Apple watch com watchos 9

watchOS 9 te ajudará a não esquecer dos remédios

Avatar of victor pacheco
Anunciado durante a WWDC 2022, o WatchOS9 deve estar disponível até o final do ano. Confira todas as novidades compartilhadas hoje pela Apple

A Apple aproveitou a WWDC 2022 para anunciar novidades para todos os seus sistemas operacionais e claro que o watchOS 9 não ficaria de fora. Desenvolvido para todos os modelos de relógios inteligentes que a empresa da maçã fabrica, as novidades ficam por conta de melhores modos de medição de exercícios, além de um recurso que permite que os usuários lembrem de remédios que precisam tomar com o passar do dia. Confira todos os detalhes agora mesmo e quando todos os usuários poderão utilizar todas as novidades.

Antes disso, não deixe de assistir nosso resumo em vídeo sobre tudo o que foi apresentado na WWDC 2022:

Novas faces de relógios

Se a personalização foi uma das novidades do iOS 16, a Apple também não poupou esforços na nova versão do sistema operacional para os Apple Watch. Sobre o uso da tela, a empresa da maçã introduziu quatro novos papeis de parede. São eles:

  • Lunar: retrata a relação entre o calendário gregoriano e o calendário lunar, usado em muitas culturas, como chinesa, islâmica e hebraica; 
  • Playtime: obra de arte dinâmica exclusiva do Apple Watch e criada em colaboração com a artista Joi Fulton;
  • Metropolitan: mostrador de relógio clássico, baseado em tipos, onde o estilo muda à medida que a coroa digital dos relógios é girada;
  • Astronomy: novo mapa estelar e dados de nuvens atuais.

Além disso, a empresa anunciou o lançamento do recurso Rich complications. Na prática, será possível visualizar mais informações em cantos que anteriormente não eram aproveitados pela Apple. A empresa espera que as novas opções de personalização ampliem o uso, que também permite melhor usabilidade da Siri e notificações aprimoradas. Confira exemplos das novidades:

  • Nova face do watchos 9
  • Nova face do watchos 9
  • Nova face do watchos 9
  • Nova face do watchos 9

Novas métricas de medição no app Exercício 

Com nome internacional de Workout, a Apple está trazendo novos usos do app que fornece dados sobre os treinos que os usuários realizam regularmente. Todos os detentores de um watchOS 9 passarão a ter acesso às métricas de corrida.

Homem utilizando métricas de corrida do watchos 9 com apple watch
Novas métricas ajudarão em monitoramento de corridas (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Além do comprimento do passo, que agora será rastreado pelo sistema operacional, a nova versão do sistema saberá o tempo que os pés estarão em contato com o solo e também estudará as zonas de frequência cardíaca.

Apple watch com watchos 9
Diversas informações serão exibidas para usuários (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Uma funcionalidade interessante que permitirá que os relógios inteligentes tenham acesso é a oscilação vertical, que nada mais é que o movimento de pulo durante as corridas. A recuperação cardíaca também será feita pelos modelos de relógios inteligentes fabricados pela Apple e os usuários poderão receber novas dicas para aumentar o ritmo, potência, frequência cardíaca e cadência.

A empresa também confirmou que os alertas de intensidade serão utilizados tanto para descanso, ou para alcance de melhores resultados. Estes recursos são ideias para triatletas, pois é possível fazer a medição mais apurada em corrida, natação e ciclismo.

Exibição de estágios de sono

Já citamos em nossa matéria sobre apps de monitoramento de sono que, durante a noite, uma pessoa passa por três estágios de sono e eles são essenciais para que todos tenhamos um descanso de qualidade. Com o lançamento do watchOS 9, os relógios inteligentes estarão aptos para analisar e fornecer dados sobre as noites de sono, incluindo rastreamento de ronco e até mesmo oxigenação no sangue.

Apple watch com watchos 9
Estágios de sono serão exibidos em relógios inteligentes (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O aplicativo Apple Heart & Movement Study será utilizado para que os usuários e profissionais de medicina possam verificar como anda a saúde das noites de sono. Quando comparecer ao consultório de seu médico, o watchOS 9 conseguirá realizar relatórios em PDF para que o profissional de medicina tenha acesso às informações captadas pelo sistema operacional. Os dados sobre saúde também poderão ser compartilhados com contatos de segurança, com foco em evitar possíveis problemas.

Lembrete de remédios

Voltada para pessoas que possuem rotinas de tomar remédios, o watchOS 9 permitirá o cadastro de medicamentos, assim como a hora e frequência que o usuário precisará tomar os remédios. No momento correto, serão enviadas notificações diretamente no relógio.

Watchos 9 te ajudará a não esquecer dos remédios. Anunciado durante a wwdc 2022, o watchos9 deve estar disponível até o final do ano. Confira todas as novidades compartilhadas hoje pela apple
Novidade foi anunciada hoje na WWDC 2022 (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O cadastro pode ser feito com o apoio do iPhone: ao enviar uma foto da bula, o cadastro será feito automaticamente no sistema operacional. Caso prefira fazer a digitação do nome do remédio, sugestões com nomes parecidos serão enviadas para os usuários para que o cadastro seja feito o melhor possível.

Apple watch com watchos 9
Notificações serão enviadas para usuários em horário certo (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Ainda no espectro de medicamentos, o sistema operacional enviará possíveis avisos sobre reações medicamentosas que podem resultar da interação entre medicamentos. Se algum medicamento cadastrado não fizer efeito após a ingestão de um alimento ou bebida, o usuário ficará sabendo sobre estas informações assim que estiver fazendo o cadastro. As informações sobre os remédios que os usuários já estiverem ingerindo também serão comparadas para evitar possíveis efeitos colaterais.

Disponibilidade do watchOS 9

Compatível com o Apple Watch 4 e modelos mais recentes, a nova versão do sistema operacional deve ser lançada ainda este ano, entre setembro e novembro. É certo que a empresa já prepara uma nova versão de seu relógio inteligente, então o lançamento do watchOS 9 deve acontecer com isso.

Watchos 9 te ajudará a não esquecer dos remédios. Anunciado durante a wwdc 2022, o watchos9 deve estar disponível até o final do ano. Confira todas as novidades compartilhadas hoje pela apple

Apesar de ter sido lançado em 2017, não se espera que donos de Apple Watch 3 recebam a nova versão devido a não ter suporte aos recursos, mas esta é uma informação que ainda não foi confirmada pela empresa da Cupertino. Nos resta esperar pelas respostas que devem chegar nos próximos meses.

O que achou de todas as novidades? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira todas as novidades do iOS 16, que foi apresentado hoje pela Apple

Fonte: Apple

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
9
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados