Smart tv exibindo paisagem montanhosa com janela de vidro ao fundo.

Veja as vantagens da smart TV TCL PREMIUM 4K QD-Mini LED C8K

Avatar de victor pacheco
Sucessora da C7K, smart TV conta com design zero bordas, som premium, Android TV, recursos para gamers e controle com microfone integrado. Conheça todas as especificações

Dois meses após lançar a C7K no Brasil, a TCL trouxe a C8K para o Brasil, focada no mercado ainda mais premium. O modelo conta com resolução 4K e sua principal novidade em relação ao modelo de junho é o design com zero bordas, além de um novo processador para a entrega de melhores imagens. Veja todos os detalhes agora mesmo:

Design

C8k da tcl instalada na sala de estar de uma casa
Modelo já pode ser comprado no Brasil (Foto: Divulgação/TCL)

A maior novidade da C8K em relação à sua antecessora, a C7K, está no design focado em zero bordas pretas, que leva o nome oficial de ZeroBorder. A TCL cita que a o acabamento em alumínio tem apenas 4 milímetros de espessura, ideal para ser colocada como um item de decoração que não chama tanta atenção na sala.

Bordas da c8k da tcl
Bordas da C8K (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Apesar de contar com a base para ser colocada em um móvel, a TCL PREMIUM 4K QD-Mini LED TV C8K também conta com a furação VESA para ser colocada em um suporte. Outro detalhe está em seu corpo feito totalmente de metal, incluindo o acabamento do controle remoto. O acessório conta com atalhos para serviços de streaming de vídeo, YouTube e também o serviço de IPTV gratuito TCL Channels, além de ter um microfone integrado para ativar o Google Assistente.

Controle remoto da smart tv c8k da tcl
Controle remoto da smart TV C8K (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Tela

Tela da smart tv c8k da tcl
Tela da smart TV C8K da TCL é extremamente brilhante (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

A C8K será lançada no Brasil com dois tamanhos de tela QLED: 85″ e 98″. Ambas chegam ao Brasil ainda em 2025, mas o modelo maior desembarca por aqui apenas em outubro. De todas as formas, a linha segue entregando a resolução 4K a seus clientes, mas agora conta com um novo painel, que leva o nome de CrystGlow WHVA.

Esse painel CrystGlow WHVA usa tecnologias avançadas para resolver problemas comuns do dia a dia. Por exemplo, ao assistir a um filme com cenas no espaço, o incrível contraste é resultado da combinação do painel do tipo WHVA, que é naturalmente excelente para criar pretos profundos, com a retroiluminação QD-Mini LED.

Detalhes de tela da c8k da tcl
(Foto: Divulgação/TCL)

Essa tecnologia funciona como milhares de minúsculas luzes controladas com precisão para evitar aquele tom “acinzentado” no escuro, fazendo cada estrela brilhar intensamente. Para os dias ensolarados, o filtro antirreflexo “CrystGlow” reduz o incômodo reflexo da janela na tela.

Além disso, o painel foi aprimorado para que, mesmo com a família toda no sofá, quem estiver no canto veja as cores vibrantes, melhorando o ângulo de visão. Quando o modo HDR+ está ativado, o pico de brilho da tela pode chegar a até 5.000 nits (a C7K tem pico de brilho de 3.000 nits). Isso foi possível devido ao modelo lançado hoje ter 3x mais zonas de iluminação do que seu antecessor.

Detalhes de brilho da c8k da tcl
(Foto: Divulgação/TCL)

E para quem adora a ação de games ou esportes, a fluidez impressionante, sem borrões na imagem, é garantida pela alta taxa de atualização de 144Hz, que deixa cada movimento nítido e suave. A TCL também informa que, quando o Gaming Mode está ativado, a smart TV pode chegar a 288Hz de taxa de atualização.

Áudio

Detalhes de áudio da c8k da tcl
(Foto: Divulgação/TCL)

Seguindo a parceria vista na C7K, a empresa Bang & Olufsen foi a escolhida para o lançamento da C8K. A ideia aqui é ter uma parceira de som que certifica a ótima qualidade sonora em diversas ocasiões. Os alto-falantes são revestidos com alumínio e certificados pela empresa dinamarquesa antes da fabricação acontecer. A potência sonora é de 90W e a C8K pode ser conectada com soundbars da TCL para funcionarem como um só aparelho e trazer uma imersão sonora ainda maior.

Há também, o Beosonic, que funciona como uma ferramenta que altera o som conforme o usuário está se sentindo no momento. Basta mover o dedo pela interface circular da Bang & Olufsen, que em seguida podem ser guardados para outra vez. A ideia é personalizar a experiência sonora conforme os gostos do usuários e fugir dos modelos padrões.

Beosonic da tcl
(Foto: Divulgação/TCL)

Outro detalhe que coloca a smart TV como modelo premium é o suporte para Dolby Atmos, que trata os sons como “objetos” individuais, em vez de limitá-los a canais específicos. Isso permite que os criadores de conteúdo posicionem e movam os sons com precisão em um espaço tridimensional ao seu redor. O resultado é uma cúpula de áudio imersiva, com sons vindo de todas as direções, inclusive de cima. Essa tecnologia faz você se sentir no centro da ação, aumentando drasticamente o realismo.

Detalhes de áudio da sucessora da c7k, a c8k
(Foto: Divulgação/TCL)

Ela também traz suporte ao DTS Virtual:X. Essa é uma tecnologia de áudio que cria uma experiência de som surround 3D imersiva sem a necessidade de caixas de som adicionais. Utilizando apenas os alto-falantes da TV ou de uma soundbar, ele processa o áudio para simular sons vindos de todas as direções, inclusive de cima. Isso resulta em um áudio mais envolvente, com diálogos mais claros e uma maior sensação de profundidade, fazendo com que filmes e jogos soem muito mais realistas.

Processador

Processador tsr aipq
Processador TSR AiPQ chega com diversos recursos de IA (Foto: Divulgação/TCL)

A C8K também chega ao mercado com um processador diferente do presente na C7K, este que leva o nome de TSR AiPQ. Ele fica responsável por analisar e otimizar a qualidade da imagem em tempo real para fazer melhorias na imagem.

Utilizando algoritmos de inteligência artificial (IA), ele funciona como um especialista em imagem dentro da sua televisão, ajustando de forma inteligente cada cena que você assiste para entregar o melhor resultado possível.

a TCL cita que o processador consegue reconhecer cenas mais escuras e, automaticamente, consegue melhorar o conteúdo em tempo real para que você consiga ter a melhor imagem. A ideia leva o nome de Resposta transitória para que os filmes fiquem ainda mais nítidos.

Resposta transitória da c8k
Antes e depois da Resposta transitória (Foto: Divulgação/TCL)

Já falando do algoritmo biônico de iluminação dinâmica, o processador consegue analisar os píxeis de conteúdos abaixo da resolução 4K para que os consumidores tenham a melhor experiência. Combinados com as características de percepção humana e informações de píxel de imagem, o processador faz o aprimoramento para que você veja uma imagem próxima do 4K, mesmo que a fonte de mídia não tenha esta resolução.

Além disso, a tecnologia MEMC (Motion Estimation, Motion Compensation) reduz o desfoque em cenas de movimento rápido, como esportes e filmes de ação. Essa funcionalidade garante que as transições entre quadros sejam suaves e naturais, evitando rastros indesejados e melhorando a fluidez das imagens.

A empresa também conseguiu implementar recursos interessantes de IA que fazem a diferença. São eles:

  • AI HDR: Suporta múltiplos formatos de HDR, como Dolby VisionHDR10+ e HLG, aprimorando a qualidade das imagens ao tornar as cores mais vibrantes e os destaques mais brilhantes. Além disso, converte conteúdo SDR para HDR, proporcionando uma experiência visual mais rica.
  • AI Scene: Reconhece automaticamente o conteúdo exibido e ajusta as configurações de imagem para otimizar a qualidade, garantindo uma aparência confortável e de alta qualidade para diferentes tipos de conteúdo;
  • AI Contrast: Ajusta automaticamente o contraste da imagem, destacando detalhes em cenas escuras ou brilhantes e proporcionando uma visualização mais vívida e agradável;
  • AI Color: Analisa e ajusta parâmetros como volume, saturação e contraste das cores, recriando tons vibrantes de forma realista e artística, o que resulta em imagens com mais de um bilhão de tonalidades distintas;
  • AI Clarity: Reconstrói detalhes ausentes na imagem, aprimorando a nitidez e reduzindo ruídos indesejados. Além disso, realiza upscaling de conteúdo 2K para 4K, garantindo maior clareza e precisão nos detalhes;
  • AI Motion: Detecta objetos que estejam se movimentando rapidamente e calcula a ação em termos de taxa de quadros, oferecendo imagens suaves e sem desfoques.

O conceito central “AI Agent” atua como um cérebro que otimiza as principais funções da TV, divididas em quatro pilares: qualidade de imagem, qualidade de som, interação e geração de conteúdo. Para a imagem e o som, a TV utiliza seu processador AiPQ, que, alimentado por um vasto banco de dados, ajusta as cenas em tempo real, aprimorando o brilho, contraste e cores da tecnologia QD-Mini LED e otimizando o áudio dos sistemas Onkyo ou Bang & Olufsen.

Recursos ai agent da c8k da tcl
AI Agent pode ser usado em diversos aplicativos e funcionalidades (Foto: Divulgação/TCL)

A interatividade é elevada com agentes de IA específicos, como o “AI Gaming Agent” para otimizar a experiência em jogos, e o controle por voz, enquanto a geração de conteúdo é explorada com recursos como o “AI Art Agent”, que transforma a TV em uma tela para obras de arte. Toda essa inteligência é sustentada por um hardware proprietário e uma plataforma que a TCL chama de “Quantum Understanding Platform”, demonstrando um ecossistema tecnológico completo focado em automação e personalização.

Sistema operacional e Interface

Google tv na tcl c8k
Google TV vem instalado desde o primeiro dia (Foto: Divulgação/TCL)

Como os demais modelos da TCL, a C8K chega ao mercado com o sistema operacional Google TV. A empresa não chegou a dizer quantos anos de novas atualizações este modelo receberá, mas houve o comentário de que um assistente pessoal para a smart TV, que funciona semelhante ao ChatGPT, está em desenvolvimento.

Recentemente, o próprio Google disse que o Gemini estará chegando ao Android TV, então é quase certo que os próximos meses serão focados no desenvolvimento de assistentes focados apenas para smart TVs. Este também deve ser um dos focos da CES 2026, evento que a TCL també mostra novidades que chegarão às casas dos consumidores.

Recursos especiais

Tcl premium 4k qd-mini led tv c8k
Smart TV também tem recursos gamers (Foto: Divulgação/TCL)

Para quem gosta de jogos e quer ficar longe de problemas como o “screen tearing”, a C8K possui as tecnologias FreeSync Premium Pro e VRR (Variable Refresh Rate). Já o ALLM (Auto Low Latency Mode) minimiza o input lag, e o Modo Game Master otimiza as configurações para jogos, resultando em um input lag baixo (cerca de 13.5ms).

Além disso, uma Game Bar dedicada permite acesso rápido a informações e ajustes essenciais para os jogadores. O painel QD-Mini LED com alto brilho e suporte a diversos formatos HDR (incluindo Dolby Vision IQ) garante visuais impressionantes, com cores vibrantes e pretos profundos, realçando cada detalhe dos seus jogos.

