Capa de "use seu smartphone ou tablet como mouse sem fio"

Use o seu smartphone ou tablet como um mouse sem fio

Avatar de renato reis
Saiba como usar seu dispositivo móvel como um touchpad para computadores em pouquíssimos e rápidos passos com o Remote Mouse.

Precisando usar um cursor na tela do computador, mas seu mouse quebrou? Esqueceu o periférico em casa? Acabaram as pilhas do seu mouse sem fio? Então use seu smartphone ou tablet como um mouse sem fio pelo aplicativo Remote Mouse. Confira como fazer:

Como baixar e preparar o Remote Mouse

Existe um bocado de apps com a mesma função de tornar o smartphone um cursor remoto nos computadores. No entanto, o Remote Mouse é o único que possui boas notas e avaliações, em média, nas lojas digitais, além de ter uma usabilidade facilitada e ser rápido de configurar. Veja como começar a usar seu cursor sem a necessidade de um mouse:

  1. Baixe o aplicativo de forma totalmente gratuita nas lojas da Google Play, para Android, ou da App Store, para iOS;
  2. Mantenha seu Wi-fi ligado pelo smartphone, quando tiver acesso a uma rede de internet sem fio ou, se preferir, ative o Bluetooth do seu computador* e o do seu smartphone;
  3. Agora é só abrir o app e permitir que ele acesse sua rede local e seu Bluetooth.
Screenshot do app remote mouse (ios) - permita que o app use sua rede local e seu bluetooth (reprodução/renato reis)
Permita que o app use sua rede local e seu bluetooth (Reprodução/Renato Reis)

*Para ativar o Bluetooth no seu Windows, basta entrar no Menu Iniciar > Configurações > Dispositivos e, em seguida, ativar o toggle (liga/desliga) do Bluetooth, que é a primeira opção da tela. Também é possível ativá-lo pelo botão de notificações, que fica na Barra de Tarefas do Windows, geralmente no canto inferior direito da tela. Depois, é só clicar na opção “Bluetooth”.

Screenshot do app remote mouse (android) - o onboarding do aplicativo também é muito bom e te prepara para fazer seguir sempre com os dispositivos conectados (reprodução/renato reis)
O onboarding do aplicativo também é muito bom e te prepara para fazer seguir sempre com os dispositivos conectados (Reprodução/Renato Reis)

Já no MacOS, você pode selecionar o menu Apple (ícone da maçã no canto superior esquerdo da tela) > Definições do Sistema e, em seguida, clicar em “Bluetooth” na barra lateral para ativá-lo nas opções que surgirem na janela. 

Usando o Remote Mouse no smartphone

Para começar a usar o aplicativo, é preciso ter instalado o Remote Mouse no seu computador também. Busque pelo mesmo nome do aplicativo nas lojas (App Store ou Microsoft Store) e instale. Caso seu hardware seja corporativo, em alguns casos será preciso abrir um chamado ou solicitar a instalação para o departamento de TI, ok?

Use o seu smartphone ou tablet como um mouse sem fio. Saiba como usar seu dispositivo móvel como um touchpad para computadores em pouquíssimos e rápidos passos com o remote mouse.
As instruções do app são ótimas para guiar pela sua simples experiência (Reprodução/Renato Reis)

Instalado o programa, vamos ao passo a passo:

  1. No Tutorial do app, toda a instrução anterior desse post já terá sido concluída e, caso você seguiu as instruções por aqui, tudo já estará configurado para que você dê continuidade;
  2. Na primeira tela, se o nome do seu computador ainda não aparecer, será preciso reconhecê-lo clicando no ícone de “+”. Ele fica bem no canto superior direito. Para saber como conectar o app escaneando por QRCode ou através de IP, siga a próxima série de instruções abaixo;
  3. Caso seu PC já esteja reconhecido pelo nome, clique na linha em que ele está escrito e aguarde a conexão;
  4. Pronto! Seu mouse remoto via smartphone está pronto para ser usado. Basta seguir o tutorial apresentado na tela do seu celular para entender sua usabilidade (muito similar a touchpads de notebooks, inclusive, vide imagens abaixo).
Screenshot do app remote mouse (ios) - para acessar o menu de remote mouse, clique no ícone indicado na imagem (reprodução/renato reis)
Para acessar o menu de Remote Mouse, clique no ícone indicado na imagem (Reprodução/Renato Reis)

Como conectar via IP:

  1. Clicando em Conecte através de IP, você precisará fornecer o número de IP do seu computador, exibido no software instalado. Abra o Remote Mouse no seu computador e verifique o número na aba “Status”;
  2. Preencha o número do seu IP no aplicativo, clique em confirmar (✔) e aguarde a conexão acontecer.
Screenshot do app remote mouse (ios) - como conectar via ip ou qr code (reprodução/renato reis)
Como conectar via IP ou QR Code (Reprodução/Renato Reis)

Como conectar via QRCode:

  1. Clicando em Escanear o código QR Code, aguarde a sua câmera abrir;
  2. Clique em Show QR Code, botão do programa aberto no seu computador, também localizado na aba “Status”;
  3. Ele fará com que um QR Code fique visível no seu monitor, provavelmente aberto no seu navegador padrão. Aponte a câmera do seu smartphone para esse código QR e aguarde a conexão ser estabelecida.

Agora é só utilizar o Remote Mouse e usufruir de todas as suas mecânicas, sem se preocupar com aquele seu mouse estragado ou sem pilha por tempo indeterminado. 

Screenshot do software remote mouse (windows) - veja como obter o número do seu endereço ip pelo próprio software (reprodução/renato reis)
Veja como obter o número do seu endereço IP pelo próprio software (Reprodução/Renato Reis)

Extras

  • Interações básicas: mova seu cursor apenas tocando com um dedo e deslizando-o pela tela. Para clicar como um botão esquerdo, um toque na tela basta; para clicar como um botão direito, toque com dois dedos na tela. Você pode clicar com o cursor usando as teclas simuladas e indicadas no rodapé do próprio app aberto também;
  • Você pode personalizar a imagem de fundo do seu app, configurar a velocidade de movimento e cliques do touchpad, ativar modo canhoto e outras opções no botão de configurações, primeiro botão localizado no canto inferior esquerdo da tela com o touchpad já ativado para uso;
  • Se quiser adicionar uma etapa de segurança na conexão entre os seus dispositivos, clique em “Settings” no programa do computador, preencha uma senha nos campos de “Password for connection” e clique me “Apply”. Agora sua conexão automática terá uma senha para que seja estabelecida;
  • O Remote Mouse conta com um plano PRO, que oferece um painel de mídia remota (bem similar a um controle de TV moderno), atalhos de aplicações e botões rápidos de desligamento, hibernação e reinicialização do seu computador.
Screenshot do app remote mouse (ios) - funcionalidades do plano pro de remote mouse (reprodução/renato reis)
Funcionalidades do plano Pro de Remote Mouse (Reprodução/Renato Reis)

Para um tutorial rápido, assista a esse vídeo:

Veja também:

Como conferir se minha internet está funcionando?


Fonte: Remote Mouse

Revisão do texto feita por: Dácio Castelo Branco

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados