Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables

qualcomm snapdragon wear cover 2 990x495 - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Empresa americana quer aumentar a popularidade da plataforma Snapdragon Wear, e não está medindo esforços para isso. Entenda a estratégia da Qualcomm para fazer isso acontecer

4G/5G Summit está acontecendo em Hong Kong, entre os dias 22 e 24 de outubro, e a Qualcomm anunciou ontem (23) que está fechando parcerias com empresas líderes do segmento de mercado de wearables. Para acelerar o crescimento desse ecossistema, a empresa foca em aumentar sua plataforma para relógios inteligentes, a Snapdragon Wear. 

Com o recém lançado Snapdragon Wear 3100, as novas colaborações visam dar apoio aos fabricantes para que consigam desenvolver rapidamente dispositivos vestíveis apoiados na plataforma da empresa americana. Explicamos nesse artigo os frutos que essas parcerias podem trazer, e quais empresas já trabalham com a Qualcomm.

Foco na produção

A empresa americana está trabalhando com fabricantes líderes do mercado de ODMs (empresas que fabricam produtos que levarão a marca de outra companhia) e seus principais players. São elas: Compal Eletronics, Longcheer, Huaquin, Thundersoft, Franklin Wirelesss e Smartcom.

Desde sua entrada no mercado de relógios inteligentes, a Qualcomm trabalha em conjunto com seus clientes com o objetivo de lançar mais de 200 dispositivos até 2020, o que significa praticamente colocar no mercado um produto novo por semana.

qualcomm snapdragon wear cover 1 - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Empresa está focada em oferecer grande quantidade de produtos

Panjak Kedia, Diretor Sênior de Marketing da Qualcomm, disse que o mercado de wearables é entusiamante, e ele vem crescendo rapidamente. Ele ressaltou que a plataforma Snapdragon Wear traz inovações importantes em detecção inteligente e conectividade, transformando os segmentos smartwatch, kid watch, e smart tracking.

Ele ainda fez questão em destacar a importância das novas parcerias:

“Trabalhar em colaboração com os principais ODMs e players do segmento é essencial para expandir esse ecossistema de dispositivos vestíveis e ajudar nossos clientes (empresas parceiras) a trazer produtos inovadores para consumidores em todo o mundo.”

As alianças fechadas vão permitir que novas tecnologias sejam lançadas, e o maior privilegiado com isso será o consumidor. A união vai permitir uma atualização de tecnologias já existentes, e também o desenvolvimento de novidades que vão impulsionar o mercado. A Qualcomm deu mais detalhes do que está por vir.

Parcerias vão impulsionar mercado de relógios inteligentes

O anúncio das parcerias foi feito apenas ontem, mas é claro que tudo isso já estava sendo acordado há muito tempo. A Qualcomm inclusive já divulgou as novidades que essas alianças podem trazer. Com as várias parcerias fechadas ao mesmo tempo, será possível:

  • diminuir o tempo de desenvolvimento de relógios e pulseiras inteligente;
  • melhorar produtos produzidos para crianças;
  • fazer melhorias em dispositivos que se conectam às redes 4G;
  • e até mesmo um melhor uso do GPS nesses produtos.
wear h1 - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Alianças fechadas com diversas fabricantes podem mudar mercado de smartwatches

Tempo de desenvolvimento reduzido

Lançado em setembro desse ano, o Snapdragon Wear 3100 permite um consumo baixo de energia, projetado para oferecer novas experiências no Wear OS. Qualcomm revelou que trabalhou de perto nos projetos de referências baseados no Snapdragon Wear 3100  da Compal Eletronics e Longcheer.

summit 9 920x518 - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Montblanc Summit 2 é o primeiro relógio que possui o Snapdragon Wear 3100. Fonte: Trusted Reviews

Essa parceria resultou em um menor tempo de fabricação de novos produtos, sem deixar a qualidade de lado. Os projetos de referência da Compal Electronics e Longcheer são idealizados para permitir que  o tempo de desenvolvimento de uma próxima geração seja reduzido. As duas empresas envolvidas disseram que estão empolgadas com a parceria com a Qualcomm, eque novos projetos  já estão sendo trabalhados.

Mas essas parcerias não devem afetar apenas usuários mais velhos, e as crianças também devem ser privilegiadas com os “frutos” dessa união.

Transição acelerada de relógios 2G para 4G kid

Lançada no meio desse ano, a Qualcomm  anunciou um processador (também chamado pela empresa de plataforma) que seria voltado smartwatches infantis, e ele seria nomeado de Snapdragon 2500. Mas muitos desses modelos de relógios inteligentes ainda usam a rede 2G, e a empresa americana quer mudar isso.

Trabalhando de perto com as ODMs Huaqin e Thundersoft, a Qualcomm disse que vai ajudar a acelerar a transição do 2G para o 4G kid, e assim as crianças poderão ter acesso às novas tecnologias por meio de relógios inteligentes. Os projetos foram baseados na plataforma projetada para produtos lançados para crianças.

30146 4a6bba38560aa1bbf958969661c238e0 - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Um dos focos também será levar o 4G para os relógios inteligentes infantis

Huaqin disse que está animada para entrar de vez no segmento de relógios inteligentes, e vai trabalhar para trazer projetos atraentes com conectividade 4G LTE na China e no resto do mundo, usando a plataforma Snapdragon Wear 2500Já a Thundersoft ressaltou o crescimento do mercado de smarwatches, e que as plataformas da Qualcomm irão ajudar as empresas a reduzir o custo e o tempo de desenvolvimento.

Mas as parcerias não irão focar apenas na redução no tempo e custo do produto, mas também em um melhor uso de tecnologias já existentes. A empresa americana também buscou parceiras para melhorar o uso do GPS  em relógios inteligentes.

Melhor uso do GPS para uma maior segurança

O setor de rastreamento inteligente está crescendo à medida que as operadoras aumentam a cobertura das redes de internet móvel, e isso possibilita um melhor uso do GPS em relógios inteligentes, já que para funcionar e enviar informações ele precisa de uma conexão com internet.

Qualcomoferece suporte ao segmento de rastreamento inteligente para produtos utilizados por crianças, animais de estimação, idosos e até mesmo objetos de valor. Mas para funcionar, esses produtos precisam ser idealizados nas plataformas Snapdragon Wear 1100 e 1200. Para ampliar a abrangência, a empresa disse que vai trabalhar com as empresa Franklin Wireless, Meig, Borqs Arima. 

untitled 6 1498624022 yimK column width inline - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Produtos com rastreadores inteligentes não ficaram de fora

A Franklin Wireless é líder de mercado em soluções de rastreamento inteligente, e está entusiasmada com a colaboração com a Qualcomm. Também foi falado que os trabalhos já começaram, para que lançamento dos novos produtos baseados na plataforma da fabricante de processadores sejam feitos o mais rápido possível. Com isso, ambas esperam fornecer uma solução de rastreamento completo e pronto para uso.

E por fim, a Qualcomm anunciou que vai ajudar a acelerar a implantação da rede 4G em relógios inteligentes, para que eles não fiquem nem mesmo um minuto desconectados.

Todos os relógios inteligentes conectados

Com cada vez mais relógios inteligentes sendo lançados, muitos deles ainda não conseguem se conectar às redes 4G porque elas ainda não estão em todos os lugares. Se essas redes de dados móveis possuíssem uma maior cobertura, seria possível a implantação de novas tecnologias.

Qualcomm disse que está trabalhando com a Smartcom para que as redes possam ser integradas em mais lugares. Isso vai ajudar para que os relógios inteligentes a estarem conectados a todo tempo, permitindo um melhor uso. A plataforma Snapdragon Wear também seria melhor aproveitada.

huaweiwatch2 1502749870 CofI column width inline - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Maior cobertura do 4G em relógios inteligentes é io que a empresa deseja trabalhar, também

Todos esses investimentos significam que a Qualcomm deseja popularizar de vez a plataforma de dispositivos relógios inteligentes, e não está medindo esforços para que isso aconteça. A estratégia usada é brilhante.

Qualcomm busca dar mais visibilidade ao Snapdragon Wear

A empreitada usada pela empresa é bastante inteligente, pois se unir a fabricantes de sucesso no mercado de relógios inteligentes  para todos eles usarem uma mesma plataforma é uma ótima técnica para aumentar a abrangência no mercado.

Qualcomm Snapdragon Wear 2100 - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables
Empreitada no mercado de relógios inteligentes é arriscada, mas deve dar certo

A empresa possui um histórico de sucesso no mercado de smartphones, e praticamente todas as fabricantes de celulares existentes hoje utilizam os processadores fabricados por ela. Resta saber se o investimento no mercado de relógios inteligentes terá tanto sucesso quanto o citado anteriormente, mas esse não deve ser um investimento errado.

Fonte: Qualcomm

qualcomm snapdragon wear cover 2 - Snapdragon Wear: Qualcomm anuncia investimento em wearables

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via