The Day Before: Jogo recém-anunciado mistura MMO e zumbis

The day before: jogo recém-anunciado mistura mmo e zumbis. Um vídeo de jogabilidade dá pistas sobre quais games de sucesso podem servir como inspiração para the day before, mesmo que ainda tenhamos poucas informações oficiais
Um vídeo de jogabilidade dá pistas sobre quais games de sucesso podem servir como inspiração para The Day Before, mesmo que ainda tenhamos poucas informações oficiais

Não é novidade para ninguém que jogos de sucesso se tornam referência para criação de novas franquias/títulos, estas que pegam emprestado traços de gameplay e até de visual em busca de atrair mais jogadores. Como uma fusão do contexto apocalíptico de The Last of Us e jogabilidade similar ao Tom Clancy’s The Division, o novíssimo game The Day Before mostra um cenário urbano pós-pandêmico e tem um ar bizarramente realista – ainda mais agora em 2021.

Focado no modo multiplayer online (é um MMO, massive multiplayer online), por enquanto as únicas informações palpáveis que temos sobre a jogabilidade de The Day Before é com a compilação de cenas no trailer de anúncio. Assista-o abaixo:

Chamado pelo próprio narrador do trailer de “mundo aberto multiplayer survival“, The Day Before dá pistas de como funcionará o modo principal. Você entra no mapa (metrópole americana que pode muito bem ser uma cópia de Nova York) com um amigo e ambos se comunicam via chat de voz in-game para coordenar saques e invasões. Recursos como temperatura do corpo, energia e água estão indicados no hud no canto inferior.

Podemos ver que parte da interface lembra bastante os títulos Battle Royale, como o popular PUBG (em especial a aba de inventário). Em termos de jogabilidade, o sistema de loot e a lógica de survival, em combate contra humanos, remetem à popular série de jogos The Division. As comparações são inevitáveis, e isso pode ser tanto positivo como negativo após o lançamento do jogo. A referência de The Last of Us, por sua vez, entra no momento que vemos zumbis interferirem na sua lógica de gameplay.

Na seção de comentários do próprio vídeo no YouTube, há usuários com reações cômicas, parafraseando os diálogos roteirizados e narrados pelos “jogadores” do trailer. De qualquer forma, a ideia de reafirmar que comunicação é parte da essência de The Day Before consegue ser bem transmitida.

The day before
Uma vault de proteção anti-apocalipse pode ser uma das bases das colônias.

Como informa o site oficial de The Day Before, o cenário é um “Estados Unidos pós-pandêmico, invadido por infectados famintos por carne e sobreviventes se matando por comida, armas e carros“. Ao que aparenta, o background do personagem controlado por você não importará tanto: você acorda sozinho “em um mundo que não se lembra mais” e deve explorá-lo em busca de respostas e de recursos para sobreviver. A frase dá a entender que talvez seja um acontecimento repentino, ou que você possivelmente acorda de um coma – logo, se lembra de um mundo diferente daquele.

O game entrou na Steam americana (página ainda inacessível por aqui) e conta com as seguintes informações (em tradução livre):

  • Sobreviva a todo custo: Procure por recursos saqueando veículos, casas e arranha-céus abandonados.
  • Entre em lugares que ninguém arriscaria: Derrote infectados e outros jogadores com armas realistas, tornando-se uma lenda do novo mundo.
  • Descubra o vasto mundo pós-pandêmico: Explore lugares bonitos (e perigosos), com veículos incrivelmente detalhados.
  • Encontre uma colônia de sobreviventes: participe da restauração da antiga sociedade antes que seja tarde demais. Na colônia de sobreviventes, você pode vender seu loot e se comunicar com outros jogadores com toda a segurança.
The day before
Estações do ano ou só mais um bioma? Por enquanto, não temos como saber quão vasto é o mundo de The Day Before.

A lógica de elaborar estratégias cooperativas e encontrar uma “colônia de sobreviventes” propõe um senso de comunidade que pode ser um ponto forte do game desde já. Em The Division, as bases (safe houses) possuem um perímetro pacifista, onde você é impedido de atacar outros jogadores. O limite é o mesmo para todos e elas servem como hub aleatório para encontrar sobreviventes – os desconhecidos que saírem das bases deixam de aparecer no seu mapa.

Pelo visto, The Day Before seguirá o mesmo sistema. Opcionalmente, pode traz a lógica do modo online de GTA V e logo do início você entra em um mundo populado por dezenas de jogadores e só por meio de interações (amigáveis ou não) que são resolvidos os conflitos. Independente de estar em zonas seguras ou campos abertos, os jogadores na partida são os mesmos.

A câmera em terceira pessoa e o visual ultarrealista parecem ser o carro-chefe do título, que permite adentrar prédios e explorar diferentes regiões. Dado que imagens de divulgação mostram tanto escritórios como florestas repletas de neve, há grande potencial de exploração. Veículos (por ora, carros) são prova de que explorar à pé pode não ser a melhor escolha. A beleza gráfica realmente faz sentir saudade do atmosférico The Last of Us.

The day before: jogo recém-anunciado mistura mmo e zumbis. Um vídeo de jogabilidade dá pistas sobre quais games de sucesso podem servir como inspiração para the day before, mesmo que ainda tenhamos poucas informações oficiais
NPCs mais assustadores que outros jogadores? Provavelmente sim.

Por fim, a presença de zumbis faz com que outro game online seja lembrado: DayZ tem o mesmo aspecto de sobrevivência e inimigos não controlados por jogadores (NPCs). The Day Before pode ainda trazer variações de tipos de zumbis, como uma camada extra de dificuldade para quem se faz de tudo para sobreviver de outros não-infectados.

Assim, o clássico Left 4 Dead deve ser a principal fonte de inspiração. Enquanto um tipo de infectado te mata com um único acerto, outro pode soltar ácido e contaminar a área ao seu redor, por exemplo. Pelo vídeo, matar zumbis comuns será muito mais fácil do que humanos, então não é difícil acreditar na implementação de encontros surpresa com uma variação especial de inimigo.

Mesmo listado na Steam, The Day Before não tem preço, mas sabe-se que chegará em algum momento no segundo semestre deste ano. O que achou do game? Gosta da mistura inspirada em outros sucessos? Conte para a gente nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário