Spin-offs de Resident Evil: conheça tudo que surgiu da série principal

Um mapa sobre os spin-offs de resident evil
Que a franquia de jogos Resident Evil é extensa, todo mundo sabe, mas você conhece os spin-offs de Resident Evil? Confira agora!

O universo presente nos jogos de Resident Evil é vasto, não cabendo apenas ao arco principal a responsabilidade de contar tudo o que há nos embates entre seus causos de bioterrorismo. Pra isso, a Capcom também desenvolveu vários jogos que são spin-offs de Resident Evil, complementando as aventuras e dando mais informações sobre as histórias. Se você ainda não viu, então antes de ler esta matéria confira o mapa da história principal de Resident Evil, depois volte e confira também suas histórias complementares!

Resident Evil: Survivor

O primeiro spin-off da série é Resident Evil: Survivor. Nele você joga com Ark Thompson, um homem que, por solicitação de Leon S. Kennedy, vai até a Ilha Sheena investigar uma base de operação da Umbrella. Chegando lá ele encontra este laboratório e o responsável por todas as atrocidades que lá ocorriam: Vicent Goldman, o vilão, sequestrava e matava adolescentes para produzir mais Tyrants. Quando Thompson decide sair da ilha, acaba sendo atacado por Vicent e o protagonista desmaia.

Re survivor
Algumas imagens do shooter Resident Evil: Survivor

Ao acordar, o homem perde a memória e precisa explorar a área, que havia sido completamente infectada por Vicent pelo T-virus para descobrir quem é e o que fazia ali, além de tentar resgatar os possíveis sobreviventes. Por conta do vírus espalhado, Thompson deve enfrentar zumbis, aranhas e mariposas gigantes e até mesmo Tyrants para sobreviver.

Os eventos aqui ocorrem após RE 2. Por se tratar de um shooter, o jogo concede munição infinita à arma básica, uma pistola. O primeiro dos spin-offs de Resident Evil foi lançado em 2000 para PlayStation (1) e PC.

Resident Evil: Dead Aim

Em mais um título da série Survivor (é um shooter, apesar de não possuir o subtítulo), Dead Aim também entrega um pouco das histórias alternativas à principal. Nele você joga com Bruce McGivern, um agente militar americano que foi enviado a um navio que continha suspeitas de atividade bioterrorista. Chegando lá ele confirma isso, pois trata-se de um navio da Umbrella comandado por Morpheus, que tenta matar Bruce, mas uma moça chamada Fong Ling chega para salvar o protagonista do vilão. Morpheus é gravemente ferido e se retira, deixando que ambos trabalhem juntos para desvendar os mistérios do local e sobreviverem.

Re dead aim
Apesar de não ser em primeira pessoa, ao ativar a mira, o jogo vira um shooter

Bruce entra numa sala e vê Morpheus injetando em si uma amostra do T+G-virus, luta com alguns monstros e o navio acaba parando numa ilha. Bruce e Fong Ling descem na ilha, assim como Morpheus completamente transformado. Havia um laboratório na ilha e nele uma arma experimental contra qualquer variação dos vírus, inclusive ambos juntos, então Bruce a utiliza para derrotar o vilão e escapar dali com a agente chinesa.

Os eventos deste jogo acontecem pouco após a destruição de Raccoon City, em RE 3. Resident Evil: Dead Aim foi lançado em 2003 para PlayStation 2 e comportava o GunCon2, um joystick de arma para mais imersão na experiência.

Resident Evil Outbreak

No segundo dos spin-offs de Resident Evil (e no próximo) veremos as tentativas de sobrevivência entre os civis, quando Raccoon City começou a ficar enfestada pelo T-virus. A princípio Resident Evil Outbreak começa num bar, onde acontece um ataque de zumbis e você mais algumas pessoas no local devem sobreviver e escapar dali. Dentre oito personagens jogáveis, você pode escolher um deles e a IA (Inteligência artificial) escolherá outras duas personagens para te ajudar nos eventos de cada cenário — o jogo conta com cinco cenários, cada um com personagens-chave na progressão.

Re outbreak
Na seleção de personagens você conhecia, por exemplo, quais as habilidades únicas de cada um

Resident Evil Outbreak marcou uma época em que Resident Evil era exclusivamente solo e agora vemos um jogo que pode ser multiplayer online, em que você acessaria o servidor, em busca de colegas para sobreviver aos horrores em Raccoon City. Os cinco cenários dispostos neste título mostram muito da história vista em RE 2 e 3, inclusive o laboratório secreto da Umbrella. Resident Evil Outbreak foi lançado em 2003 para PlayStation 2.

Resident Evil Outbreak File #2

Assim como em Resident Evil Outbreak, File #2 conta a história de sobreviventes durante o caos em Raccoon City. Aqui temos os mesmos oito civis vistos no primeiro título, porém, a jogabilidade e cenários são diferentes, por exemplo, ao invés do jogo escolher quais serão seus outros dois parceiros, você poderá fazer essa escolha livremente, aproveitando para combinar as proficiências que mais lhe agradam.

Re outbreak 2
Você deve manter-se saudável: todos os sobreviventes estão infectados e se a porcentagem no canto inferior direito chegar a 100%, você morre se transformando em zumbi

Resident Evil Outbreak File #2 foi lançado em 2004 para PlayStation 2, tendo o encerramento do suporte aos servidores online — também do primeiro Outbreak — em 2007, ou seja, atualmente Resident Evil Outbreak ou File #2 só podem ser jogados de modo offline.

Resident Evil: The Umbrella Chronicles

Nós já vimos durante a saga principal tudo o que houve com a equipe STARS, durante alguns jogos alternativos vimos outros agentes tentando destruir a Umbrella e até mesmo civis sobrevivendo ao apocalipse visto em Raccoon City. Mais um dos spin-offs de Resident Evil, temos o primeiro título da saga “Chronicles“: Resident Evil: The Umbrella Chronicles. Aqui vemos a perspectiva de Albert Wesker, o falso membro da STARS que, na verdade, sempre trabalhou para a Umbrella. Este é um jogo no tipo de “tiro em trilhos”, ou seja, conforme o jogo te leva, você deve eliminar os inimigos e coletar itens escondidos nos cenários.

Re tuc
Descubra tudo sobre Wesker e a falência da Umbrella através de Resident Evil: The Umbrella Chronicles

O jogo possui dez cenários e conta com eventos de RE Zero, RE (Remake) e RE 3, no caso, como Wesker sobreviveu à mansão Spencer, como conseguiu uma amostra do G-virus e sobre queda da Umbrella. Informações que fazem deste um jogo essencial para qualquer fã da série. Resident Evil: The Umbrella Chronicles foi lançado em 2007 para Nintendo Wii e e posteriormente para PlayStastion 3, sendo no Wii, otimizado, por possuir controles que traziam uma melhor experiência, por ser um jogo em trilha.

Resident Evil: The Darkside Chronicles

Em mais um título da série Chronicles, com Resident Evil: The Darkside Chronicles, vemos a perspectiva de Leon S. Kennedy sobre eventos de Resident Evil 2, Resident Evil CODE: Veronica e um novo cenário. Este novo cenário conta a história de Leon e seu novo parceiro, Jack Krauser (também jogável), onde são enviados à Operação Javier, a fim de investigar um suposto traficante de armas bioterroristas na América do Sul, com indícios de serem sob responsabilidade da Umbrella.

Re tdc
Resident Evil: The Darkside Chronicles ainda conta sobre como Krauser se aliou a Wesker

Nessa nova história, Leon e Krauser investigam o desaparecimentos de garotas no local e descobrem que elas estavam sendo sequestradas para manter viva a filha de Javier, Manuela. Ela foi peça fundamental para derrotar o vilão, não permitindo que o pai, agora transmutado, não ferisse mais ninguém. Krauser, que ficou ferido, decidiu entrar em contato com Wesker, desencadeando os eventos vistos em Resident Evil 4.

Resident Evil: The Darkside Chronicles foi o segundo dos spin-offs de Resident Evil na saga “Chronicles“, lançado em 2009 para Nintendo Wii e posteriormente para PlayStastion 3.

Resident Evil: Revelations

Neste jogo temos a dupla Chris Redfiled e Jessica Sherawat, que foram investigar um navio chamado Queen Zenobia mas acabam desaparecidos. A última localização da dupla levou à grande Jill Valentine e seu novo parceiro Parker Luciani — os quatro agora trabalhando para a BSAA — a ir em busca dos dois membros da equipe. Investigando também uma cidade em alto-mar que foi sacrificada por ter sido alvo da Il Veltro, nova corporação por trás do também novo vírus, T-Abyss, os membros da BSAA se encontram num mistério nebuloso para encontrar seus parceiros e descobrir o que está acontecendo.

Revelations - spin-offs de resident evil
Diferente do T-virus, o T-Abyss transforma o hospedeiro em criaturas e não zumbis (exceção ao Hunter, que é uma BOW derivada do T-virus)

Após as duplas se reencontrarem, Jill e Chris retomam suas posições e partem para enfrentar Jack Norman, líder da Il Veltro. Jack, assim como muitos vilões da franquia, injeta em si uma amostra do T-Abyss se transformando numa criatura terrível. Chris e Jill derrotam Jack e conseguem escapar do local.

O jogo conta com eventos ocorridos entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5, pouco após o fim da Umbrella e princípio da BSAA, sendo Chris e Jill seus principais representantes. Resident Evil: Revelations foi lançado em 2012 para Nintendo 3DS, explorando suas curiosas funções quanto novo console portátil e posteriormente para PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii e PC. Os spin-offs de Resident Evil da saga “Revelations” até então possuem dois títulos, confira o próximo abaixo.

Resident Evil: Revelations 2

Seguindo o molde de parceiros do título anterior, em Resident Evil: Revelations 2 vemos rostos familiares: Clarie Redfield e Barry Burton, de Resident Evil (Remake). Na trama, Clarie e Moira Burton, filha de Barry, estão numa confraternização da Terra Save, ONG voltada a ajudar vítimas de ataques químicos e biológicos. No momento pessoas invadem o local e sequestram ambas, que acordam algum tempo depois numa espécie de prisão, desvendando os mistérios dali para encontrar uma maneira de escapar.

Revelations 2
Em Resident Evil: Revelations 2 você pode alternar entre a dupla atual, sendo as habilidades de Moira e Natalia essenciais em determinados pontos

Seis meses depois, Barry Burton vai até a última localização da filha para descobrir seu paradeiro. Ao chegar no local, Barry se encontra com Natalia, uma menina intrigante que possui peculiaridades. Tentando proteger a garota, Barry se incube de cuidar dela enquanto procura por sua filha e Claire. No final descobre-se que a vilã por trás do sequestro de Claire e Moira estava tentando usar Natalia para realizar um experimento de imortalidade, transferindo sua consciência para o corpo da garota.

Este jogo foi lançado em 2015 no esquema de episódios, ou seja, ao invés de comprar um jogo completo, você compraria os episódios que foram lançados semanalmente no decorrer dos meses de fevereiro e março de 2015. Resident Evil: Revelations 2 foi lançado para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC, contando ainda com uma versão para PS Vita. Provavelmente os spin-offs de Resident Evil da saga Revelations possuirá um terceiro título, conforme rumores.

Outros modos e extras

Alguns destes spin-offs de Resident Evil trazem informações não tão cruciantes ao arco principal, já outros são fundamentais, mas com certeza todos eles abrilhantam ainda mais o universo da franquia.

Re orc
Escolha um dos soldados disponíveis para enfrentar zumbis e até mesmo Leon e Claire neste título que é um dos spin-offs de Resident Evil voltados para ação

Um spin-off da série chamado Resident Evil: Operation Raccoon City, por exemplo, explora o lado da Umbrella usando mercenários para executar todo e qualquer sobrevivente que houvesse em Raccoon City, tentando eliminar possíveis testemunhas. Este jogo infelizmente não é canônico, uma vez que seus eventos entram em conflito com os vistos no arco principal, entretanto, podem trazem informações interessantes, além da sua jogabilidade ser totalmente focada em ação.

Hunk
HUNK, o misterioso soldado da Umbrella

Outro modo visto em Resident Evil 2 — inclusive no rework — é “O 4º Sobrevivente“, onde narra a história de HUNK, um soldado da Umbrella que foi enviado para pegar uma amostra do G-virus, no caso, quando Birkin contamina o sistema de esgoto da cidade. HUNK deve enfrentar monstros até alcançar a entrada da delegacia, local em que será resgatado. Este modo extra também é muito interessante, uma vez que mostra que não foi apenas Claire, Leon e Sherry — Ada é desconsiderada, neste caso — os únicos sobreviventes do terror em Raccoon City: havia também um quarto sobrevivente.

Spin-offs de resident evil: conheça tudo que surgiu da série principal. Que a franquia de jogos resident evil é extensa, todo mundo sabe, mas você conhece os spin-offs de resident evil? Confira agora!
É possível dois jogadores em Resident Evil Survivor 2 CODE: Veronica

No jogo Resident Evil Survivor 2 CODE: Veronica também temos um dos spin-offs de Resident Evil não canônicos, pois tudo o que é visto neste título se trata de um pesadelo que Claire Redfield tem durante sua viagem com Steve Burnside até a base da Umbrella da Antártida, de avião. Nele a dupla continua tentando escapar da Ilha Rockfort e enfrentam não apenas os monstros vistos ali, mas também outras ameaças, por exemplo, de Racoon City. Como se trata de um sonho, este título não é canônico, pois apresenta uma versão alternativa dos eventos de Resident Evil CODE: Veronica. Há muitos outros spin-offs e modos diferentes em Resident Evil que, caso você esteja curioso pelo enredo, vale à pena conferir.

Veja também:

O que achou dos spin-offs de Resident Evil? Lembrando que no início da matéria temos também um link levando ao nosso mapa sobre a história principal de Resident Evil! Confira também tudo sobre Resident Evil Re:Verse, outro spin-off da franquia que reúne heróis e monstros em batalha para decidir qual o melhor de todos!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário