Verdades e mitos sobre computadores de mesa e notebooks

Verdades e mitos sobre computadores de mesa e notebooks 4
Usar o Notebook plugado na energia sem a bateria é errado? Saiba se este e outros mitos sobre computadores de mesa e notebooks são verdadeiros.

notebook

Na nossa vida cotidiana sempre existem aqueles mitos que todo mundo conhece, mas ninguém sabe realmente se é verdade ou não. No mundo da informática, isso não é diferente. Mitos sobre computadores e notebooks não param de aparecer. O objetivo deste artigo é mostrar o meu ponto de vista sobre os mitos mais conhecidos. Algumas respostas mudam dependendo do ponto de vista de cada pessoa, por isso, leia os argumentos e veja de concorda. vamos começar!

1 – Desligar o micro diretamente através do botão On/Off faz mal?

on-off-notebook

A curto prazo não, porém é um lance de sorte. Desligando o computador sem antes prepará-lo para isso, você simplesmente corta a transmissão de dados entre o HD e o resto do micro, podendo assim inutilizar temporariamente ou em alguns casos até definitivamente o cluster que estava sendo usado para executar a tarefa. Ufa, não entendeu nada? É o seguinte, quando você salva algo no seu HD, ele repassa para um determinado cluster que fica com aquele arquivo até uma nova ordem, ou seja, até você o excluir, por exemplo. Se você desligar o micro durante o salvamento de um dado em um cluster, você pode inutilizá-lo. Ou seja, só faça isso em casos que pedem medidas drásticas. Mas há casos em que não há outro jeito, concorda? Além do que, fazendo isso, o sistema operacional (chamaremos de S.O.) não consegue encerrar adequadamente os processos antes de desligar, podendo corromper arquivos.

2 – É preciso esperar algum tempo antes de religar o seu computador?

Convenhamos que, com certeza, você já desligou ou reiniciou seu computador sem querer, certo? Convenhamos também que o tempo que o micro leva para reiniciar nesses casos parece triplicar, né? Além daquela sua tia que fica reclamando que você precisa esperar um tempo para ele “descansar” antes de ligá-lo de novo.  Isso não passa de um mito. Não há problema algum em religar o micro sem deixar ele “descansar”, mas ficar ligando e desligando não foi a função que Alan Turing pensou quando inventou o que mais tarde iria virar o computador…

3 – Retirar o pendrive antes de ejetá-lo no S.O. pode causar danos a ele?

Verdade. Quando se usa a opção: “Ejetar mídia com segurança” no seu Windows, Mac ou Linux, você tem um importantíssimo cuidado com seu pendrive, Cartão SD ou qualquer outra mídia que apresente esta opção. Quando ela não é usada, existe o risco do S.O. não encerrar os processos de utilização do pendrive e ele simplesmente queimar a memória Flash do dispositivo, ou seja, inutiliza a mídia.

4 – Posso usar meu notebook diretamente plugado na tomada e retirar a bateria?

bateria-notebook

Esta é uma das questões que não sai da cabeça dos usuários de Notebooks. Poder até pode, porém usar o notebook na tomada com a bateria não causa dano algum a seu micro, os carregadores de notebooks mais novos carregam a sua bateria enquanto você usa o seu notebook e, após carregada, ele continua fornecendo energia sem mexer na carga da bateria. Ou seja, não é tão vantajoso assim usar o notebook sem a bateria, concorda?

5 – Usar o computador por muito tempo sem reiniciá-lo provoca perda de desempenho?

Mito. Se fosse verdade, os servidores que hospedam os sites da internet teriam que ser reiniciados, o que quase nunca acontece. Porém, caso, e somente caso, você note uma lentidão no sistema, é recomendado reiniciar o S.O. Mas por quê? Pois para executar a maioria das tarefas, o sistema operacional cria arquivos temporários que ficam armazenados no HD e deveriam ser excluídos a partir do momento em que não são mais usado. Mas alguns destes arquivos chatos ficam lá e só são excluídos quando reiniciamos a máquina. Esta é a única solução? Não! Existe um programa chamado CCleaner que eu uso e recomendo para não reiniciar o meu micro por causa destes arquivos temporários. Com ele, você pode excluir arquivos que não estão mais sendo usados com um clique.

6 – Faz mal fechar a gaveta do leitor de CDs/DVDs manualmente?

leitor-de-cd

Mito. Uma boa e velha mentira. Alguns gabinetes mais novos só permitem o fechamento da gaveta de CDs e DVDs desta forma, o que é o caso do meu gabinete.

7 – O micro gasta mais energia no momento em que é ligado do que quando permanece várias horas ligado?

Seu computador não é um fusquinha ou qualquer outro carro velho. Não que tenha nada contra o fusca ou qualquer outro carro, mas seu micro não tem um motor de arranque, portanto é mito!

7 – Ter o desktop lotado de ícones deixa o micro mais lento?

desktop-lotada

Verdade! A principal causa disso é que a placa de vídeo renova a todo tempo as imagens da tela, portanto, quanto mais ícones, mais tempo.

Espero ter esclarecido alguns dos mais conhecidos mitos sobre computadores de mesa e notebooks neste artigo. Você conhece mais algum mito que pode ser adicionado a esta lista? Comente! Obrigado pela leitura e até a próxima.

7 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

  • Boa matéria, só corrigindo algumas informações…

    1. Não é cluster… é buffer e/ou cache.
    3. Não queima, somente perde dados devido ao mesmo processo do item 1.
    7. Mito! Ícones são imagens estáticas, não há processamento da placa de vídeo. Só existe processamento na mudança de imagem (como mover um ícone de lugar, abrir ou fechar um aplicativo, um gif animado) ou em imagens que exigem cálculos como em vetores e/ou 3D. O mesmo vale para papel de parede e games. O processamento exigido para processar os ícone é ínfimo para a placa de vídeo. O que pode ocorrer é lentidão para recuperar as informações no HD sobre cada ícone, gerando uma lentidão cada vez que é exibido o desktop.

    • Giovane, cluster é uma unidade de alocação de dados no HD. Nesse caso não tem relação com cache.
      As portas USB são alimentadas com 5v, e ao retirar o pendrive sem desativar, pode sim causar a queima do circuito controlador do pendrive. Mas a maioria dos danos causados pela remoção inadequada é mesmo a perda de dados.

      • Como o Henrique disse sobre os clusters, são pequenas alocações no HD que são usadas para armazenar dados. Eu realmente tenho essa dúvida em questão dos desktops lotados de ícones.

        Existem casos que deixam o resto do PC lento em alguns momentos, mais a maioria não. Por exemplo, algumas pastas, que você atualiza a todo momento (pastas de músicas, no caso de você trabalhar na área por exemplo), se você tiver uma placa de vídeo onboard e ruim, e um micro bem antigo, e quando eu digo bem antigo, é muito antigo mesmo, várias pastas assim podem deixar seu micro lento. Mas hoje em dia com as placas de vídeo onboard bem mais potentes, isso é uma possibilidade bem remota, mas um dia esse problema já existiu.

        Obrigado pelos comentários esclarecedores Giovane e Henrique.

      • Eu sei o que é cluster de HD. Uma vez gravado no cluster, desligar não vai afetar nada pois é justamente no cluster que os dados são gravados. No cache SIM vai afetar, pois o cache é uma memoria volátil, se desligar antes da informação ser transferida ao cluster, o dado será perdido.

        A porta USB continua alimentando 5v mesmo se você clica em remover o dispositivo com segurança, faça o teste com um multímetro. Essa função serve para informar ao sistema operacional não efetuar nenhuma tarefa de leitura e/ou gravação no dispositivo, uma vez que ao retirar enquanto estiver realizando esta tarefa, poderá corromper os setores do dispositivo.

  • Item 1
    O maior problema é a corrupção do registro no Windows, que o mantém parcialmente em memória e hd. A perda pela fila do cache é praticamente desprezível, dada a velocidade de flush.

    Item 3
    O 5v sempre está no USB. Desmontá-lo não fará com que o suprimento de energia seja cortado, logo, não é a causa dos problemas. Informar o sistema que o pd será removido impede a corrupção dos dados. O que detona pd dessa forma são circuitos mal projetados ou baratos (pd de origem duvidosa) cujo circuito de hotswap não segura o pico de tensão.

    Item 5
    Vai depender muito do sistema utilizado. O Windows XP sofre com o acumulo de objetos do sistema, principalmente de vídeo e HANDLES gerais. Arquivos temporários que não são apagados quando o processo se encerra, tão pouco o serão assim que o sistema reinicia, só apagando manualmente.

    Item 7 (1)
    O sistema consome sim mais energia ao ser inicializado do que em idle.
    Do RESET (hardware) até a carga dos drivers de vídeo, processador e chipsets, por exemplo, todos os dispositivos, processador e seus núcleos, memória e vídeo estão em FULL, não há o controle de economia de energia.

    Item 7 (2)
    A priori, pelo viés do vídeo não há impacto algum. Montar uma tela com “nada” ou com ícones é o mesmo trabalho. 60Hz = 60 imagens. Se pensar pelo consumo de memória RAM ai sim existe algum impacto. Porém não seriam só os ícones, porém imagens “pesadas” de fundo também. Todas elas estarão carregadas em RAM.

    • Só mais um detalhe.
      Mídias removíveis não usam buffer em memória RAM, apenas o interno do dispositivo, quando este o tem. Somente dispositivos “fixos” usam este tipo de “buferização”.
      Sorry… faltou uma revisãozinha.

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box