USB4: Tudo o que você precisa saber o novo padrão

USB4: Tudo o que você precisa saber o novo padrão 5
Dispositivos em cadeia, duas vezes mais largura de banda, mais versatilidade e integração com o Thunderbolt 3, conheça o USB4

Um novo padrão USB está chegando, o USB4, pronto para atualizar as portas e o cabeamento do seu dispositivo nos próximos anos. Ele promete trazer melhorias de velocidade no pipeline e os novos recursos do Thunderbolt 3.

O padrão mais recente em uso é o USB 3.1. O padrão USB 3.2 foi confirmado, mas não estará disponível em dispositivos até o final deste ano. Então, enquanto esperamos pelo USB 3.2, que hora melhor para anunciar o USB4?

O USB Promoter Group divulgou detalhes da nova tecnologia e também removeu o espaço entre o nome e o número da versão. O grupo agora está se referindo ao USB 3.0 como USB 3.2 Gen 1, e ao USB 3.1 como USB 3.2 Gen 2.

O mais recente USB 3.2 é tecnicamente o USB 3.2 Gen 2×2 – que “2×2” refere-se à capacidade de usar dois canais de alta velocidade no mesmo cabo, para uma taxa de transferência máxima de 20Gbps. USB 3.1 (USB 3.2 Gen 2) atinge 10Gbps , enquanto o USB 3.0 (USB 3.2 Gen 1) chega a 5 Gbps.

entradas padrão USB
Créditos: Sam Rutherford (Gizmodo)

O formato e o padrão real da porta são separados do USB subjacente, embora geralmente sejam desenvolvidos em conjunto (o USB 3.2 Gen 2×2 precisa de um conector USB-C, por exemplo). Em outras palavras, nem todos os plugues USB-C têm a mesma tecnologia USB dentro deles – os fabricantes podem fazer escolhas sobre a velocidade e os custos que desejam pagar.

Para suportar um padrão USB específico, você precisa de um dispositivo (um computador ou celular, por exemplo), uma porta de conector USB e um cabo que o suporte, caso contrário, a velocidade ficará mais lenta.

O que o USB4 traz de novidade é a largura de banda dobrada, estamos falando de uma taxa de transferência máxima de 40 Gbps. Se você não está familiarizado com os termos, a largura de banda é igual ao número de faixas em uma rodovia – sua capacidade potencial – enquanto a taxa de transferência é quantos carros podem realmente viajar (ou estão realmente viajando) de uma só vez.

A taxa de transferência (velocidades reais) sempre será igual ou menor que a largura de banda (velocidades teóricas), dependendo de todos os tipos de fatores, incluindo os dispositivos que você está usando. Se você estiver usando portas, cabos e dispositivos USB4, poderá atingir o máximo de 40 Gbps de taxa de transferência que a largura de banda permite.

USB4 atingirá velocidades de até 40Gbps
USB4 atingirá velocidades de até 40Gbps

Além disso, a Intel está lançando seu padrão Thunderbolt 3 como parte do protocolo USB4, que trará o potencial de conectar monitores 4K e outros dispositivos juntos sem o auxílio de um hub – algo que o USB não fez antes.

O Thunderbolt 3 será incorporado diretamente ao USB4, levando a mais versatilidade em termos de taxas de transferência de dados ao usar vários dispositivos juntos. Embora os Macs da Apple tenham combinado o Thunderbolt 3 e o USB juntos, até certo ponto, a tecnologia ainda é relativamente rara em PCs e outros dispositivos.

De acordo com o comunicado oficial, o USB4 “define um método para compartilhar dinamicamente um único link de alta velocidade com vários tipos de dispositivos finais que melhor servem a transferência de dados por tipo e aplicação” – ou seja, pense em vários monitores externos e outros dispositivos como discos rígidos conectados ao longo de um cabo ou uma cadeia de cabos, em vez de um hub.

A boa notícia é que tudo será compatível com USB 2, USB 3 e Thunderbolt 3 – seus dispositivos existentes ainda poderão se comunicar com o USB4, mas ocorrerá em velocidade menor.

USB Promoter Group anuncia USB4
Créditos: Sam Rutherford (Gizmodo)

Espera-se que a especificação USB4 seja finalizada e publicada formalmente na metade de 2019 (quando os dispositivos USB 3.2 devem começar a sair). Ao mesmo tempo, o padrão USB-C também deve receber uma atualização para combinar com o USB4. Dependendo dos fabricantes e do tipo de demanda do mercado, o hardware USB4 deve começar a aparecer perto do final de 2020.

O USB Promoter Group é formado por representantes da Apple, HP, Intel, Microsoft, Renesas Electronics, ST Microelectronics e Texas Instruments. O grupo é apoiado pela organização sem fins lucrativos USB Implementers Forum (USB-IF), que lida com a certificação.

O que ainda não está confirmado é o nome oficial de marketing que estará na embalagem – no momento temos SuperSpeed USB (USB 3.0 ou USB 3.2 Gen 1), SuperSpeed 10Gbps (USB 3.1 ou USB 3.2 Gen 2) e SuperSpeed 20Gbps (USB 3,2 Gen 2×2).

Fonte: Gizmodo

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box