Tutorial: Como funcionam os gestos no iPhone X

Como funcionam os gestos no iPhone X
Não sabe desligar o iPhone X, tirar print, usar o multitarefas ou chamar a Siri? Descubra todos os gestos do novo smartphone da Apple

O iPhone X, sem dúvidas, foi um dos grandes destaques de 2017. Após chegar ao Brasil há um mês, o aparelho ainda é uma novidade para os consumidores.

Além do novo sistema de reconhecimento facial, o Face ID, o iPhone X entrega várias outras novidades como a tela OLED, um display infinito, Animojis, e, claro, os novos gestos para usar o seu novíssimo celular, já que ele não tem mais um botão Home (seja ele físico ou capacitivo).

Com isso, é preciso “reaprender” a usar o iPhone. Por mais simples que o processo de adaptação seja, algumas funções podem não ser tão simples de lembrar. Confira todos os gestos para o seu novo iPhone X.

Como voltar para a tela inicial

Este é o gesto mais importante. Não importa se você está vendo um vídeo, jogando em um app ou tirando uma foto. Para voltar à tela inicial basta arrastar o dedo de baixo para cima. A velocidade que você faz essa ação não altera em nada. Caso você esteja com o iPhone na horizontal, é preciso arrastá-lo de baixo para cima na horizontal mesmo.

Como ativar o multitarefas/multitasking

6A0F7CBB 450A 4F39 B1EF 0DFFC8128D9B - Tutorial: Como funcionam os gestos no iPhone X

Sentindo falta dos dois toques no botão inicial? O gesto aqui é parecido com o de voltar para a tela inicial. A diferença é que após deslizar o dedo de baixo para cima, é preciso levar o aplicativo mais ou menos até o meio da tela. Espere um segundo e todos os seus apps abertos vão aparecer em fileira.

A Apple afirma que não é necessário fechar os aplicativos em segundo plano, pois tanto o novo processador quanto o iOS 11 não vão deixar com que os apps gastem bateria enquanto não estiverem sendo usados, mas se mesmo assim você quiser fechá-los, é só segurar um aplicativo até aparecer um botão vermelho na parte de cima dele. Depois é só pressioná-lo.

Troca rápida de apps

Essa novidade é exclusiva do iPhone X. Já pensou em ir e voltar entre apps de maneira rápida? Sabe a barra bem na parte de baixo do iPhone? Se você jogar o seu dedo da esquerda para a direita, o último app assume o controle. Se a sua intenção é só copiar rapidamente um trecho ou foto, é só arrastar o dedo da direita para a esquerda para voltar ao app que você estava antes.

Reachbility/Alcançabilidade

13175BE1 3332 4EE4 A312 CA152640DDC4 - Tutorial: Como funcionam os gestos no iPhone X

Presente desde os iPhone 6 e iPhone 6 Plus, a Apple implementou um recurso de ‘alcançabilidade” para o usuário não precisar ficar sambando a mão com um celular com tela grande. Ao encostar duas vezes no botão inicial, o aplicativo mais em cima ia para o meio da tela.

No iPhone X, o recurso não está ativo nativamente. Em “Ajustes”, “Geral”, “Acessibilidade” ative o “Alcançabilidade”. Para usá-lo, no “dock” de apps no canto inferior da tela inicial, deslize o dedo da metade deles para baixo. A função serve em qualquer tela do iPhone e é uma mão na roda, apesar do bom tamanho do celular de 5,8 polegadas.

Central de Controle e Central de Notificação

Estas duas abas tão importantes podem ter sumido da sua vista sem motivo algum, mas é muito fácil recuperá-las. Para ativar a Central de Controles (que vai mostrar a porcentagem da bateria, se o Wi-Fi e Bluetooth estão ligados, entre outros) é só deslizar o dedo de cima para baixo no canto superior direito da tela do seu iPhone (onde está o sinal da operadora e bateria). Para voltar, é só tocar em algum espaço em branco.

A Central de Notificações fica no meio do notch (os sensores do Face ID) até a parte esquer mais em cima, então basta fazer o mesmo gesto, só que do outro lado.

Ativando a Siri

454C4F0C 3093 44C9 B38E B977419FC19A - Tutorial: Como funcionam os gestos no iPhone X

Existem duas maneira de ativar a Siri: uma é dizendo “E aí, Siri”, que a assistente pessoal responde automaticamente. A outra é pressionando por dois segundos o botão lateral, o antigo botão de força.

E como eu desligo o iPhone X?

Também existem duas maneiras de desligar o iPhone X. Uma delas é segurar o botão lateral e o de aumentar volume por alguns segundos e depois deslizar para desligar. Em “Ajustes” , “Geral” é possível desligar por lá também.

Fazendo um print

Esqueça o botão inicial. Para tirar um print, pressione rapidamente o botão lateral com o botão de aumentar o volume.

Desligando o iPhone X à força

O Hard Reset é uma opção para quando o iPhone não responde de jeito nenhum. Para realizar o procedimento, pressione rapidamente o botão de aumentar o volume, depois faça o mesmo com o de diminuir o volume, por fim aperte o botão lateral por dez segundos até a tela apagar.

Estes são os principais gestos do iPhone X. Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui embaixo.

1A30EE2F 16BC 4EA5 8F44 DBAD5B62AD15 - Tutorial: Como funcionam os gestos no iPhone X

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via