipset suporta USB-C 3.1 de segunda geração e PCI-E de terceira geração.

Por fim, vale destacar que o Snapdragon 8cx permitirá que os PC sempre conectados suportem até dois monitores de resolução 4K com HDR externos e até mesmo o Windows 10 Enterprise.

Lenovo e os notebooks all-in-one

lenovo yoga c630 wos 1000x563 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
Lenovo Yoga C630 WOS é resultado da parceria entre as empresas

A Lenovo é uma grande parceira da Qualcomm, responsável por desenvolver o primeiro Moto Snap com 5G para o Moto Z3, e muitos outros notebooks e acessórios. Outro grande exemplo é o Lenovo Yoga C630 WOS, um notebook all-in-one com bateria que promete durar dias.

De acordo com Matt Bereda, vice presidente da divisão de marketing global dos computadores, tablets e dispositivos inteligentes da Lenovo, a empresa está focando em desenvolver soluções para seus PCs nos campos da linguagem natural (compreensão da voz do usuário e voz de computador), conectividade móvel (soluções para manter o PC conectado a todo o tempo, em alta velocidade), optimizações de inteligência artificial (recursos para a realização de tarefas de forma automática, rápida e consciente), segurança e privacidade e, claro, integração total à nuvem.

Quando veremos o Snapdragon 8cx em ação

1345 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows
Por enquanto, devemos esperar

Segundo a própria Qualcomm, o Snapdragon 8cx já está sendo enviado para as principais fabricantes e desenvolvedoras de computadores e notebooks. No entanto, é esperado que estes só fiquem prontos a partir do terceiro trimestre de 2019.

“Como a plataforma mais rápida da linha Snapdragon, o Snapdragon 8cx permitirá que nossos consumidores ofereçam uma podera experiência de computação”

“Como a plataforma mais rápida da linha Snapdragon, o Snapdragon 8cx permitirá que nossos consumidores ofereçam uma poderosa experiência de computação com bateria que dura vários dias e conectividade multi-gigabit em novos designs finos, leves e sem ventoinhas para consumidores e empresas”, afirma Alex Katouzian, vice presidente sênior e gerente geral da divisão mobile da Qualcomm.

Enquanto estes produtos não são anunciados, continue acompanhando o Showmetech para ser avisado sobre estas e mais novidades. Ah, e, não esqueça de nos seguir nas principais redes sociais.

Abaixo, você confere nosso vídeo-resumo sobre o Snapdragon 855, anunciado esta semana. Em apenas três minutos, você descobre todo o potencial do novo chipset voltado para smartphones e tablets:

Leia também

Snapdragon 855: as vantagens que o processador trará para fotos e vídeos

qualcom snapdragon 8cx chip render.0 - Snapdragon 8cx é o novo processador da Qualcomm para PCs com Windows

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via