Assistentes pessoais

Google assistente na c8k da tcl
(Foto: Divulgação/TCL)

Outros recursos herdados dos demais modelos são o suporte para o Google Assistente, completamente integrado ao sistema operacional. O mesmo modelo também pode ser controlado via Amazon Alexa a Siri, da Apple, com suporte ao Apple Home Kit.

Conectividade

Já falando de conectividade sem fio, a nova smart TV da TCL chega ao mercado com uma antena Wi-Fi 6 para altas velocidades. Você também pode conectar aparelhos sem fio por meio da antena Bluetooth 5.4, para conectar teclados, fones de ouvido, mouses e mais.

Entradas/Saídas

Portas da tv c8k da tcl
(Foto: Divulgação/TCL)

A Smart TV TCL C8K possui as seguintes entradas e conexões:

  • 1x Saída de Áudio Digital (Óptica): Para conectar a sistemas de som mais antigos que não possuem HDMI ARC.
  • 4x HDMI: Sendo pelo menos duas delas HDMI 2.1, que suportam recursos avançados como 4K a 144Hz, ideais para consoles de videogame de última geração e PCs. Uma das portas é compatível com eARC (Canal de Retorno de Áudio Aprimorado) para sistemas de som.
  • 2x USB: Sendo uma USB 3.0 (mais rápida) e uma USB 2.0, para conectar pen drives, HDs externos e outros periféricos.
  • 1x Ethernet (LAN): Para conexão de internet via cabo.
  • 1x Antena/Cabo (RF): Para receber sinal de TV aberta ou a cabo.

Preço e disponibilidade

Homem usando tcl c8k
Modelo de 98″ chega ao Brasil em outubro (Foto: Divulgação/TCL)

O modelo de 85″(85C8K) já pode ser comprado a partir de hoje, com preço oficial sugerido de R$ 15.999. Já o modelo de 98″ (98C8K) chega ao Brasil em outubro, com preço sugerido de R$ 50.000.

Especificações técnicas

Tcl c8k
(Foto: Divulgação/TCL)
ModeloTCL PREMIUM 4K QD-Mini LED TV C7K
Medida diagonal da tela (polegadas)85″ (85C8K)
98″ (98C7K)
VisorMini LED 4k
Resolução de imagem3840 x 2160
Taxa de atualização nativa144 Hz
Processador TSR AiPQ
Aprimoramento de imagensDolby Vision
HDR10+
Recursos de IA
Ampla gama de cores com 95% de DCI/P3
HDR10+
Taxa de contraste 7000:1
Brilho máximo de até 5.000 nits em HDR
Sistema operacionalGoogle TV
Potência de saída (RMS)90W
Recursos de áudioSom com IA
Diálogo claro
Dolby Atmos
Reforço de graves Dolby
Modo noturno
Nivelador de volume Dolby
EQ com IA
DTS Virtual:X
Personalização de som Mimi
Calibração da sala
Conexão wirelessWi-Fi 6
Bluetooth 5.4
Conexão com fio1x Saída de Áudio Digital (Óptica)
4x HDMI (2x eARC)
2x USB
1x Ethernet (LAN)
1x Antena/Cabo (RF)
HDRDolby Vision
HDR10
HDR10+
HLG
AMD FreeSyncSim
Tamanho1447*296*894,5 (mm)
Tamanho da caixa1608*145*1000 (sem base)
Peso com suporte41,6 quilos
Peso com caixa57,2  quilos
Outros itens inclusosControle remoto
Guia de início rápido
Folheto com informações legais e de segurança
Cabo de energia
Suporte metálico
Duas pilhas AAA
Preço85″: R$ 15.999 (a partir de 21 de agosto de 2025)
98″: R$ 50.000 (a partir de outubro de 2025)

O que achou da nova smart TV da TCL? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Com algumas informações: TCL Portugal

Revisado por Tiago Rodrigues em 18/08/2025


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados