Conecte-se conosco
metodos contraceptivos - Já imaginou usar um app como método contraceptivo?

Aplicativos

Já imaginou usar um app como método contraceptivo?

Cansou de tomar pílula para evitar uma gravidez indesejada? Conheça o app que serve como contraceptivo natural e tem 99,5% de eficácia

natural cycles app contraceptivo - Já imaginou usar um app como método contraceptivo?

O contraceptivo digital Natural Cycles monitora a taxa de fertilidade da usuária a partir de algoritmos

Ultimamente, muitas mulheres têm se queixado de tomar a pílula anticoncepcional. Afinal, são muitos os efeitos colaterais, como a diminuição do libido, as dores de cabeça e as variações de humor. Por isso, encontrar um método contraceptivo natural é, hoje, uma questão de saúde muito relevante.

O aplicativo Natural Cycles aparece como uma alternativa nesse cenário. Ele promete uma eficácia de 99,5% sem usar hormônios. Como? A partir do monitoramento da temperatura basal da usuária.

Todos os dias, ela deve colocar um termômetro debaixo da língua e registrar sua temperatura no app. A partir dessas medições e com o auxílio de um algoritmo, o app calcula o ciclo menstrual individual, definindo os períodos de ovulação, fertilidade e menstruação.

O acompanhamento da temperatura é crucial, porque ela interfere na manutenção dos espermatozóides dentro do útero e nos picos de fertilidade. Sem o registro correto, o método não é tão eficaz.

O aplicativo registra todas as informações fornecidas pela mulher e, assim,  alerta quando são seus dias férteis com um cartão vermelho. Quando isso acontecer, você já sabe: não esqueça a camisinha. O cartão verde, por sua vez, indica quando há as menores chances de gravidez durante o seu ciclo.

Mas não é arriscado, como a tabelinha?

Diferentemente da tabelinha, o Natural Cycles não generaliza o período do ciclo. Ele individualiza cada caso, admitindo que nem todas nós temos um ciclo de 28 dias. Além disso, esse método tem a aprovação de uma organização de inspeção alemã, a Tüv Süd, que diz: se usado corretamente, o app chega a ser mais eficaz que a camisinha.

Vale lembrar, porém, que o aplicativo apenas previne a gravidez. Para se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, use camisinha!

Gostou da ideia? Então aproveita que o aplicativo dá um mês de cortesia para as novas usuárias. A partir do segundo mês, você começa a pagar US$ 4,20 todos os meses e ganha o seu próprio termômetro basal. O Natural Cycles está disponível na App Store da Apple e na Google Play.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista apaixonada por séries e cinema | @maricanhisares

Comentários
Subir