Spatial: a plataforma que cria salas de reunião em Realidade Virtual está gratuita para todo mundo

spatlal salas de reunião RV
Com o Spatial, você cria salas de reunião em Realidade Virtual podendo até mexer em objetos do ambiente virtual

Com o distanciamento social devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), muitas empresas optaram por reuniões online através de ferramentas como Zoom, Skype ou Google Meet. Nos últimos dias, outras plataformas começaram a ganhar a popularidade. É o caso da Spatial, uma ferramenta que permite criar salas “espaciais” de reunião em Realidade Virtual (RV).

O Spatial é muito mais avançado do que aplicativos de videochamadas, pois permite que o usuário veja seus colegas de trabalho (em formato de avatar) em salas personalizadas com objetivos, como computador, mesa, quadros, entre outros. Também é viável compartilhar projetos de modelos 3D, vídeos, imagens e PDFs em 2D. E o melhor: tudo pode ser tocado virtualmente, ou seja, é possível trocar uma cadeira de lugar, por exemplo. No final de uma reunião de trabalho, você ainda consegue fazer um happy hour diretamente no Spatial.

Como funciona o Spatial

O Spatial é uma startup criada em 2016 com sede em Nova York e San Francisco, nos Estados Unidos. Para usar a plataforma, é recomendado o uso de fones de ouvido de realidade mista, como o HoloLens, da Microsoft, Oculus Quest ou Nreal’s Light.

Avatares em uma sala de reunião na plataforma Spatial
Avatares em uma sala de reunião na plataforma

No site da empresa, você precisa criar uma conta e desenvolver o seu avatar em 3D, que estará presente nas salas de reunião. Ao criar um ambiente, o Spatial permite que o usuário coloque informações para deixá-la personalizada durante as conversas. Além de todas as funcionalidades na sala, o seu avatar consegue falar, se mover e até cumprimentar os outros participantes.

Assim como os concorrentes, os criadores do Spatial viram o uso de plataforma aumentar significativamente devido à quarentena.

“À luz da Covid-19, tivemos uma demanda intensa – um aumento de cerca de 1.000%”

disse Anand Agarawala, CEO e co-fundador do Spatial.
Equipe fazendo happy hour através da plataforma da spatial
Equipe fazendo happy hour através da plataforma

Acesso gratuito

Com a alta demanda, o Spatial agora está mais acessível para todo mundo. Primeiro, a empresa está liberando o acesso à plataforma sem custos e sem a necessidade de usar dispositivos de Realidade Aumentada (AR) ou Realidade Virtual (RV). Empresas e usuários podem criar apenas um link para acessar via navegador através do notebook, desktop e smartphones Android e iPhone

Os interessados podem ter acesso gratuito fazendo um cadastro no site da empresa. O Spatial não divulgou uma data para o término do acesso grátis. Com essa estratégia, o serviço pretende atrair o público que busca algo mais inovador do que o Zoom.

Fontes: Engadget; VentureBeat; Wired.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter