WordPress: 5 dicas de uso para melhorar seu blog

WordPress: 5 dicas de uso para melhorar seu blog 6
Saiba como melhorar a visibilidade do seu blog e aproveitar as vantagens do WordPress

Quem tem o objetivo de iniciar um projeto na web, seja criar um blog pessoal ou um e-commerce, já deve ter ouvido falar muito acerca do WordPress. E essa fama toda não é por acaso, já que a plataforma é ideal para praticamente qualquer projeto na internet.

Vantagens do uso do WordPress

Uma das suas principais vantagens é que o WordPress é de fácil uso, com um painel intuitivo. Isso faz com que mesmo quem esteja começando agora um projeto online possa entender tudo sem dificuldades no gerenciamento ou na instalação.

Com isso, ele já permite que qualquer usuário tenha condições de criar, administrar e editar um blog ou um site sem necessariamente conhecer tudo sobre códigos e linguagens de programação.

O WordPress oferece uma variedade de temas e um painel intuitivo
O WordPress oferece uma variedade de temas e um painel intuitivo

Outra vantagem que a plataforma garante é uma grande variedade de templates, o que torna possível o uso em diversos temas como turismo, esporte, culinária, entretenimento, entre outros. A depender da escolha, é possível encontrar um template que combina com ela.

E, por fim, dá para citar também a facilidade que ele oferece com uma quantidade grande de plugins dedicados, ou seja, extensões que são capazes de disponibilizar recursos extras para melhorar o gerenciamento de blogs e sites, assim como o desempenho e até mesmo a segurança.

Como melhorar o WordPress

Ou seja, o WordPress oferece todas as ferramentas para que o usuário possa criar o seu site ou blog com uma experiência completa. Porém, assim como diversas plataformas, ela está sempre se atualizando e trazendo cada vez mais melhorias em sua estrutura.

E para quem está começando ou até mesmo querendo turbinar um projeto de site ou de blog, existem algumas dicas especiais para que esse processo seja mais completo possível.

1 – Ter uma boa hospedagem de site

A Hostinger é uma das empresas que oferecem hospedagem WordPress
A Hostinger é uma das empresas que oferecem hospedagem WordPress

A hospedagem pode influenciar de maneira positiva na qualidade do projeto. Uma loja virtual, por exemplo, sem um bom plano de hospedagem, pode não suportar o tráfego. Isso fará com que ela corra o risco de não apresentar a proteção necessária para os seus clientes.

E em se tratando de plataformas, algumas empresas como a Hostinger, por exemplo, oferecem a hospedagem WordPress, que trazem todos os recursos necessários para que qualquer projeto seja bem sucedido.

E o bom é que esse tipo de hospedagem apresenta servidores otimizados especialmente para WordPress. Além disso, os pacotes da hospedagem WordPress incluem ferramentas próprias para essa plataforma, tais como alguns temas e construtores de páginas.

2 – Usar plugins com moderação

Existe uma variedade de plugins dedicados ao WordPress
Existe uma variedade de plugins dedicados ao WordPress que são gratuitos ou pagos

Os plugins são pequenos programas capazes de agregar mais funcionalidades para a plataforma. O WordPress já vem com alguns básicos, porém, é possível instalar outros. Vale ressaltar que alguns plugins são gratuitos, mas existem também os pagos.  

Um cuidado a se tomar é não instalar plugins em excesso, já que muitos trabalhando ao mesmo tempo pode ocasionar alguns problemas para o site ou blog. Por exemplo, lentidão na hora de carregar e páginas que não abrem pode ser uma das falhas ocasionadas por eles.

Isso acontece porque alguns plugins podem gerar conflitos internos nos bancos de dados. O ideal, portanto, é contar apenas com aqueles que sejam realmente relevantes para o site ou blog.

O WooCommerce, por exemplo, é um plugin fundamental para quem tem uma loja online. Já o Yoast SEO é essencial para otimizar técnicas de SEO, enquanto o Akismet auxilia no gerenciamento de comentários.

3 – Escolher templates adequados

A escolha do template tem que ter a ver com o tema do blog
A escolha do template tem que ter a ver com o tema do blog

Escolher o template certo para o site ou blog WordPress é muito importante para causar uma boa impressão e fazer com que as pessoas que vão conhecê-lo se sintam mais conectadas à proposta que ele oferece. Afinal, a imagem é um aspecto importante na internet e, no caso de um blog, o template é a cara dele.

Alternativas de templates não faltam no WordPress, porém é necessário escolher aquele que é ideal para atrair o público certo e que tenha relação com o conteúdo exibido.

Além disso, para melhorar o site, é preciso levar em consideração o design do template a ser escolhido. Sendo assim, aqueles templates que apresentam um design clean, dotados de poucos elementos visuais e sem muitas barras de rolagem, são os mais indicados.

Outro ponto importante é focar na responsividade. Um template responsivo permite que as pessoas acessem o blog WordPress em diversos tipos de dispositivos, como smartphones e tablets.

4 – Usar as técnicas de SEO

É importante estar sempre atento ao SEO
É importante estar sempre atento ao SEO

Embora os plugins consigam otimizar o SEO do site ou blog, ainda assim não dá para depender apenas deles. É preciso também se preocupar com outros aspectos como, por exemplo, as palavras-chaves relacionadas ao conteúdo.

É preciso se preocupar também com o uso de links externos e internos. Eles garantem uma relevância maior para o blog nas páginas de resultado do Google e outros mecanismos de busca.

Outro detalhe importante para conferir um aspecto mais profissional ao blog WordPress é o registro de domínio. Registrar o domínio do site é importante para valorizar a presença digital da marca.

Conclusão

Ao criar um site ou blog é importante contar com uma ferramenta intuitiva dotada dos recursos necessários para que o projeto possa apresentar relevância na internet. E em se tratando de ter um projeto de qualidade, a plataforma mais indicada é o WordPress. Por isso, para quem quer que seu blog ou site não seja apenas mais um na internet, basta seguir essas dicas.

Vale lembrar que nós já demos dicas de plugins essenciais e como entender recursos da plataforma. Confere lá!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box