Impedindo o google auto backup de salvar fotos do whatsapp e1500829684678

Tutorial: Impedindo que o Google+ Auto Backup salve fotos do Whatsapp

Avatar of bruno martinez
Após a ativação, a ferramenta Google+ Fotos Auto Backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do Whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.

Google+ photos auto backup

A função de Auto Backup do aplicativo de Fotos do Google+ é, sem dúvida, uma adição bem-vinda em smartphones e tablets Android.

No entanto, ela é um pouco exagerada. Após a ativação, a ferramenta passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do Whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada no backup, que certamente incomodará quem gosta de pastas e álbuns de fotos organizados.

Google+ photos auto backup

Para garantir que o seu backup esteja livre de fotos e vídeos “inapropriados”, configure o aplicativo Google+ Fotos desta forma:

  1. Encontre o aplicativo “Fotos” no seu aparelho;
  2. Clique no botão “Menu”;
  3. Selecione a opção “Configurações”, dentro do app;
  4. Selecione a opção “Backup Automático”;
  5. Na seção “Configurações de Backup”, desabilite a opção “Backup de pastas locais”.
  6. Pronto!

Agora você já pode dormir sossegado.

Update: Selecionando pastas específicas

Aproveitando o comentário do leitor Rafael Portela, resolvemos atualizar esse post ensinando a selecionar uma pasta específica no aplicativo Google Fotos. Estamos utilizando a versão 3.1.0.162400126, atualizada em 16.7.2017.

1) Abra o aplicativo Google Fotos no seu celular.

2) Abra o Menu. Essa ação pode ser feita de duas maneiras:

     2.1) Clicando nas três barrinhas horizontais:

Tutorial: impedindo que o google+ auto backup salve fotos do whatsapp. Após a ativação, a ferramenta google+ fotos auto backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.     2.2) Ou colocando o dedo no canto esquerdo da tela e “arrastando-o” para a direita. Ao fazer isso, o menu que fica “escondido” começa a aparecer na tela. Essa ação será melhor observada no vídeo no fim do post.

3) Agora que você abriu o menu, clique em “Configurações“.

Tutorial: impedindo que o google+ auto backup salve fotos do whatsapp. Após a ativação, a ferramenta google+ fotos auto backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.4) Feito isso aparecerá uma nova tela, a tela Configurações. Nela, clique em “Backup e sincronização“.

Tutorial: impedindo que o google+ auto backup salve fotos do whatsapp. Após a ativação, a ferramenta google+ fotos auto backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.

5) Em “Backup e sincronização” clique em “Fazer backup das pastas do dispositivo“.

Tutorial: impedindo que o google+ auto backup salve fotos do whatsapp. Após a ativação, a ferramenta google+ fotos auto backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.6) Em “Pastas do dispositivo” escolha a pasta que deseja salvar automaticamente na nuvem.

Tutorial: impedindo que o google+ auto backup salve fotos do whatsapp. Após a ativação, a ferramenta google+ fotos auto backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.No exemplo da imagem acima selecionei a pasta “Horizon Zero Dawn”.

Pronto, aqui a mágica já está feita, volte as telas e veja o resultado:

Tutorial: impedindo que o google+ auto backup salve fotos do whatsapp. Após a ativação, a ferramenta google+ fotos auto backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.Quando você voltar para a tela Backup e sincronização, observe que a pasta selecionada já aparece ali, no exemplo a pasta “Horizon Zero Dawn”.

E quando você voltar para a tela inicial do aplicativo:

Tutorial: impedindo que o google+ auto backup salve fotos do whatsapp. Após a ativação, a ferramenta google+ fotos auto backup passa a salvar na nuvem todas as fotos do aparelho, incluindo pastas do whatsapp. O resultado é uma bagunça generalizada. Saiba como resolver, neste post.

Assistam ao nosso vídeo:

Gostaram? Comentem, pois assim podemos acrescentar informações nos nossos posts ou criar novos tutoriais. 

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados