Nova tela de bloqueio do ios 16

iOS 16 chega com nova tela de bloqueio

Avatar of victor pacheco
Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a Apple anunciou as primeiras novidades do iOS 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo

Hoje foi dia de WWDC 2022 e tivemos diversas novidades apresentadas pela Apple para o iOS 16, que contará com diversas novidades. Além de um uso ainda mais seguro, a empresa anunciou que a nova versão do sistema operacional para iPhone será ainda mais personalizável, com grande destaque para a nova tela de bloqueio, que poderá ser editada de diversas formas.

Confira todos os anúncios agora mesmo e saiba o que esperar, assim como quando os usuários terão acesso às novidades.

Antes disso, não deixe de assistir nosso resumo em vídeo sobre tudo o que foi apresentado na WWDC 2022:

Nova tela de bloqueio personalizável

Anunciado como a novidade que abriu a WWDC 2022, a Apple mostrou a tela de bloqueio completamente reimaginada para os usuários do iOS 16. Assim que pressionar a tela por não mais que três segundos, será possível fazer diversas mudanças.

Nova tela de bloqueio do ios 16
Tela inicial ganhou novidades durante WWDC 2022 (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A primeira delas fala sobre o estilo do relógio, que pode ser adequada de acordo com a foto escolhida para descanso da tela, assim como a cor da fonte também poderá ser alterada de acordo com o gosto pessoal do usuário. Também será possível adicionar widgets com informações úteis, como calendários e rotinas de exercícios.

Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
Widgets poderão ser adicionados em nova tela de bloqueio (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Outra novidade focada apenas para a nova tela de bloqueio é o recurso que levou o nome de Photo Shuffle: na prática, o sistema operacional permitirá a troca automática de fotos para que um novo visual seja mostrado com o passar do dia. O Suggested Photos, como o nome indica, permitirá que o usuário receba sugestões de fotos favoritas para fazer o uso direto na tela de bloqueio de seu iPhone.

As notificações na lockscreen também foram reimaginadas por meio do Live Activities. Focado em unificar muitas mensagens enviadas por um mesmo aplicativo, a visualização instantânea será atualizada de acordo com o que for acontecendo. A Apple convida os desenvolvedores para utilizarem a nova funcionalidade para que usuários sejam os que mais ganharão com isso.

Modo foco da nova tela de bloqueio do ios 16
Empresa anunciou novidades durante WWDC 2022 (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O modo Focus permitirá que os usuários tenham um dia a dia mais produtivo devido à baixa exibição de informações. Também disponível na tela de bloqueio com o lançamento do iOS 16, será possível controlar quais aplicativos enviarão notificações e quais dados aparecerão na nova tela de bloqueio, tudo de acordo com o padrão definido anteriormente.

Outra novidade é uma seção de esportes exclusiva no aplicativo Apple News+, que permitirá que o usuário tenha informações sobre os times e esportes favoritos. O app já existia antes do anúncio de hoje, mas ainda não contava com esta seção especial que também permitirá acompanhamento de placar em tempo real.

Edição de mensagens no iMessage

Se você usa o aplicativo nativo de mensagens da Apple, uma novidade interessante está chegando. Com a nova versão do sistema operacional, será possível editar mensagens que foram enviadas. Bastará que o usuário pressione a mensagem e depois clique em editar.

Edicão de mensagem no imessage
Mensagens poderão ser editadas no iMessage com lançamento do iOS 16 (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A empresa da maçã também anunciou que caso se arrependa de enviar algum conteúdo, o recurso de apagar o que foi enviado, antes que o destinatário leia, também estará disponível com o lançamento do iOS 16.

As conversas com pessoas ou grupos também poderão ser marcadas como não lidas (da mesma forma que já acontece no WhatsApp e outras redes sociais) para que os donos de iPhone saibam o que deve ser respondido em um segundo momento.

SharePlay para assistir conteúdo

Durante a pandemia, aplicativos como Rave ficaram famosos por permitir que pessoas em casas diferentes assistissem a conteúdos em salas virtuais. E um recurso semelhante foi anunciado pela Apple durante a transmissão ao vivo de hoje: disponível no iOS 16, será possível escrever mensagens sobre o que está sendo assistido no iPhone, com uma pequena janela flutuante sendo exibida.

Disney plus no facetime
Será possível assistir conteúdo via FaceTime com seus amigos (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

É uma forma que a empresa encontrou para permitir que amigos sigam se falando ao assistir aquele filme, série ou documentário. Durante a WWDC 2022, foi citado o exemplo do Disney Plus, mas a funcionalidade deve funcionar com todos os aplicativos que oferecerem suporte para PiP (Picture-In-Picture).

Ditado por voz e toque

O recurso de ditado por voz e toque permitirá que uma frase seja dita para a Siri e automaticamente, isso seja transformado em texto digitado. Ao mesmo tempo, o teclado não deixará de ser exibido e o usuário poderá assumir o controle para realizar as edições que forem necessárias.

Ditado por voz e toque no ios 16
Ditado por voz e toque chegará aprimorado (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)
Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
Novidade permitirá que usuários falem texto para IA (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Em casos de textos muitos longos, a assistente pessoal da Apple conseguirá realizar a correção ortográfica em tempo real, apesar de não estar claro como isso aconteceria em línguas diferentes do inglês. A funcionalidade de Ditado por voz e toque também poderá ser utilizada para a inserção de emojis nos textos.

Transcrição de texto ao vivo em vídeo (Live Text)

Já passou pela situação de estar assistindo a algum vídeo e precisar copiar a informação que está sendo exibida? Com foco em melhorar esta atividade, a Apple anunciou que o iOS 16 terá uma funcionalidade que permitirá que seus usuários simplesmente pressionem a tela para que a informação em um vídeo seja copiada para compartilhamento secundário.

Live text em vídeo do ios 16
Textos poderão ser copiados de vídeos (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Uma API foi lançada apenas para que desenvolvedores trabalhem nesta tecnologia e seus aplicativos estejam preparados para quando a nova versão do sistema operacional for lançada para todos os usuários.

Visual look-up

Outra funcionalidade que utilizará recursos de inteligência artificial para um melhor uso. Na prática, a Siri irá “olhar para uma foto” para que seja enviada uma informação sobre o que está sendo exibido. Outro exemplo prático citado pela empresa hoje foi a possibilidade de pegar a foto de seu estimação, remover o fundo e usar a imagem como sticker no iMessages.

Visual look-up
Visual look-up permitirá melhor uso de iOS no iPhone (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O mesmo recurso também estará disponível para outros serviços sociais, como WhatsApp e Instagram.

Apple Wallet

Já permitindo o cadastro de carteiras de motorista de dois estados americanos, a empresa anunciou que o iOS 16 permitirá o cadastro de chaves para serviços, como portas de hotéis ou até mesmo de carros. Caso precise fazer o envio do objeto virtual que dá acesso a diversos lugares, basta usar o iMessages.

Compartilhamento de chave do ios 16
Chaves poderão ser enviadas via iMessage (Captura de tela: Glauco VItal/Showmetech)

Outra novidade é o Apple Pay Later, que na prática, permite que uma compra seja parcelada em até quatro parcelas e pode ser paga sem juros ou multa — tal qual como é feito no Brasil com o parcelamento de compras no cartão de crédito. É uma forma interessante de garantir o pagamento daquele gasto mais alto sem a necessidade de comprometer seu orçamento.

Apple pay later
Apple Pay Later é possibilidade de parcelamento para usuários Apple (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Ainda dentro do espectro da Apple Wallet, as empresas que receberem pagamentos por meio do serviço da empresa poderão enviar informações sobre rastreio diretamente para o aplicativo, recurso que levou o nome de Apple Pay Order Tracking.

Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
Apple Pay Order Tracking funcionará de forma semelhante aos aplicativo dos Correios (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

De acordo com o evento que aconteceu hoje, a empresa deseja permitir que os iPhones sejam considerados mais do que o celular, mas também uma verdadeira ferramenta que lhe acompanha em diversas partes de seu dia a dia.

Maps

A Apple já permite que usuários de 11 cidades dos EUA utilizem o recurso de mapas detalhados dentro do app e durante a WWDC 2022, foi anunciado que até o final do ano, moradores de outras seis cidades (também dos EUA) façam uso da funcionalidade.

Mapa 3d do apple maps
Mapa 3D do Apple Maps chegará a mais cidades (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Até agora, não há informação de que cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, recebam o recurso que permite visualização 3D de estabelecimentos e pontos turísticos. Aparentemente, a empresa está testando o recursos em cidades em que possui maior controle para realizar e expansão em um segundo momento.

Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
Multistop Route permitirá uso do Maps da Apple com paradas (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O Multistop Route também foi anunciado durante o evento de hoje e na prática, permitirá que os usuários cadastrem até 15 paradas em um trajeto para que compareçam a todos os locais necessários. Será possível fazer a sincronização entre diferentes dispositivos Apple e a atualização poderá ser feita após a viagem já ter iniciado.

Compartilhamento em família

Além de anunciar novos recursos, a Apple também divulgou novidades para famílias que possuem crianças que precisam fazer uso dos produtos que fabrica. A primeira novidade está focada em permitir que as assinaturas sejam compartilhadas com até cinco pessoas que moram no mesmo endereço.

Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
Compartilhamento em família foi atualizado para iOS 16 (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A criação de perfis infantis está sendo aprimorada para permitir a entrega do dispositivo para as crianças em um menor tempo, assim como será possível “instalar” o perfil para os mais pequenos em aparelhos que não usam no dia a dia, assim que um novo aparelho for detectado.

Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
Permissões poderão ser definidas pelos pais ou responsáveis (Foto: Reprodução/Internet)

O “checklist de família” é o recurso do iOS 16 que permitirá o cadastro de atividades e configurações que podem ser feitas nas contas dos pais e dos filhos. O controle sobre o tipo de conteúdo que a criança vai assistir, jogar ou até mesmo digitar, agora estará mais aprimorado baseados em idade ou requisitos pré-definidos.

iCloud Shared Photo Library

Focado para o compartilhamento de fotos com amigos e/ou familiares, o iCloud Shared Photo Library permitirá que usuários criem bibliotecas que poderão ser compartilhadas com até cinco pessoas. Além de conseguirem editar, apagar e adicionar fotos, todos que possuem algum poder de controle poderão receber sugestões para colaborar com a galeria virtual.

Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
iCloud Shared Photo Library pode ser compartilhado com até cinco pessoas (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Se você por acaso tiver fotos com seu namorado (a) ou até mesmo com seu animal de estimação, a inteligência artificial fará uma pré-seleção para que o trabalho seja finalizado com a devida autorização. É um recurso semelhante ao álbum de família automático do Google Fotos.

Safety Checks

Em parceria com a WESNET (The Women’s Service Network) e NNEDV (National Network To End Domestic Violence), a Apple desenvolveu uma série de ações que podem ajudar seus usuários a evitarem ataques de parceiros. Na prática, será possível realizar o gerenciamento dos acessos que você dá uma pessoa sobre sua conta, como a localização e até mesmo dados captados pelos aplicativos que utiliza no dia a dia.

Ios 16 chega com nova tela de bloqueio. Com lançamento previsto para até novembro deste ano, a apple anunciou as primeiras novidades do ios 16 hoje. Veja os detalhes agora mesmo
Safety Checks preservará dados de usuários para evitar ataques (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Os testes preliminares apontaram que o recurso deve ajudar a diminuir os casos de violência doméstica da remoção do compartilhamento de informações, será possível cadastrar contatos de emergência para que estas pessoas saibam onde o usuário está e como ajudar no caso de alguma emergência.

Padrão Matter para a casa conectada

Citado pela Samsung durante a CES 2022, os iPhones finalmente terão suporte para o Matter, padrão de comunicação que permite que aparelhos IoT fabricados por diferentes marcas sejam controlados pelos smartphones. O aplicativo Home ganhou uma nova organização para melhor exibição de informações.

Padrão matter
Novo padrão permitirá melhor “conversa” entre dispositivos conectados (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O maior destaque fica para a nova seção que permite a visualização de até quatro câmeras ao mesmo tempo, assim como o controle de todas as lâmpadas de um mesmo espaço. Ainda falando sobre a nova tela de bloqueio, as mesmas informações do Home também serão enviadas para a lockscreen para que o usuário tenha um melhor controle.

Nova versão do Car Play

Fechando as primeiras novidades do evento de hoje, a Apple anunciou que uma nova versão de sua aplicação para telas em carros. A empresa tem o conhecimento que de 79% de todos os estadunidenses possuem interesse em usar o sistema e adquirir um modelo que tenha suporte ao Car Play.

Nova versão do car play
Nova versão do Car Play chega no ano que vem (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Com 98% dos carros dos EUA já compatíveis com o sistema, a nova versão permitirá personalização com cores, integração com rádio controle de temperatura do ar condicionado, exibição da velocidade de motor, informação de tempo e mapa.

Nova versão do car play
Diversas informações poderão ser visualizadas em tela atrás de volantes (Captura de tela: Glauco Vital/Showmewtech)

Os temas agradarão desde usuários mais clássicos aos mais modernos e com suporte para tela única também está sendo desenvolvida. O lançamento está previsto para o final do ano que vem, sem mês ou dia anunciado pela empresa.

Disponibilidade do iOS 16

A nova versão do sistema operacional estará disponível entre setembro a novembro para os iPhones 8 e modelos posteriores do smartphone da Apple, assim como deve vir instalado no novo iPhone 14, que deve ser anunciado na mesma época.

Esta deve ser a primeira vez que veremos o novo sistema operacional rodando em um smartphone lançado pela empresa, então nos resta esperar pelas próximas informações. O que achou das novidades divulgadas hoje? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira o poder de desempenho e especificações técnicas sobre o novo processador M2, que estará presente nos novos Macbooks Air e Pro.

Fonte: Apple

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados