Vazamento confirma iPhone 9 e revela versão Plus

Traseira dos iPhones 8 e 8 Plus na cor cinza espacial. É possível ver a câmera dupla do modelo Plus e a simples do modelo comum.
O iPhone 9 promete ser a nova opção acessível da linha de smartphones da Apple

Após publicar os novos recursos e apps que estão sendo preparados para o iPhone, iPad e Apple Watch, sinais de um possível iPhone 9 foram descobertos pelo site 9to5Mac, que desde semana passada investiga uma cópia vazada do código-fonte do iOS 14.

Segundo o site, o iPhone 9 seria uma uma atualização sobre o iPhone 8, que foi lançado em setembro de 2017 e é hoje o único modelo vendido pela Apple que ainda possui o antigo botão Home. Outra descoberta foi a existência de uma versão “Plus” do iPhone 9, que parece destinada a substituir o iPhone 8 Plus.

Traseira do iPhone SE em quatro cores: prata, dourado, cinza espacial e rosa.
O iPhone SE foi um sucesso de vendas que mesclava o design do iPhone 5S com as especificações do iPhone 6S

A estratégia parece semelhante à adotada pela Apple com o iPhone SE: reutilizar o corpo de um modelo antigo com componentes internos mais modernos. A combinação de preço acessível e alta performance convenceu donos de aparelhos ultrapassados a atualizarem, um comportamento que a Apple certamente espera que se repita agora.

Design clássico

Ao que tudo indica, o iPhone 9 não possuirá grandes novidades no design. O aparelho terá tela de 4,7 polegadas, enquanto o iPhone 9 Plus terá uma tela de 5,5 polegadas. Por tratar-se de um iPhone mais “acessível”, é provável que a tecnologia dos displays seja LCD e não OLED, portanto nada de bordas ultrafinas.

Traseira do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus na cor dourada lançados em 2017 pela Apple. O novo iPhone 9 terá o mesmo design.
iPhone 8 e iPhone 8 Plus lançados em 2017 pela Apple

Em ambas as versões o Touch ID será o método de identificação biométrica e, assim como no iPhone 8, o leitor de impressão digital será integrado ao botão Home. Alguns rumores cogitavam que o leitor seria colocado dentro do display, como na linha Galaxy S20 e outros smartphones Android mais recentes, mas isso não parece ter se concretizado.

O vazamento não menciona se o iPhone 9 terá suporte ao 3D Touch, disponível no iPhone 8, mas que foi substituído pelo Haptic Touch nas gerações mais novas do smartphone.

Processador potente

O iPhone 9 deverá vir equipado com o chip A13 Bionic, o mesmo utilizado pela linha iPhone 11 e iPhone 11 Pro, lançada no ano passado. Essa atualização representaria um ganho significativo de performance comparado ao A11 Bionic embutido no iPhone 8, pois trata-se do processador com melhor desempenho do mercado.

Tela de configuração do Touch ID em um iPhone 8 prata.
As bordas largas, o botão Home e o Touch ID estão de volta com o iPhone 9

Recursos como Apple Pay e Express Transit (em determinadas cidades), que não estavam disponíveis em modelos mais antigos com Touch ID, serão suportados pelo novo aparelho, assim como a capacidade de ler tags NFC em segundo plano, algo que o iPhone 8 não permite.

iPhone 9 ou iPhone SE 2?

Segundo o 9to5Mac, a nomenclatura “iPhone 9” não está confirmada e o mesmo aparelho foi tratado pelo nome de “iPhone SE 2” em outros rumores. Dada a lacuna que ficou entre o iPhone 8 e o iPhone X (lê-se “dez” em numerais romanos), o primeiro parece mais provável.

A data de lançamento do modelo é desconhecida, mas especula-se que ele seja oficialmente revelado no segundo trimestre de 2020 (primavera nos EUA).

Preço

Quanto ao preço, a Apple cobra atualmente R$ 3.399 pelo iPhone 8 de 64 GB e R$ 3.399 pelo iPhone 8 Plus com o esse mesmo armazenamento, embora seja possível encontrá-los por valores mais baixos em outras lojas.

Com a disparada do dólar americano nos últimos meses, porém é impossível prever qual será o preço cobrado pela companhia pelo novo iPhone 9 quando ele chegar por aqui.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter