Conecte-se conosco
kone elevator - Supercorda foi criada para que superprédios tenham superelevadores

Ciência e Tecnologia

Supercorda foi criada para que superprédios tenham superelevadores

UltraRope ,ou supercorda, foi criada para que super prédios tenham super elevadores atingindo novas alturas.

kone elevator 720x508 - Supercorda foi criada para que superprédios tenham superelevadores

Quando pensamos nos prédios mais altos do mundo, poucas pessoas lembram de peças fundamentais, que são os elevadores. Ocorre que os prédios ficam cada vez mais altos e os elevadores precisam acompanhar este movimento. O problema é que existe um limite.

Quanto mais alto o elevador chega, maiores são as cordas que o sustentam. Algumas alturas são tão grandes que é preciso adicionar mais cordas para suportar o peso das próprias cordas. Fatores que tornavam o sistema inviável para grandes alturas devido ao aumento de peso.

kone grafico elevador - Supercorda foi criada para que superprédios tenham superelevadores

Até pouco tempo atrás elevadores para alturas acima de 500 metros não eram possíveis. Após nove anos de rigorosos testes, a empresa Kone finalmente está trazendo ao mercado uma supercorda chamada UltraRope. Este novo produto pesa apenas 15% do que pesam seus antecessores e tem o dobro de vida útil. Com esta nova corda será possível levar elevadores para até 1 quilômetro de altura.

A UltraRope já foi selecionada para ser utilizada nos elevadores do The Kingdom Tower (A Torre do Rei), em Jeddah, na Arábia Saudita, que está com a inauguração prevista para 2020. Neste caso o equipamento fará uma subida de 660 metros dos quase mil que o prédio terá e será um elevador duplo, com duas cabines, uma sobre a outra, se deslocando em até 10 metros por segundo, ou seja, na descida é praticamente uma queda livre sem aceleração.

Fonte: Inovação Tecnológica

Continue lendo
Advertisement

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde.
Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários
Subir