Com Starlink, SpaceX quer levar internet para aviões, caminhões e barcos

Com starlink, spacex quer levar internet para aviões, caminhões e barcos
SpaceX solicita ao FCC permissão para levar internet para aviões, caminhões e barcos. Elon Musk afirma que não vai conectar veículos de passeio, como os Tesla, ao Starlink

A SpaceX revelou que quer que sua rede de satélites Starlink leve internet para aviões, caminhões e barcos. O sistema, que atualmente entrega internet de 150Mbps para residências, teve na sexta feira uma aplicação enviada para a FCC, agência de comunicação federal dos EUA, para que a internet fornecida pelo sistema também possa chegar em veículos.

Internet para aviões e a SpaceX

Internet para aviões 1
A antena necessária para usar a internet fornecida pela Starlink.

Segundo a SpaceX, a população em geral não está mais disposta a ficar sem internet enquanto se locomove, e por isso quer disponibilizar a opção de internet para aviões, caminhões e barcos. Porém, uma limitação da tecnologia de recepção do sinal da Starlink também ficou aparente na aplicação: ela depende da instalação de uma antena parabólica no lugar onde a internet está contratada para ser recebida, e a instalação em veículos irá depender de profissionais especializados, que entendam a radiação das antenas e como aplicar de forma que fique mais seguro para o público em geral.

Um problema em potencial que pode ocorrer também com a internet para aviões, caminhões e barcos da Starlink é que a tecnologia usa algumas ondas de rádio também usadas por localizações da NASA e observatórios astronômicos, o que fez com que a SpaceX concordasse que caso um veículo com o Starlink instalado passe perto desses lugares, o sinal será cortado para não atrapalhar as atividades realizadas nele.

No Twitter,o CEO da SpaceX, Elon Musk também falou sobre o plano de trazer internet para veículos, e explicou que a tecnologia não irá ser compatível com os carros da Tesla.

O Starlink está com inscrições abertas para quem mora nos EUA e quiser testar a tecnologia, porém ela só está disponível em lugares específicos por hora. A previsão da chegada dela nos Estados Unidos inteiro é para o final desse ano.

Acompanhe as notícias da SpaceX, como o lançamento da Crew-1, aqui no Showmetech!

Fonte: PCMag

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário