[ATUALIZADO] Tutorial: atualize o Moto G Dual Sim (XT1033) de primeira geração para o Android 5.0.2 Lollipop

[ATUALIZADO] Tutorial: atualize o Moto G Dual Sim (XT1033) de primeira geração para o Android 5.0.2 Lollipop
Se você não quer esperar a boa vontade da Motorola para ter o Android 5.0 Lollipop no seu Moto G, instale já a atualização!

Lollipop

A Motorola disponibilizou na última sexta a atualização para o Android 5.0 Lollipop, para usuários cadastrados no Motorola Feedback Network. O programa MFN, permite que usuários baixem antecipadamente atualizações do sistema, de forma a detectar e reportar pequenos bugs ou erros que ainda podem estar presentes na atualização. Assim, a Motorola consegue corrigi-los e otimizar o sistema antes de liberar a atualização para todos os demais usuários.

O usuário brasileiro W3ND31 do fórum XDA-Developers recebeu a atualização e capturou o arquivo de atualização, disponibilizando-o nesse post.

Por enquanto, o update está disponível apenas para o modelo XT1033 (variante dual sim). A atualização se mostrou bem estável durante meus testes, não apresentando bugs. Tudo funciona perfeitamente, inclusive os recursos multi-sim do aparelho. Mesmo assim, tenha em mente que é uma atualização de pré-lançamento, não final.

O update é feito através do arquivo .zip OTA (Over The Air), instalável pelo recovery. O processo é fácil, mas deve ser feito com bastante atenção. Se você não tem experiência com instalação de ROMs ou não sabe recuperar o sistema original caso aconteça algum problema, não recomendamos a atualização. O Showmetech não se responsabiliza por danos causados ao seu smartphone. Faça por sua conta e risco!

Estando ciente dos riscos, confira o passo a passo abaixo.

Requisitos:

  • Moto G (XT1033) – Dual Sim, rodando o Android 4.4.4.
  • Não custa reforçar: esse arquivo de atualização NÃO funciona nos demais modelos (XT1032, XT1031, XT1034, nem a variante 4G).
  • O aparelho NÃO deve possuir permissões de acesso ROOT.
  • Seu aparelho deve ser retail (em configurações / sobre o telefone, a versão do sistema deve constar como 210.12.40.falcon_umtsds.Brasil.en.BR).
  • Bateria com pelo menos 60% de carga.
  • Se seu aparelho não cumpre algum dos requisitos, NÃO PROCEDA!

Atualizando para o Android 5.0.

  • Faça o download do arquivo no MediaFire, DevHost ou Google Drive.
  • Com o arquivo baixado, renomeie a numeração de 210.12.40 para 220.21.16. O título final do arquivo deve ser “Blur_Version.220.21.16.falcon_umtsds.Brasil.en.BR“, sem aspas. A extensão do arquivo deve ser [.zip].
  • Copie o arquivo para a memória interna do seu dispositivo.
  • Vá em configurações / sobre o telefone / atualizações do sistema.
  • A atualização será identificada automaticamente pelo smartphone.
  • Basta então, confirmar e aguardar alguns minutos.

Pronto! Seu aparelho já está sendo atualizado. O processo leva alguns minutos, portanto seja paciente. Logo após a conclusão da atualização, o aparelho deve reiniciar automaticamente e otimizar os aplicativos já instalados. Essa última parte do processo também demora, e pode dar a impressão que o aparelho está travado. Mais uma vez, tenha paciência e aguarde alguns minutos.

Atualizando para o Android 5.0.1

Essa é a segunda parte do update, corrigindo alguns bugs da versão 5.0 e preparando o dispositivo para a versão 5.0.2.

O processo é o mesmo que fizemos anteriormente.

  • Baixe o arquivo de atualização para o 5.0.1 no Google Drive (link atualizado).
  • A diferença é que você deve renomear a numeração do arquivo de 220.21.16 para 220.21.25. O título final do arquivo deve ser “Blur_Version.220.21.25.falcon_umtsds.Brasil.en.BR“, sem aspas.  A extensão do arquivo deve ser [.zip].
  • Proceda como na atualização para o 5.0.

Atualizando para o Android 5.0.2

Recentemente, a Motorola lançou para os testers o update para o Android 5.0.2, que corrige várias falhas das versões anteriores do Lollipop, traz mais estabilidade para o sistema e garante que o dispositivo tenha a última versão do Android.

O processo é o mesmo que fizemos anteriormente.

  • Baixe o arquivo de atualização para o 5.0.2 no Mediafire.
  • Dessa vez, não é necessário renomear o arquivo. Apenas o coloque na memória interna do aparelho e vá em configurações / sobre o telefone. Mande procurar por atualizações.
  • Agora sim! Seu Moto G está atualizado com a última versão do Android. 🙂

Confira algumas imagens do Lollipop no Moto G XT1033:

Conseguiu atualizar seu aparelho? O que achou da nova versão do sistema? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo! 😀

[via XDA-Developers]

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1.633 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Fiz todo o procedimento e deu tudo certo aqui. Já estou com o Lollipop 5.0.2 rodando perfeito. Mas quando ligo o celular, fica aparecendo aquela tela de “Bootloader desbloqueado”. Sabem como faço pra tirar?

  • o meu Moto G XT1033 com todos os requisitos necessarios nao encontra a atualizacao na memoria, diz que o sistema esta atualizado. Por favor, me ajudem !

  • Funcionou perfeitamente.
    Só pra constar, meu irmão tbm tem um moto G e conseguiu atualizar normalmente e eu não. Será que daqui pra frente, a motorola continuará com as atualizações pro G?

  • Funcionou perfeitamente.
    Só pra constar, meu irmão tbm tem um moto G e conseguiu atualizar online na Motorola e eu não (que precisei seguir os procedimentos aqui). Será que daqui pra frente, a Motorola continuará me atualizando pro G?

    Vlw galera!

  • amigo toda vez que tento atualizar ele diz seu sorfware ja esta atualizado, o que eu faço?
    tem alguma coisa a ver com a versão do sistema (210.12.40.falcon_umtsds.AmericaMovil.en.BR) ?me ajuda ae

    Agradeço desde já!

  • Eu estou indo na atualização do sistema no telefone la nas configurações mais esta dando que já esta atualizado mais não mudou nada , oque eu faço ?

  • voce falou que tem que ter estes requisitos “210.12.40.falcon_umtsds.Brasil.en.BR” so que no meu esta desse jeito (210.12.40.falcon_umtsds.Tim.en.BR timbr) posso atualizar ou deixo do jeito que ta!?

  • Tenho um Motorola e acho que entrou em pane, quando coloco na bateria aparece o Android está sendo atualizado, iniciando os aplicativos. o que eu faço para ele parar?

  • cara eu desisto o meu cumpre os requisitos mas nunca instala sempre da erro de instalação abortada ja conferi a sistema baixei 2 vezes a rom e não vai.

  • Olá pessoal, passando para deixar meu feedback, a meses estava tentando atualizar o meu Moto G 1º Geração, mas sem sucesso, sempre dava installation aborted. Mesmo estando sem root, instalado a 4.4.4 stock, somente com o bootloader desbloqueado. A solução para mim foi instalar a versão 5.1 stock. Como o blog nao deixa postar links, pesquisem no google pelo titulo, e entrem no tutorial da androidpit

    Motorola Moto G — [ROM][5.1] Motorola Lollipop STOCK [ZIP INSTALÁVEL VIA RECOVERY] (XT1032/XT1033)

  • A versão moto g xt1033 dual é vinculada a operadora Oi com Android 4.4.4 e não consigo atualizar para a versão 5.0 L.
    Olhando esses fóruns, vi que tenho que fazer a instalação de uma ROM retail, mas pra isso, tenho que fazer root no moto g1 e depois fazer a instalação de um recovery custom. Não encontrei maneiras para fazer o root, e muito menos de instalar um recovery custom sem o root…
    Alguém que já conheceu esse problema que possa ajudar?
    Versão do sistema 210.12.40.falcon_umtsds.Oi.en.Br

  • o meu moto G estava como 210.12.40.falcon_umtsds.oi.en.BR, então tive que mudar para o Version.220.21.25.falcon_umtsds.Brasil.en.BR (Stock Rom 4.4.4 RETAIL) que antes de fazer esse tutorial. Fiz da seguinte forma:

    instalei no meu computador o programa Minimal adb fastboot e o Motorola Device Manager

    em seguida baixei o arquivo zip completo Stock Rom 4.4.4 RETAIL

    feito isso segui o seguinte tutorial:

    Como sabe sua versão Celular é vinculado com à operadora?

    Seu aparelho deve ser retail (em configurações / sobre o telefone, a versão do sistema deve constar como 210.12.40.falcon_umtsds.Brasil.en.BR). não precisar fazer esse Tutorial ( clique aqui ) para ir pra outro tutorial.

    Se seu aparelho constar 210.12.40.falcon_umtsds.oi.en.BR) o qualquer outra operado (TIM,Claro,vivo ) esse tutorial deve se feito pra instalação do Android 5 Lolipop

    Usado o botão direito do mouse,copie todos os itens contidos na pasta extraida ‘RETAIL-BR-DS_4.4.4_KXB21.14-L1.40_38_cid12_CFC_1FF_SVC.xm

    Cole na pasta do Minimal ADB and Fastboot usado o botão direito do mouse

    Ative a Depuração USB no seu dispositivo. Para fazer isso, vá em Configurações -> Sobre o telefone, e toque 7 vezes em “Número da versão”. Irá desbloquear as opções de Programador. Então, vá para Configurações -> Programador e ative a Depuração USB.

    Desligue o aparelho, agora segure os botões volume para baixo [VOLUME -] e Ligar [POWER] por cerca de 5 segundos. Agora solte o botão Ligar [POWER]

    Agora basta conectar o celular ao computador através de um cabo USB. Se os drivers estiverem corretamente instalados, ele será automaticamente reconhecido. Com o celular conectado, abra o programa Minimal adb fastboot

    aparecera uma tela de prompt de comando do minimal no computador

    execute os seguintes comandos um a um se atentando para cada linha de comando deve ser apresentada a mensagem [Okay]. Se algum comando falhar [Failed], é provável que a versão do Firmware está errada e você deve baixar a versão correta ou que você tenha digitado incorretamente, nesse caso basta digitar o comando novamente.

    fastboot flash partition gpt.bin
    fastboot flash motoboot motoboot.img
    fastboot flash logo logo.bin
    fastboot flash boot boot.img
    fastboot flash recovery recovery.img
    fastboot flash system system.img_sparsechunk.0
    fastboot flash system system.img_sparsechunk.1
    fastboot flash system system.img_sparsechunk.2
    fastboot flash modem NON-HLOS.bin
    fastboot erase modemst1
    fastboot erase modemst2
    fastboot flash fsg fsg.mbn
    fastboot erase cache
    fastboot erase userdata
    fastboot reboot

    Pronto e agora o seu Moto G irá reiniciar automaticamente.
    Nota: A primeira inicialização é sempre mais demorada

    Seu aparelho deve ser retail (em configurações / sobre o telefone, a versão do sistema deve constar como 210.12.40.falcon_umtsds.Brasil.en.BR).

    Agora sim você pode seguir com as atualizações, lembrando que ao fazer os procedimentos acima o aparelho reseta tudo! atualize o Motorola atualização na play store para que a atualização funcione.

    Espero ter ajudado. 🙂

  • Obrigado por este tutorial! Vc salvou meu dia! Eu tinha feito root e fui instalar a Stock Rom do Android 4.4.4 e não estava mais conseguindo fazer o upgrade para o 5. Obrigado mesmo! 🙂

  • O meu cel recebe a atualização, baixa e reinicia em modo de atualização, onde fica um bonequinho do Android, depois ao chegar na metade da barra, aparece “Erro!”. O cel reinicia e não atualiza. Alguém pode ajudar? Meu cel está com a retail igual a do tuto.

  • fiz o primeiro processo, do 4.4.4 para o 5.0, estava indo de boa, quando terminou de instalar a tela ficou preta e não ligou mais, está assim há uns 30 min, o certo era aparecer a tela de otimizar os apps, mas não apareceu e agora ele não liga, alguém me ajuda ai pf

  • Durante a atualização para o Android 5.0. “Blur_Version.220.21.16.falcon_umtsds.Brasil.en.BR” meu moto G 1ª Geração apagou e não liga nem apresenta qualquer sinal de funcionamento, alguma ideia do que pode ter acontecido?

  • quando eu faço fica aparecendo Installation aborted… a versão do meu sistema é “210.12.40.falcon_umtsds.Oi.en.BR” isso que está interferindo?

  • Não sei se alguém tava tendo este mesmo problema, mas, por via das dúvidas, vou deixar meu relato:
    Após um zilhão de tentativas (reinstalando e reinstalando a ROM stock retail) e sem conseguir instalar o Lollipop através do .zip na memória interna, resolvi abrir o Play Store normalmente, inserindo minha conta Google e checando as atualizações. Eis que lá estava a atualização da Motorola que permitia atualizar para o Lollipop via OTA mesmo (para os leigos: sem este .zip disponibilizado aí encima). Se vcs não conseguirem por ele, recomendo fazer o mesmo que eu: ir na Play Store e buscar a atualização. Obs: Penso que aquela telinha de aviso de bootloader desbloqueado NÃO deve ser retirada via Fastboot, pois aí o sistema já identificaria uma mudança. Boa sorte aí!

  • QUEM NÃO CONSEGUIR ATUALIZAR PELO MENU DE VERFICAÇÃO DE ATUALIZAÇÕES DA PRA ENTAR EM MODO FASTBOOT(VOL- E POWER) DEPOIS EM RECOVERY SELECIONE COM O BOTÃO MAIS E DEPOIS QUE REINICIAR VAI APARECER UM BONEQUINHO DO ANDROID ENTÃO VC APERTA VOL+E POWER E VAI ATE APLLY UPDATE FROM SD CARD E SELECIONA COM BOTÃO POWER DEPOIS SELECIONE O ARQUIVO JA RENOMEADO. E AGUARDE MAIS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TEM QUE ESTAR NA VERSÃO RETAIL AQUELA QUE NÃO EH VINCULADA ANENHUMA OPERADORA. EXPERIANCIA PRÓPRIA VALEW …..

Assine nossa Newsletter