Dicas para o trabalho híbrido

Trabalho híbrido: dicas e ferramentas para colaboração online

Avatar of letícia leite
Ferramentas de qualidade e boas práticas colaboram para a produtividade e engajamento. Confira nossas dicas para o trabalho híbrido!

Não tem jeito, o trabalho híbrido veio pra ficar! Hoje, as maiores empresas do Brasil e do mundo operam nesse formato flexível em que os colaboradores escolhem se vão trabalhar em casa ou no escritório.

Além disso, uma pesquisa do Google aponta que a maioria dos profissionais brasileiros prefere o trabalho hAlém disso, uma pesquisa do Google aponta que a maioria dos profissionais (59% dos colaboradores) brasileiros prefere o trabalho híbrido pós-pandemia. Apesar de já ter se tornado a realidade de muitas equipes, existem líderes e gestores que não sabem a melhor forma de gerenciar e engajar esses times.

Logo, reunimos dicas e ferramentas para colaboração online capazes de deixar o trabalho mais divertido, fácil e produtivo!

Ferramenta de Mapa Mental

Trabalho híbrido: exemplo de um mapa mental físico
Exemplo de um mapa mental numa lousa física
Imagem: Pexels

O mapa mental ou mapa conceitual é um diagrama que permite visualizar como ideias e conceitos relacionados estão conectados uns aos outros. Isso pode ser extremamente útil para equipes híbridas, sabia?

Quando não é possível discutir ideias com os colegas da mesma forma que num encontro presencial, visualizá-las pode ajudar os membros do grupo a seguir as ideias. Por exemplo, líderes podem usar um aplicativo especializado na criação de mapa mental para mostrar sugestões interligadas, adicionando e desenvolvendo o mapa mental durante a reunião online.

A criação de mapas mentais também serve para:

  • Entender um problema ou desafio;
  • Debates;
  • Encontrar solução de problemas;
  • Coletar e organizar ideias de uma variedade de colaboradores;
  • Tomar notas;
  • Organizar listas de tarefas.
Trabalho híbrido pode ser beneficiado com o uso de mapas mentais
Construção de mapa mental a partir das editorias do Showmetech
Imagem: Miro/Letícia Leite

A Miro é uma plataforma de conteúdo visual que funciona como uma lousa digital online infinita. Entre as opções de organização de ideias, está a ferramenta de mapa mental, perfeita para manter a integração de equipes criativas e estratégicas.

Trabalho híbrido: dicas e ferramentas para colaboração online. Ferramentas de qualidade e boas práticas colaboram para a produtividade e engajamento. Confira nossas dicas para o trabalho híbrido!
Na Miro existem inúmeras formas de solucionar problemas através de mapas mentais. Imagem: Reprodução Miro.

Um dos principais diferencias da Miro é a comunidade divertidamente apelidada de “Miroverse”. Por lá você tem mais de 1.000 templates diferentes, não só limitados a mapas mentais, mas como também de atividades quebra-gelo, gerenciamento de projetos, calendários, brainstorming e mais, como:

  • Populares;
  • Miro Experts;
  • Workshops;
  • Reuniões;
  • Brainstorming;
  • Estratégia e Planejamento;
  • Diagramação;
  • Educação;
  • Startups;
  • Apresentações;
  • Diversão e games;
  • E vários outros
Trabalho híbrido: dicas e ferramentas para colaboração online. Ferramentas de qualidade e boas práticas colaboram para a produtividade e engajamento. Confira nossas dicas para o trabalho híbrido!
Além de explorar entre os mapas mentais já criados pela comunidade Miroverse, você também pode enviar o seu mapa mental como modelo para ajudar outras pessoas. Imagem: Reprodução Miro

Para quem não precisa desenvolver vários mapas mentais, é possível usar a Miro de graça com o limite de até 3 mapas. Dá pra usar um como pessoal, com o que você planeja fazer, atividades, ideias, objetivos, outro para trabalho e o último para educação. Eu adoro cursos gratuitos e organizo os que eu quero fazer através de mapa mental, dividindo em subtópicos de acordo com o assunto de cada curso. E se você também gosta de cursos gratuitos, temos uma matéria com 1.551 cursos online em português com certificado gratuito.

Ferramenta de videoconferência

Google meet é uma das melhores quando o assunto é videoconferência
Google Meet é uma das melhores quando o assunto é videoconferência
Imagem: Google Meet

Às vezes, só a troca de e-mail não dá conta da troca de informações que acontece entre os membros de uma equipe. Para um alinhamento geral, a videoconferência é essencial! Logo, é sempre bom ter mais de uma ferramenta desse tipo ao seu dispor, já que alguns sistemas podem falhar. Entre as melhores, estão Google Meet, Microsoft Teams e Zoom.


Além disso, cabe ao líder estar atento aos sinais da equipe quanto à satisfação com videoconferências e ferramentas de planejamento das atividades diárias. Logo, itens como câmera e microfone também fazem parte das ferramentas de videoconferência que devem satisfazer as necessidades dos colaboradores.

Outro detalhe a se verificar é a conexão com a internet pelo Showmetech para assegurar que está recebendo o acordado com a operadora de banda larga. Também é possível testar a qualidade de vídeo e áudio em alguns aplicativos como o Zoom e o Skype. Dê preferencia ao uso de internet via cabo ao invés da rede Wi-Fi caso esteja utilizando computador ou notebook, o que possibilita uma conexão mais estável.

Ferramenta de gestão de tarefas

Depois de pensar e organizar as ideias, é preciso distribuí-las e acompanhar o desenvolvimento delas. Ferramentas de gestão de tarefas são indispensáveis para qualquer tipo de trabalho em equipe, seja online ou presencial.

Procure por interfaces intuitivas e dinâmicas, que permitam comentários e menção de outros membros em cada tarefa, além do anexo de arquivos de imagens e arquivos. Assim, todo mundo fica inteirado e na mesma página sobre o que está rolando. Boas alternativas são o AsanaTrello e Flow.

Ferramenta de armazenamento de arquivos na nuvem

Google drive é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais usados
Google Drive é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais usados
Imagem: Google Drive

Os conteúdos e materiais de cada projeto precisam estar disponíveis para que os colaboradores possam acessar de qualquer lugar com suas contas. É para isso que o armazenamento na nuvem funciona de forma organizada e segura. Vale apostar no Dropbox, um dos primeiros serviços desse tipo que surgiu e fez muito sucesso. Outros favoritos das empresas são Google Drive e Office 365.

Ferramentas de comunicação

Começamos com um simples apelo: fuja do WhatsApp como meio de comunicação corporativo. Isso porque a maioria de nós usa esse app para conversar com a família e amigos, logo, faz sentido separar o pessoal do profissional.

É fácil achar ferramentas gratuitas que te ajudam coordenar a interatividade entre as equipes. Inclusive, separamos aqui algumas gratuitas e SaaS – softwares que você pode baixar pela internet, instalar no computador ou acessar direto na aba do navegador. Slack, Microsoft Teams e Flock são incríveis para manter todo mundo atualizado ao mesmo tempo!

Serviços de antivírus atualizados

No trabalho híbrido, um computador sempre protegido é ainda mais relevante, já que a máquina pode estar armazenando tanto os arquivos profissionais como dados pessoais de quem usa. Por isso é válido um antivírus frequentemente atualizado.

Não faltam opções, basta verificar quais atendem o número de integrantes do plano com o custo-benefício mais interessante. Avast, McAfee e Microsoft  são algumas das possibilidades que oferecem soluções com diferentes recursos que detectam ameaças em tempo real.

Gerenciador de senhas

Com tantas ferramentas e serviços, pode ficar difícil se lembrar das senhas de cada um, sejam elas individuais ou coletivas. Você e seus colegas devem sempre se lembrar que não é recomendado repetir senhas, combinado?

Então, os gerenciadores de senhas podem ser bons aliados nessa hora de compartilhar informações na colaboração online. Isso porque eles armazenam códigos secretos e senhas de maneira segura. Sem contar que um gerenciador ainda colabora na melhoria da produtividade, pois os aplicativos concentram as palavras-chave em um só lugar. Experimente KeePass XC, True Key ou Bitwarden.

Entregas e horas trabalhadas da equipe

O trabalho deve ser medido pela entrega e não mais pela quantidade de horas trabalhadas
O trabalho deve ser medido pela entrega e não mais pela quantidade de horas trabalhadas
Imagem: Pexels

Olha, além das ferramentas para colaboração online, o home office e trabalho híbrido reafirmam cada vez mais que pouco importa quantas horas cada colaborador passou sentado em frente ao computador. A rotina de uma equipe distribuída precisa ser baseada em objetivos compartilhados e alinhamento de expectativas.

Ou seja, os líderes devem comunicar o que se espera de cada funcionário, quais são as metas diárias, semanais ou mensais, claro, de um modo realístico. De nada adianta conversar com os colaboradores para estabelecer números absurdos e irreais. O cumprimento de tais acordos e o progresso coletivo é o que realmente importa.

O acompanhamento deve ser aplicado ao trabalho e não às pessoas numa espécie de fiscalização doentia, como é possível observar em alguns casos já expostos. Ambientes inseguros e tóxicos são criados assim, quando a sensação de estar sendo constantemente vigiado e medido é sentida pelo colaborador.

Com as ferramentas certas para colaboração online, é possível atingir uma comunicação mais calma e estruturada, além de proporcionar foco aos envolvidos. Lembrando que aplicativos e serviços web como a ferramenta de mapa mental possuem uma curva de aprendizado. Por isso, incentive treinamentos e colaboração entre os colegas para que as pessoas se sintam inclusas no momento de aprendizagem.

E aí, curtiu? Compartilhe essas dicas dentro da empresa e com seus colegas. Se você já tem experiência com o trabalho híbrido ou está se acostumando a essa modalidade, deixe suas dúvidas ou compartilhe as ferramentas que usa nos comentários!

Veja mais:

Aproveite para conhecer os melhores serviços de backup na nuvem, que também podem colaborar para um armazenamento mais seguro de arquivos importantes do trabalho.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
9
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados