Capa de os jetsons

14 tecnologias dos Jetsons que são comuns hoje

Avatar de renato reis
Os Jetsons é uma série animada dos anos 60 que mostra muitas tecnologias peculiares e absurads para a época de sua produção. Para quem nasceu nos anos 90 ou 2000, no entanto, várias delas são objetos e ideias muito comuns para o seu dia a dia

Em comemoração dos seus 60 anos de início, Os Jetsons (1962-1963) trouxeram muito bom humor a toda uma geração. Falando muito sobre tecnologia, relações familiares, trabalhistas e da sociedade norte-americana como um todo, o desenho animado ainda é capaz de ser memorável e provocar boas risadas nas pessoas espectadoras.

Abusando de piadas simples e contraditórias aos consensos sociais atuais e evidenciando o suposto dia a dia de uma família considerada dentro dos padrões da época, Os Jetsons apresentam uma série de objetos tecnológicos e gadgets inovadores. Muitas dessas “tecnologias dos Jetsons” se tornaram realidade no nosso cotidiano atual e algumas já são bem comuns e encontráveis, outras nem tanto. A seguir, uma lista de 14 desses aparatos eletrônicos presentes na animação de Hanna Barbera e que já estão inseridas na nossa realidade de alguma forma.

Videochamadas

Imagem de os jetsons - jane jetson falando tranquilamente com sua mãe por videochamada
Dentre as tecnologias dos Jetsons, Jane Jetson falando tranquilamente com sua mãe por videochamada (Reprodução/Pinterest)

Em prática, nas videochamadas, George Jetson fala com sua esposa, seu chefe e outros personagens com quem se relaciona. O recurso também é usado amplamente nos relógios inteligentes (leia mais no item 6), garantindo mais praticidade ainda pela mobilidade. Hoje em dia, a videochamada ganhou naturalidade entre as diversas gerações: por Facetime, Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet, que são os produtos mais comumente utilizados para acessar tal recurso, é possível falar com outra pessoa ou um grupo de pessoas com pouquíssimos cliques no computador ou toques no smartphone.

Zoommeeting
Videochamada realizada pelo Zoom (Reprodução)

Aspiradores robôs

Imagem de os jetsons - os aspiradores robô ganharam espaço nas residências atuais em troca de muita praticidade na limpeza do dia a dia
Os aspiradores robô ganharam espaço nas residências atuais em troca de muita praticidade na limpeza do dia a dia (Reprodução/IMDb)

Em um único apertar de botão, Jane Jetson liga um aspirador robô um tanto engraçado e característico dos padrões de design dos anos 1950 e 1960. Esses eletrônicos também estão entre nós hoje em dia e trazem praticidade em diferentes escalas para a limpeza de nossas casas, não somente nos espaços onde circulamos, mas em cada canto empoeirado difícil de ser alcançado. Há uma ampla gama de opções e marcas no mercado, inclusive, como os aspiradores robôs da Philco, Roomba e Samsung.

Robô aspirador de pó jet bot ai+
Robô Aspirador de Pó Jet Bot AI+, que possui uma review aqui no Showmetech, inclusive (Reprodução/Samsung)

TVs planas

Imagem de os jetsons - jane jetson faz seus exercícios de dedos regulares pela tv fina
Jane Jetson faz seus exercícios regulares de dedos por uma TV fina (Reprodução/IMDb)

As TVs planas, bem fininhas, já são imaginadas no mundo futurista dos Jetsons também. Para fazer seus exercícios matinais ou simplesmente assistir a shows de artistas famosos, a família Jetson usa diversos televisores finos espalhados pela casa. Na atualidade, tanto as TVs finas quanto as SmarTVs de diversas marcas ganharam praticamente todos os espaços públicos, coletivos e particulares, enquanto os televisores de tubo dos anos 1990 e 2000 nem são mais fabricados. Existe certa liderança e, portanto, competição no mundo entre as fabricantes orientais, Samsung, LG e Sony.

14 tecnologias dos jetsons que são comuns hoje. Os jetsons é uma série animada dos anos 60 que mostra muitas tecnologias peculiares e absurads para a época de sua produção. Para quem nasceu nos anos 90 ou 2000, no entanto, várias delas são objetos e ideias muito comuns para o seu dia a dia
A Smart TV Samsung Neo QLED 4K, que também tem uma review no Showmetech (Reprodução/Ailton Bueno)

Elevadores transparentes de vidro

Imagem de os jetsons - elevadores de vidro transparentes, o meio de locomoção dentro dos prédios mais comum nos jetsons são bastante presentes na sociedade contemporânea
Elevadores de vidro transparentes, o meio de locomoção dentro dos prédios mais comum nos Jetsons estão bastante presentes na sociedade contemporânea (Reprodução/IMDb)

Para subirem às suas casas ou se locomoverem dentro de prédios gigantescos, Os Jetsons e diversos outros personagens usam elevadores completamente transparentes e de vidro. Os mesmos elevadores podem muito bem serem encontrados em museus, prédios públicos, shoppings, lojas e até residências de diversos lugares do mundo. Nunca haverão todo minimalismo evidenciado na animação, mas sua estética tem toda a semelhança com o que seus personagens estão acostumados a usar.

Um elevador de vidro com design minimalista em alguma residência, aparentemente, de luxo (reprodução/bing)
Um elevador de vidro com design minimalista em alguma residência, aparentemente, de luxo (Reprodução/Bing)

Escovas de dentes elétricas

Imagem de uma escova de dentes elétrica - george jetson amanhece e escova os dentes numa máquina com braços longos. As escovas elétricas existem hoje e ganham muito a aprovação de dentistas mundo afora
As escovas elétricas existem hoje e ganham muito a aprovação de dentistas mundo afora. Não diferente delas, a Pomabrush oferece uma série de benefícios e ainda tem um belo design (Reprodução/Pìnterest)

Ao amanhecer, George Jetson faz seu exercício matinal de apenas assistir a si mesmo malhando num telão (risos) e, até criar disposição para sair da cama, um robô o encaminha para escovar os dentes. Dois braços articulados saem da parede e escovam seus dentes automaticamente, sem que ele precise mexer um músculo sequer. Muita praticidade, não?

Ainda nos dias atuais, temos à disposição as escovas de dentes elétricas de várias marcas para o hábito indispensável à saúde bucal. A grande maioria delas são muito eficientes e bem indicadas pelos dentistas.

Smartwatches

Imagem de os jetsons - os relógios inteligentes aparecem nos jetsons como algo muito comum e hoje podemo encontrá-los a diversos preços e com diferente atributos nas lojas
Os relógios inteligentes aparecem nos Jetsons como algo muito comum e hoje podemos encontrá-los a diversos preços e com diferente atributos nas lojas de eletrônicos (Reprodução/IMDb)

Smartwatches tendem a ser cada vez mais comuns entre nós também, não fosse o preço elevado de alguns com mais recursos disponíveis (alô, Apple!), além de carregarem uma usabilidade mais facilitada. Além de ser um acessório prático e vestível, ele oferece uma série de ferramentas que o smartphone é capaz de fazer também.

Nos Jetsons, esse acessório também aparece no braço de alguns personagens e demonstra sua praticidade e capacidade de mobilidade. Na maioria das vezes, surge apenas com a finalidade de comunicação por voz e vídeo e, não, disponibilizando uma série de apps e ferramentas que são comuns nos relógios inteligentes de 2022.

Amazfit bip u pro no pulso
O Amazfit Bip U Pro, que ganhou uma review no Showmetech (Reprodução/Tiago Rodrigues)

Drones

14 tecnologias dos jetsons que são comuns hoje. Os jetsons é uma série animada dos anos 60 que mostra muitas tecnologias peculiares e absurads para a época de sua produção. Para quem nasceu nos anos 90 ou 2000, no entanto, várias delas são objetos e ideias muito comuns para o seu dia a dia
Pequenos drones com câmeras acopladas pilotados por controle remoto (Reprodução/Pexels)

Em um dos hilários episódios, podemos ver um robô a serviço do chefe de George (o senhor Spacely), que fotografa seu funcionário chegando no trabalho e tentando se safar do seu atraso para o expediente, ajustando o relógio da empresa. Para os dias de hoje, podemos interpretar essa passagem como um microgerenciamento ultrapassado, mesmo aos moldes corporativos mais inflexíveis.

Na atualidade, os drones pilotados tomam alguns espaços aéreos para exercerem diversas funções. São usados para técnicas de filmagens, para vigilância ou segurança de certos locais ou simplesmente como simples hobby, por exemplo. Ainda há quem use os drones em brincadeiras para assustar pessoas desprevenidas no Dia das Bruxas ou para dar vida a action figures de Star Wars.

Assistentes pessoais

Imagem de os jetsons - george jetson conversa com rose, a empregada-robô da sua casa, e um novo assistente pessoal robótico
George Jetson conversa com Rose, a empregada-robô da sua casa, e um novo assistente pessoal robótico (Reprodução/IMDb)

Rose é a empregada doméstica robô da residência dos Jetsons. Ela faz de tudo: lava, passa, cuida de Elroy, faz faxinas pesadas, arruma a casa etc. Uma excelente assistente pessoal que organiza e torna a vida dessa família muito mais prática. Além dela, há uma série de robôs similares, dos mais simples e alocados em tarefas específicas aos mais complexos e atualizados para atender às mais diversas demandas difíceis dos humanos do futuro.

Alexa, Siri, o Chromecast (aparelho) e outras assistentes pessoais são algumas das Inteligências Artificiais que estão entre nós, seja em aplicativos ou em caixas de som que já as incluem como gravadoras de voz interativas. As IAs estão chegando com muita força ao mercado mundial e podem ganhar cada vez mais espaço em poucos anos, além de poderem ser incorporadas em corpos humanoides reais de robôs (o que se aproxima mais ainda da ficção científica da animação), produto que as big techs estão correndo para desenvolver e criar competição entre si, inclusive.

Amazon lança novas vozes para a alexa nos eua
Produtos Echo, da Amazon, que já vêm com a voz interativa da Alexa (Reprodução/Amazon/Divulgação)

Bronzeadoras artificiais

Imagem de uma câmara de bronzeamento - o bronzeamento artificial é um serviço bastante comum procurado hoje em dia, o que foi explorado nos jetsons como algo caseiro
O bronzeamento artificial é um serviço bastante comum procurado hoje em dia, o que foi explorado nos Jetsons como algo caseiro (Reprodução/Pinterest)

As máquinas bronzeadoras artificiais são muito comuns em clínicas de estética e/ou focadas nesse tipo de serviço hoje em dia. É o lugar mais comum onde encontram-se tais equipamentos, por enquanto, uma vez que nos Jetsons esses são exibidos em ambientes domésticos, em que há apenas uma luz apontada a uma cama macia e confortável.

Propulsores a jato (Jetpack)

Imagem de os jetsons - os propulsores a jato ainda não são comuns, mas existem hoje em grupos militares ou corporativos restritos
Os propulsores a jato ainda não são comuns, mas existem hoje em grupos corporativos restritos (Reprodução/Pinterest)

A mochila propulsora a jato de Elroy Jetson, o filho caçula da família, é bastante usada por ele em muitos episódios, além de ser um item extremamente útil a emergências de trânsito aéreo e a trabalhadores (o carteiro, por exemplo) que precisam se locomover rapidamente pelo espaço densamente populoso e movimentado.

Atualmente, os propulsores a jato utilizam diferentes tecnologias para funcionarem e ainda são restritos à produção de pouquíssimas empresas estrangeiras, além de serem absurdamente caros. Porém, a tecnologia e tais negócios caminham para serem um produto mais acessível algum dia.

Uma mochila propulsora a jato em ação (reprodução/canal coolstuffsandiego)
Uma mochila propulsora a jato da Go Fast em ação (Reprodução/Canal coolstuffsandiego)

Carros voadores

Imagem de os jetsons - o carro voador da família jetson, sempre muito veloz e espaçoso
O carro voador da família Jetson, sempre muito veloz e espaçoso (Reprodução/Pinterest)

Seguindo a mesma linha, os carros autônomos (sem motoristas humanos) já ganham bastante espaço nas ruas e atenção da mídia. Mas o impressionante carro AeroMobil 3.0, da startup eslovaca AeroMobil, foi lançado recentemente como um híbrido que circula normalmente pelas ruas e possui asas retráteis que tiram o veículo do solo e o faz voar pelo céu. Ele ainda faz um voo breve e baixo, porém já é um avanço incrível tecnológico, embora a realidade cyberpunk de uma cidade densa com alta circulação de carros aéreos seja uma realidade ainda muito distante por diversos fatores fundamentais diferentes.

Nos Jetsons, o carro voador é algo normalizado. Praticamente todos os habitantes da cidade 100% vertical e à altura das nuvens usam esse tipo de veículo para se locomoverem, causando até mesmo tráfego intenso pelos céus dessa região urbana. A arte imita a vida e a vida imita a arte.

Imagem do aeromobil 3. 0, carro voador
O incrível híbrido AeroMobil 3.0, capaz de fazer voos curtos e baixos (Reprodução/Bing)

Comidas impressas

Imagem de os jetsons - os jetsons estão acostumados a comer suas refeições impressas por uma máquina. Na atualidade, estamos caminhando rapidamente para que isso se torne realidade nas nossas casas
Os Jetsons estão acostumados a comer suas refeições feitas por uma máquina. Na atualidade, estamos caminhando rapidamente para que isso se torne realidade nas nossas casas (Reprodução/Pinterest)

Ainda um pouco longe de serem uma realidade acessível a todos, os alimentos impressos por impressoras 3D já estão entre nós graças a empresas estrangeiras como a CojoJet, que já é capaz de fazer pequenas sobremesas e entradas impressas. Também estuda-se em laboratórios mundo afora o “cultivo” de hambúrgueres dentro de máquinas similares, a partir de uma única célula retirada de um animal. Nos Jetsons, a família faz suas refeições servidas por uma máquina que as produz automaticamente, servindo os mais variados pratos em poucos segundos.

Imagem de impressora 3d, imprimindo um pequeno chocolate
Uma das impressoras da CojoJet fazendo um pequeno chocolate em forma customizada (Reprodução/Entrepreneur)

Esteiras ergométricas

Imagem de esteiras ergométricas na academia (reprodução/unsplash)
Esteiras ergométricas profissionais enfileiradas em uma academia (Reprodução/Unsplash)

Esteiras ergométricas já vêm acopladas aos pisos desse mundo futurista dos Jetsons. George Jetson e o cachorro da família, Astro, a usam muito para se exercitarem ou para fazer seu passeio cotidiano com coleira (risos). Não é difícil encontrarmos aparelhos desse tipo em academias, principalmente, e de diversas marcas. Também é comum encontrá-los nas casas de pessoas com hábitos de vida mais saudáveis.

Turismo espacial

Imagem de os jetsons - os escoteiros do mundo dos jetsons, prontos para conhecerem a lua
Os escoteiros do mundo dos Jetsons, prontos para conhecerem a Lua (Reprodução/IMDb)

Ainda mais além, a animação dos anos 1960 aborda o turismo espacial muitas vezes com temáticas mundanas, como o passeio escolar, escotismo ou o mais simples turismo espacial em diversos planetas do Sistema Solar, na maior naturalidade possível tanto em diálogos importantes quanto em menções triviais para os planos de fundo da narrativa principal.

Vale lembrar que Jeff Bezos já fez sua primeira viagem ao espaço recentemente pelo foguete da Blue Origin. Uma série de viagens de mesma natureza estão acontecendo por essa empresa desde então, financiadas por pessoas muito ricas (milionárias e bilionárias), no entanto. Pode ser que o turismo espacial ainda demore muito para se tornar uma realidade acessível à humanidade.

14 tecnologias dos jetsons que são comuns hoje. Os jetsons é uma série animada dos anos 60 que mostra muitas tecnologias peculiares e absurads para a época de sua produção. Para quem nasceu nos anos 90 ou 2000, no entanto, várias delas são objetos e ideias muito comuns para o seu dia a dia
Aeronave da SpaceX, capaz de fazer um voo parabólico suborbital, o que já se considera turismo espacial (Reprodução/Pexels)

Bônus

Além de todos esses dispositivos, protótipos e quequerecos eletrônicos, capazes de facilitar demais a vida cotidiana do ser humano, Os Jetsons tocam em assuntos delicados e um tanto polêmicos para os dias atuais. As relações trabalhistas de George Jetson acerta muito forte uma potencial crítica fantasiada de animação engraçada e divertida.

Assim como o longínquo Tempos Modernos (1936), de Charlie Chaplin, e a contemporânea série de TV, Ruptura (2022), Os Jetsons trazem sua carga bem-humorada de questões e complicações trabalhistas, numa sociedade em que se trabalha em turnos de 3 ou 4 horas por dia, existe certa escacez de trabalho gerada pela tecnologia avançada e os direitos do trabalhador são reprimidos com dureza e injustiça, mas tais temas são sempre tratados com um leve tom de comédia norte-americana.

Imagem de os jetsons - george jetson sempre em conflito de interesses coms eu duro e egoísta chefe, o senhor spacely
George Jetson sempre em conflito de interesses coms eu duro e egoísta chefe, o senhor Spacely (Reprodução/IMDb)

É certo que muitas das tecnologias e gadgets surgiram para facilitar o trabalho cotidiano também. Os notebooks e smartphones existem em larga escala, além de softwares e serviços de análise de dados, big data, programação e design. Todos são prova da praticidade gerada e ajudam muito na operação e na estratégia dos negócios contemporâneos.

Na série animada, George Jetson aperta botões para executar sua função no trabalho e, ainda assim, recebe represálias por chegar um pouco atrasado, nunca ganha seu tão desejado aumento de salário e, ao ameaçar se demitir, seu chefe faz de tudo para mantê-lo na Spacely Space Sprockets, Inc. de forma amigável (contrário à sua personalidade normal). Por isso, sendo um chefe abusivo e tóxico, ele é um personagem que deixa subentendido que George é um funcionário muito importante para a corporação, mesmo rodeado de robôs super inteligentes (outros nem tanto, no intuito de realçar a comédia) e tecnologias automatizadoras.

Essa crítica e outras mais, imaginadas num futurismo muito interessante de se ver, e uma série de tecnologias criativas não mencionadas anteriormente, estão presentes na divertidíssima série animada d’Os Jetsons, disponível no serviço de streaming por assinatura HBO Max.

Veja também:

Os melhores smartwatches para comprar em 2021

Fontes: IMDb, Etrepreneur, New York Post, PC Mag, Eighties Kids

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados