Com que frequência devo verificar o sistema de airbag?

Carro com sistema de airbag
Confira dicas e cuidados que você precisa ter com o seu carro com sistema de airbag.

Os airbags são a tecnologia de “bolsas de ar” que se enchem quando o carro com sistema de airbag sofre um forte impacto, protegendo desse modo o motorista e demais ocupantes do veículo, de acordo com o tipo de sistema que o veículo possua.

Desde o ano 2014, o sistema de airbag é obrigatório em todos os veículos fabricados no país. Contudo, existem marcas e modelos que já possuíam airbags de fábrica há mais tempo. Por isso, se você for comprar um carro usado, preste muita atenção neste carro com sistema de airbag, pois o item é fundamental para a sua segurança e a segurança dos passageiros. Outro ponto é que nem todo carro com sistema de airbag possui a mesma quantidade de airbags, existem diferentes tipos. Abaixo, alguns exemplos:

  • Airbags frontais: Desde o ano 2014, item de segurança obrigatório para os carros fabricados no Brasil. Estão instalados no volante e no painel diante do banco do carona.
  • Airbags laterais: Instalados do lado dos bancos, eles protegem o torso dos passageiros.
  • Airbags de cortina: Estes cobrem a área das janelas. Desse modo, impedem que estilhaços dos vidros atinjam os passageiros.
  • Airbags de joelho: Instalados abaixo do volante, protegem às pernas de ferimentos.
  • Airbag central: Esse tipo de airbag enche no meio do console, protegendo aos passageiros de um choque entre cabeças.
  • Airbag de cinto: Pensado para pessoas menores, infla na extensão do cinto de segurança.
  • Airbag de capô: Protege os pedestres diante de uma colisão com o carro, evitando que batam a cabeça contra o capô ou contra o para-brisa. 
Com que frequência devo verificar o sistema de airbag?. Confira dicas e cuidados que você precisa ter com o seu carro com sistema de airbag.
Com que frequência devo verificar o sistema de airbag?

A validade dos airbags

Sim, por incrível que possa parecer, os airbags têm prazo de validade e é muito importante saber isso, para poder contar com este item de segurança como corresponde, e não achar que, diante de qualquer colisão, você estará protegido, quando na verdade, não estará se a validade ‘já foi’…!

O máximo que um airbag pode durar são 20 anos, e isso varia de marca para marca, de acordo aos testes que cada fábrica faz. No manual de cada veículo feito pela própria marca, é informado o prazo de validade dos airbags estabelecido para o veículo.

Os fabricantes dos equipamentos de segurança como os airbags costumam dizer que a durabilidade é maior que esses 20 anos; porém, os fabricantes de carros preferem trabalhar com uma margem de segurança, sempre pensando na proteção dos consumidores.

Por esse motivo, é importante que o dono do carro saiba exatamente qual é a data de validade prevista pela marca do veículo, pois chegando perto dessa data, o aconselhável é trocar todo o sistema.

Não adianta consertar porque, além de ser proibido, você e os ocupantes do carro correm o risco de não estarem protegidos em caso de acontecer um acidente, uma colisão que exija a defesa dos airbags para evitar ferimentos graves e até evitar acidentes fatais.

Então, o que deve ser feito é realizar a manutenção naqueles lugares onde estão instalados os airbags, como por exemplo: o volante, o painel e os bancos. Isso deve ser feito por profissionais, porque como o airbag é acionado através de sinais eletrônicos quando acontece uma desaceleração por causa de uma colisão, então qualquer reparo mal feito acabará prejudicando o funcionamento do sistema de segurança.

A luz do painel é outro ponto a ser verificado: se essa luz relativa aos airbags estiver ligada e não apagar ou se acender e apagar na hora de abrir e fechar as portas do carro, é recomendável verificar com um profissional para descobrir onde está o problema e que esse problema seja consertado de imediato.

Atenção na hora de comprar um carro com sistema de airbag

Se você compra um carro 0 km, certamente este terá garantia de fábrica e a tranquilidade de saber que sai com tudo novinho e com o manual correspondente e com toda a informação necessária.

Mas se você for comprar um carro usado, é muito importante fazer uma revisão com um mecânico de confiança, que poderá checar todos os detalhes do carro, incluindo o estado do sistema de airbags. A tecnologia te ajudará numa colisão, mas precisa estar em dia.

E não se esqueça de verificar no manual o prazo de validade dos airbags!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário