TVs 4K da LG: entenda porque elas são excepcionais

TVs 4K da LG: entenda porque elas são excepcionais
No evento Labtech que ocorreu hoje (29), a LG nos deu detalhes sobre as tecnologias que vêm nas TVs OLED 4K e Super UHD 4K da marca.

A LG explicou hoje (29), em seu Labtech, tudo sobre as tecnologias presentes em suas recentes Smart TVs: LG OLED TV 4K LG Super UHD TV 4K. Os principais destaques são: painel OLED, tecnologia Pixel Dimming, Dolby Vision e Dolby Atmos.

Sobre o diferencial dos paineis das TVs 4K da LG

TVs 4K da LG: entenda porque elas são excepcionais
Evolução dos displays de TVs.

Para começar, o painel usado nestas TVs Ultra HD, como a 86SJ9570 é o OLED. Nele, os pretos são representados mais fielmente, já que são feitos a partir de pixels apagados (em outros painéis são tons de cinza mais escuros).

Agregando a isso, temos a tecnologia Pixel Dimming, que só é possível em painéis OLED. Sua função é permitir que cada pixel tenha um controle individual da sua iluminação (não depende da iluminação traseira como em telas LCD), alcançando, assim, um preto puro e cores perfeitas. Além disto, a tecnologia, empregada também na TV OLED65E7P também evita que, em imagens com objetos mais claros, a tela inteira fique muito clara (“contaminando” objetos que deveriam ser escuros).

Os painéis OLED da LG, como o utilizado no modelo OLED55B7P são tão bons que os técnicos da Technicolor os usam para calibrar a imagem da maioria dos filmes que são exibidos nas salas de cinema. É importante ressaltar que não existe painel OLED IPS, já que uma escolha anula a outra.

TVs 4K da LG: entenda porque elas são excepcionais
Na esquerda, a TV 4K OLED da LG. Na direita, uma TV concorrente.

Formato de HDR superior

Todo conteúdo produzido atualmente é feito em HDR10, que é um formato aberto que pode ser usado em diversas fabricantes. Um dos modelos que utiliza essa tecnologia é o OLED55B6P. No entanto, no Labtech da LG, foram demonstrados os modelos LG OLED TV 4K que, como o nome diz, usa painel OLED; e LG Super UHD TV 4K que possui painel Nano Cell Display, que usam os formatos Dolby Vision e Dolby Audio.

A LG foi pioneira nos formatos proprietários da Dolby aqui no Brasil. Enquanto o HDR10 suporta até 1.000 nits, o Dolby Vision suporta até 10.000 nits. Isso resulta em cores ainda mais intensas nos painéis de TV OLED, quando comparados a painéis LED LCD tradicionais. Vale ressaltar que nessa comparação não estão inclusas as linhas QLED da Samsung.

TVs 4K da LG: entenda porque elas são excepcionais
Nota-se que o preto na imagem esquerda se “espalha” menos, quando comparado com a da imagem direita.

Indo para o quesito áudio, as TVs OLED 4K continuam a surpreender. Com o Dolby Atmos, que é a tecnologia de som surround mais avançada do mundo, as TVs Ultra HD da LG contam com diversos canais de áudio e auto-falantes discretos. O foco aqui é imersão sem precedentes, com som baseado na ideia de “objetos de áudio”.

Extras bem-vindos

WebOS 3.5
WebOS 3.5

A LG vem melhorando cada vez mais seu sistema operacional WebOS, que já é ótimo. Atualmente ele se encontra na versão 3.5, disponível apenas nos modelos UHD e SUHD 4K, como no modelo 55SJ8000 da companhia. Ele possui um visual extremamente bonito e intuitivo, o sistema não desaponta no quesito agilidade.

Para melhorar ainda mais esta experiência, a LG tem o controle remoto universal Smart Magic, que permite acessar atalhos com movimentos (controlando uma espécie de mouse) ou da forma tradicional.

LG OLED TV 4K – Modelo OLED55B7P

TVs 4K da LG: entenda porque elas são excepcionais
Modelo OLED55B7P.

Com Display OLED 4K, que permite pretos puros e cores mais vibrantes. Possui HDR Ativo com Dolby Vision e som surround com Dolby Atmos. O preço disso tudo é R$8999,00, já que ela traz a melhor experiência de cinema possível para sua sala de estar.

LG Super UHD TV 4K – Modelo 55SJ9500

TVs 4K da LG: entenda porque elas são excepcionais
Modelo 55SJ9500.

Com display 4K Nano Cell de 55 polegadas ou mais, processamento de cor 10 bits, amplo ângulo de visão sem distorção, HDR Ativo com Dolby Vision e sistema de som harman/kardon. Com inúmeras características marcantes, o único defeito dessa TV Super UHD é o preço, que não é tão salgado quanto o da de cima: R$5499,00 (com desconto).

Além desses modelos citados acima, A LG possui dois modelos de TV 4K com 65 polegadas (OLED65E7P) e (OLED65E6P). Já com 55 polegadas ela conta com 3 modelos com resolução 4K, são eles: OLED55B7POLED55B6P e OLED65E6P. Ainda no rol de TVS OLED, mas sem 4K, temos mais três modelos de 55 polegadas: 55EG910055EC9300 (este com tela curva) e 55EA9850.

As TVs 4K da LG mostraram a que vieram, sem dúvidas. Embora não sejam tão acessíveis, elas certamente valem a pena.

Leia também

Samsung lança site com conteúdo exclusivo aos usuários de Smart TVs

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta