Captura de tela do swift playgrounds 4

Swift Playgrounds 4 permite desenvolvimento de apps via iPad

Avatar of victor pacheco
Nova versão de software de desenvolvimento de apps permite envio de todo o trabalho para a App Store por tablet da empresa

Com sua primeira versão aparecendo em 2014, durante a WWDC, a Apple lançou agora o aguardado Swift Playgrounds 4. Com foco em permitir o desenvolvimento de aplicativos que mais tarde serão enviados para a App Store, a nova versão já pode ser baixada por todos os desenvolvedores que trabalham com iOS e iPadOS. Será possível criar aplicativos tanto para iPhone quanto para iPad, em um mesmo software.

A grande novidade fica por conta do envio da aplicação diretamente para a loja de aplicativos da Apple, além de você também conseguir acessar todos os projetos por meio de um mesmo iPad. Dessa forma, você pode começar, trabalhar em todos os códigos e ainda realizar o envio para a App Store, no mesmo dispositivo. Veja os detalhes agora mesmo.

Swift Playgrounds 4 está finalmente disponível

Ganhando pouco destaque durante a WWDC deste ano, a Apple realizou o lançamento do aguardado Swift Playgrounds 4 para desenvolvedores, professores e aspirantes a profissionais. Focado em permitir que você faça tudo por meio do iPad, desde a primeira etapa até o envio para a App Store, a empresa realizou uma coletiva de imprensa para explicar todas as novidades do software de desenvolvimento de apps para iOS/iPadOS.

“Bons aplicativos são desenvolvidos de boas ideias, então estamos lançando o a nova versão do Swift Playgrounds para que as pessoas possam realizar o desenvolvimento de apps em um só aparelho.”

Wiley Hodges, Diretor de Marketing de Produto da Apple

Anteriormente, por mais que realizasse todo o desenvolvimento de apps em um iPad, os profissionais precisavam realizar o envio de seu trabalho por meio de um Mac com o Xcode, utilizando esta opção como ponte de finalização. Baixe agora mesmo em seu iPad e/ou dispositivo Mac:

Quais novidades marcam o lançamento?

Com o conceito de que você faça tudo em um só dispositivo, a grande novidade do Swift Playgrounds 4 fica por conta do envio para a App Store diretamente pelo iPad. Isso vale para todo o processo em si, como o envio de captura de telas, definição de ícones, nome etc. Veja o exemplo abaixo:

Envio de projeto de app sendo feito por swift playgrounds 4
Não é mais necessário realizar o envio de seu projeto por meio de um Mac.
(Foto: Apple/Divulgação)

Você que trabalha com programação, já passou muito tempo colocando todos os códigos para só em seguida ter uma prévia de como tudo ficará? Isso acaba com o Swift Playgrounds 4. Dessa forma, enquanto coloca tudo na aba de códigos, é possível ver como seu projeto será visto pelos usuários.

Prévia de desenvolvimento de apps no swift playgrounds 4
Já pensou em ver uma prévia em tempo real de seus projetos?
(Foto: Apple/Divulgação)

Outra grande novidade é que com a nova versão do software de desenvolvimento de apps, também é possível ter acesso a uma galeria onde todos os seus projetos ficam salvos. Deixe de andar com um pendrive com pastas onde tudo fica guardado, uma vez que nem sempre é possível abrir estes arquivos em vários dispositivos.

Galeria de projetos no swift playgrounds 4
Galeria de projetos no Swift Playgrounds 4 está disponível para todos os usuários.
(Foto: Apple/Divulgação)

A Apple também citou que o Swift Playgrounds 4 conta com um sistema que prevê e sugere os códigos que você usará em seguida, para que o desenvolvimento de apps seja ainda mais rápido. O recurso funciona de forma semelhante ao que temos no Gmail, com a inteligência dando sugestões sobre o que estamos escrevendo e assim, o trabalho seja finalizado em um menor tempo. Apenas os códigos que estão publicados de forma pública serão exibidos nesta funcionalidade.

Um guia em PDF com os primeiros passos para desenvolver aplicativos pelo iPad está disponível. No momento, o documento segue em inglês, mas em breve estará traduzido para todos os 45 idiomas que a Apple oferece suporte para o software de desenvolvimento de apps.

Um mesmo projeto em dois dispositivos diferentes

Você já teve uma ideia que começou no papel e mais tarde foi salva no computador? Se for do tipo de profissional que gosta de trabalhar com múltiplos dispositivos em seu dia a dia, vai ser fazer um bom uso desta funcionalidade do Swift Playgrounds 4. A nova versão do software permite que um mesmo projeto que foi iniciado em um iPad possa ser continuado em seu MacBook ou Mac de mesa. E vice e versa.

Um mesmo projeto em dois dispositivos diferentes
Será possível começar um projeto no iPad e continuar no Mac.
(Foto: Apple/Divulgação)

Dessa forma, se estiver na rua ou até mesmo em um espaço de coworking e contar apenas com o iPad perto, basta iniciar o projeto. Quando chegar em casa, basta sincronizar a mesma conta Apple no Swift Playgrounds 4 para notebooks e computadores fabricados pela empresa da maçã e pronto, continuar o trabalho.

Foco em educação

Com o mercado de tecnologia extremamente em alta, a Apple também espera que os professores usem o Swift Playgrounds 4 dentro da sala da aula. Permitindo que uma prévia em tempo real seja exibida, é possível explicar não apenas a importância de cada código na teoria, mas também mostrar possíveis erros na prática. Também é possível aprender a desenvolver aplicativos do zero por meio do conteúdo que está disponível no Swift Playgrounds 4.

Captura de tela do swift playgrounds 4
Apple também espera que nova versão seja utilizada em salas de aula (Foto: Apple/Divulgação)

Além da interface SwiftUI, também é possível utilizar a UIKit, caso tenha uma maior facilidade com esta opção. Gosta dos pacotes SPM (Swift Package Manager ou Gerenciador de Pacotes Swift)? A empresa também está entregando o suporte para isso no Swift Playgrounds 4, o mesmo valendo para os principais frameworks para acessar Bluetooth e usar o SpriteKit para a criação de um jogo.

O software está atualmente com Swift 5.5 e você pode usar o Concurrency para computação distribuída. Agora, é hora dos profissionais que trabalham com desenvolvimento de apps testarem todas as novidades para sabermos se as expectativas foram superadas. O que acha da ideia de criar um aplicativo diretamente do iPad, incluindo o envio para a App Store? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Nesta semana, a Apple também realizou o lançamento do iOS 15.2, focado em entregar uma maior segurança e privacidade para os usuários. Confira detalhes:

Fonte: Apple

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados