Conecte-se conosco
Visa e Banco Neon lançam o primeiro pagamento por selfie do mundo

Android

Visa e Banco Neon lançam o primeiro pagamento por selfie do Brasil

Diga X! Compras online acabaram de ficar mais seguras com a verificação por selfie do Banco Neon em parceria com a Visa

18426030 10207227611768667 1154116195 n - Visa e Banco Neon lançam o primeiro pagamento por selfie do Brasil

Pagamento por selfie: CEO do Banco Neon fala sobre a função

Clientes do Banco Neon com bandeira Visa receberam uma novidade nesta quinta-feira (11) para pagamentos online. Em evento para jornalistas, a Visa e o Neon lançaram um serviço que permite que os consumidores usem uma selfie para confirmar compras feitas na internet.

Essa novidade pretende ajudar tanto quem utiliza o cartão, como os vendedores de e-commerce. Com a verificação por selfie, transações que possam fugir “do padrão” do consumidor podem ser aprovadas através de uma foto em tempo real do usuário pelo smartphone. Essa função vem para facilitar e agregar outras duas possibilidades que o banco já tem, como o leitor de impressão digital e senha numérica.

Com 58 mil compras online com cartões Visa por hora no Brasil, a empresa busca cada vez mais em oferecer soluções inteligentes e práticas para os seus usuários. Ano passado, na Olimpíada do Rio de Janeiro, a companhia lançou pulseiras para pagamento via NFC sem necessidade de um cartão físico. Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa do Brasil, explica o motivo da selfie ter sido implementada como verificação de pagamento.

“Juntamos a segurança da rede Visa, com um comportamento popular, cotidiano e divertido que é tirar uma selfie. Com isso, também ajudamos os estabelecimentos comerciais a converterem mais vendas, proporcionando mais uma forma de confirmar quem realmente está fazendo a compra online.”

Sendo assim, compras que antes poderiam ser bloqueadas por ter um valor alto ou fugir do padrão do consumidor, podem ser verificadas na hora, evitando dores de cabeça para os usuários, banco e varejistas.

“Lucas, pisque para confirmar”

Toda vez que uma tecnologia nova é lançada, algumas pessoas correm para dizer o quão falha ela pode ser, no entanto, não é o caso dessa.  Pedro Conrade, CEO do Banco Neon, se orgulha ao dizer que desde que começou as operações no Brasil em junho do ano passado, o número de transações fraudulentas realizadas foi zero. Agora, com o uso da selfie, ficou ainda mais seguro.

Funciona assim: quando o consumidor for comprar uma passagem aérea para o exterior, por exemplo, o que é uma coisa que foge do padrão de gastos dele, automaticamente o aplicativo do banco irá apitar. Ao abrí-lo, basta tirar uma selfie e piscar para que o Neon entenda que o usuário de fato realizou a transação e está ciente dela. Devido a velocidade da operação, em seguida, o banco envia uma notificação dizendo que a compra foi realizada.

Tanto o vice-presidente de produtos da Visa quanto o CEO do Neon explicaram que essa verificação funcionará para transações fora da normalidade dos usuários e que pagamentos como Netflix e lojas de uso frequente do consumidor não pedirão uma verificação por selfie.

A intenção é transformar algo comum como a selfie na melhor proteção do usuário contra fraudes no e-commerce, o que também ajuda os vendedores a terem mais segurança e fazerem mais vendas.

A novidade já está valendo a partir de hoje para os mais de 100 mil clientes com conta no banco, para usuários de Android e iOS e não é preciso pagar pela função ou baixar outro aplicativo.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Editor do Showmetech, editor de internet do Jornal da Globo e redator do Blog da Lu, do Magazine Luiza.

Comentários
Subir