Tudo que você precisa saber pra jogar rpg no roll20!

Tudo que você precisa saber pra jogar RPG no Roll20!

Avatar of carlos alberto jr
O Roll20 é ideal, tanto jogos online ou presencial de RPG. Neste artigo você vai aprender a usa-lo nas jogatinas com seus amigos

Durante o período mais severo de quarentena, as mesas de RPG online cresceram exponencialmente. Não só entre os jogadores de RPG de mesa, que obviamente estavam impossibilitados de se reunirem pessoalmente, mas também por novos jogadores. Um dos principais aliados de quem joga RPG online é o Roll20, um site onde é possível se reunir com os amigos em uma mesa digital e jogar RPG com mapas, grids e miniaturas virtuais.

Apesar de popular dentro no nicho, principalmente entre aqueles que já jogavam presencialmente, o Roll20 ainda parece um bicho de sete cabeças para alguns, sobretudo para os iniciantes. Mas não se preocupe, o Showmetech preparou um guia para você, inciado ou não, poder desbravar qualquer aventura online com seus amigos.

Mas afinal, o que é o Roll20?

O Roll20 é o melhor amigo dos jogadores de RPG online. Com suporte a diversos sistemas, atalhos e comandos programados, o site facilita no processo de criação de personagens, das fichas e as rolagens de dados.

Como se joga RPG de mesa?

Tudo que você precisa saber pra jogar rpg no roll20!
Tudo que você precisa saber pra jogar RPG no Roll20!

O RPG de mesa, ou RPG de papel e caneta, é um jogo que lembra muito os clássicos jogos de tabuleiro, porém com possibilidades mais amplas. Do inglês, a sigla RPG significa “Role Playing Game” (jogo de interpretação de personagens, em tradução livre), um jogo de se colocar no papel de outras personas. Neste caso o jogador não é apenas um pino andando em casas de um tabuleiro, ele interpreta um personagem, com emoções, falas e habilidades enquanto atravessa um mundo fantástico.

Jogar RPG de mesa online é muito mais fácil do que parece e pode ser tão divertido quanto estar lado a lado com seus amigos interpretando seu personagem e rolando dados físicos. O Roll20 é provavelmente o RPG de mesa online mais conhecido do mundo, possuindo todas as ferramentas que você precisa.

Compatível com mais de 10 sistemas (Dungeons & Dragons, Call of Cthulhu, Pathfinder, etc), a plataforma oferece várias opções de customização de cenários, fichas, personagens habilidades e monstros. Caso você ainda não encontre o que deseja, o Roll20 permite que você faça upload das suas texturas e imagens para inserir no mapa. As ferramentas de Roll20 também são muito intuitivas e práticas, tornando o papel do Mestre muito mais fácil. Tudo o que você precisa utilizar está sempre visível na tela.

Cadastro

Tudo que você precisa saber pra jogar rpg no roll20!. O roll20 é ideal, tanto jogos online ou presencial de rpg. Neste artigo você vai aprender a usa-lo nas jogatinas com seus amigos
Basta clicar em Criar Conta Gratuita para se inscrever.

O cadastro no Roll20 é fácil e rápido, você não precisa mais do que um e-mail e senha. Depois que fazer o login, você pode criar campanhas, procurar por grupos e jogos e participar de fóruns. Você pode deixar uma campanha inteira pronta e no fim só passar o link dela para seus amigos entrarem e jogarem; quando saírem e voltarem outra hora, tudo estará lá no mesmo lugar.

Recursos

  • A ferramenta de seleção;
  • A ferramenta de desenho e texto;
  • A lupa que indica a % de zoom no mapa;
  • A régua para medir o nº de feets (pés) de uma distância;
  • Dice Roller para rolagens de dados (inclusive com animações em 3D!) e outros modificadores;
  • E o Help.

Para os mestres, o menu é maior e possui 3 recursos a mais:

  • O botão de Layers onde é possível alternar entre 3 camadas: o mapa de fundo, os objetos e tokens e a de informações só para o mestre (GM);
  • A ferramenta de Fog of War, podendo relevar ou esconder certas áreas dos jogadores;
  • OTurn Order para organizar a iniciativa em combate.

Além disso, há um menu no canto superior direito da tela com 6 ícones:

  • Chat: menu onde as conversas e as rolagens de dados são exibidas em histórico;
  • Art Library: aqui o mestre pode procurar por artes de tokens, mapas e handouts;
  • Journal: aqui ficam as fichas de personagens, informações, NPCs e handouts;
  • Jukebox: aqui o mestre pode procurar via SoundCloud e colocar sons de fundo;
  • Decks: aqui você pode customizar e acrescentar um baralho ao jogo;
  • Settings: menu de configurações de preferências, áudio e vídeo e macros.

Como Criar uma Campanha Roll20

Tudo que você precisa saber pra jogar rpg no roll20!. O roll20 é ideal, tanto jogos online ou presencial de rpg. Neste artigo você vai aprender a usa-lo nas jogatinas com seus amigos
Tudo que você precisa saber pra jogar RPG no Roll20!

Quando você decide hospedar seu próprio jogo, você pode escolher o mundo, a aventura e muito mais. Jogar como um Mestre de Masmorras é tão recompensador como jogador. Faça login no Roll20. Na tela de boas-vindas, você verá todos os seus jogos recentes – aqueles que você hospedou e os que jogou.

Próximo ao topo da tela, clique em criar novo jogo. Você pode fazer um novo jogo simplesmente atribuindo-lhe um nome e algumas marcas de identificação para ajudar a encontrá-los em pesquisas posteriores, mas é melhor se você detalhar um pouco mais as informações.

Debaixo crachás, insira o nome da campanha. Se você não tiver certeza de quais tags usar, tente pensar nas melhores palavras para descrever sua campanha. Conforme você começa a digitar, o sistema irá sugerir tags.

Debaixo de opcional: escolha uma ficha de personagem, clique na caixa suspensa. Roll20 oferece suporte a vários jogos além de D&D, mas para o propósito deste exemplo, escolha D&D 5E por Roll20. Uma prévia da ficha de personagem aparecerá quando selecionada.

Tudo que você precisa saber pra jogar rpg no roll20!. O roll20 é ideal, tanto jogos online ou presencial de rpg. Neste artigo você vai aprender a usa-lo nas jogatinas com seus amigos
Tudo que você precisa saber pra jogar RPG no Roll20!

No lado direito da tela está o opcional: escolha um módulo cabeçalho. Módulos são jogos que já foram construídos e fornecem todas as informações de que você precisa, incluindo estatísticas de monstros, mapas e muito mais. Essa é uma maneira de selecionar as aventuras que você já comprou.

Se você deseja manter isso o mais econômico possível, escolha um dos módulos gratuitos para ter uma ideia da plataforma. Se você tem outra coisa em mente, pule os módulos e clique estou pronto, crie um jogo!

Como adicionar conteúdo

Depois de criar o jogo, você verá sua tela inicial. A partir daqui, você pode escolher iniciar o jogo ou adicionar mais conteúdo, convidar jogadores e alterar configurações específicas. Você também pode criar discussões sobre o jogo e agendar a próxima sessão.

Na primeira vez que você iniciar o jogo, demorará mais para carregar enquanto o Roll20 adiciona todo o conteúdo à plataforma. Os lançamentos subsequentes serão mais rápidos.

Você também pode optar por alterar seus marcadores no jogo. Clique no símbolo + ao lado Conjuntos de marcadores de token para adicionar outros marcadores. Se você não tem nenhum, clique Criar Novo Conjunto, dê um nome a ele e carregue as imagens que deseja usar.

Os marcadores de token são ícones usados ​​para denotar doenças de status e outras informações importantes durante o jogo. O conjunto padrão é útil, mas se você estiver jogando uma campanha personalizada, pode ajudar a definir seus próprios tokens.

Como Convidar Jogadores

O elemento mais importante para qualquer campanha são os jogadores. Você não pode ter um jogo sem eles, não importa quanto conteúdo você possa ter. Felizmente, convidar jogadores é fácil – e você nunca terá problemas para encontrar alguém com quem jogar online.

Tudo que você precisa saber pra jogar rpg no roll20!. O roll20 é ideal, tanto jogos online ou presencial de rpg. Neste artigo você vai aprender a usa-lo nas jogatinas com seus amigos
Tudo que você precisa saber pra jogar RPG no Roll20!

À direita da tela, clique em convide jogadores. Um pop-up aparece onde você pode entrar endereços de e-mail individuais. Ele mostrará qualquer pessoa que recebeu um convite e ainda não aceitou. No entanto, o método mais fácil geralmente é copiar e colar o compartilhar link para que qualquer pessoa que clicar nele possa participar de sua campanha.

A maioria das campanhas é projetada para quatro jogadores, embora você possa ter quantos quiser. Acima de seis jogadores (não incluindo você), o jogo começa a demorar muito entre os turnos, então fique atento para quantas pessoas você convida para entrar.

Compreendendo as configurações do jogo

Roll20 possui um extenso menu de configurações. Ele precisaria de um guia próprio, mas existem algumas configurações das quais você deve estar ciente. A primeira é permitir ou não que os jogadores importem personagens.

Se sua campanha for única e você quiser trazer personagens de nível superior de outras aventuras, você pode escolher permitir que os jogadores importem personagens existentes de outras aventuras. Isso evita o trabalho de criar personagens totalmente novos para uma aventura que levará apenas algumas horas.

A próxima configuração que você deve alterar trata do movimento.

Debaixo configurações padrão do jogo, role para baixo até encontrar o emite luz subtítulo. Clique tem visão e então salvar padrões. Se você não fizer isso, os jogadores poderão ver seus tokens de personagens atribuídos, mas nada mais.

A configuração final essencial está em configurações de compêndio. Se você possui o versão Roll20 do Manual do Jogador 5E ou outros recursos, você pode compartilhá-los com os jogadores. Isso permite que os jogadores arrastem e soltem feitiços em sua ficha de personagem em vez de inserir os dados manualmente.

É uma tremenda economia de tempo, especialmente quando novos personagens são necessários. Você pode compartilhar seu compêndio com até 10 jogadores, dependendo da sua assinatura.

Crie sua primeira campanha para tornar o jogo mais fácil

Tudo que você precisa saber pra jogar rpg no roll20!. O roll20 é ideal, tanto jogos online ou presencial de rpg. Neste artigo você vai aprender a usa-lo nas jogatinas com seus amigos
Tudo que você precisa saber pra jogar RPG no Roll20!

Como você pode ver acima, marcado em preto está o nome de sua campanha, a nossa, é Showme Attack! Abaixo, em verde, selecionamos o modelo de ficha da campanha que corresponda com a campanha que seu grupo irá embarcar. Quando estiver tudo pronto clique em Estou Pronto Crie o Jogo!, marcado em vermelho, e comece sua campanha.

É complicado, mas criar uma campanha no Roll20 é a maneira mais segura de jogar D&D agora. Também é conveniente, porque você não coordenando horários ao longo do dia. Embora não tenha um pouco do charme dos jogos pessoais, ainda é uma ótima maneira de encontrar os amigos e embarcar em aventuras emocionantes.

E aí, agora se sente preparado para iniciar novas aventuras com seus amigos no Roll20? Conte-nos comentários quais são seus sistemas preferidos!

Veja também

Prefere RPGs nos games? Confira esse artigo sobre as diferenças (ou não!) entre os RPGs orientais e ocidentais e nosso review sobre Elden Ring, RPG de mundo aberto bastante popular e elogiado.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
1 comentário
  1. Adorei o conteúdo. Já havia usado o roll 20 como jogadora, mas agora precisei entender mais da plataforma para usar o RPG em terapia (sou psicóloga), mestrando pela primeira vez. Super obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados