WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual

How to Create a WordPress Post 960x600 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
Selecionamos as melhores dicas para você tirar o máximo do Editor Visual do WordPress e deixar suas postagens com ótima qualidade.

Quem trabalha desenvolvendo textos na plataforma WordPress dedica grande parte do tempo trabalhando no editor de texto. Mas a ferramenta também disponibiliza outras funcionalidades importantes. Exemplo disso, é   o editor visual da plataforma  que permite criar conteúdo em ambiente WYSIWYG (acrônimo em inglês para “What you see is what you get”, “O que você vê é o que você tem”).

O Editor Visual é uma ferramente de fácil uso, mas você pode aumentar sua produtividade aprendendo alguns truques. Neste artigo, nós reunimos as 10 melhores dicas para você dominar o editor visual do WordPress e torná-lo um profissional na hora de escrever seus posts.

O Editor Visual do WordPress

Assim como o próprio WordPress, o seu editor visual utiliza uma versão open-source modificada do framework TinyMCE. A ferramenta é extensível, o que significa que você pode adicionar mais opções e botões à ela. Nós iremos mostrar como fazer isso ao longo desse tutorial.

1 – A “Pia da cozinha”

Por padrão, o Editor Visual apenas exibe uma fileira de botões no editor. A “Pia da cozinha” é o último botão dessa fileira. Ao clicar nele, ele irá exiber outra fileira com mais botões. Permitindo o usuário acessar mais funções para a edição do texto.

1 4 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
Esse botão mágico te dá acesso à várias funções do Editor Visual

2 – Domine os atalhos dos teclados

Usuários do WordPress sabem como é irritante mover o mouse apenas para tornar algum texto em negrito ou adicionar um link. Porém, o Editor Visual vem com vários atalhos de teclado úteis para as tarefas de formatação mais comuns.

eba67c21518f92707500c337b7640ff9 16 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
O WordPress tem diversos atalhos de teclados muito úteis de se utilizar.

Usar atalhos de teclado em vez de mouse não só economizará tempo, mas também tornará a escrita mais fácil para você.

3 – Espaçamento simples e duplo

Muitos usuários iniciantes geralmente acham difícil descobrir como criar parágrafos e quebras de linha no WordPress. Para adicionar um novo parágrafo no editor visual, basta apenas pressionar a tecla Enter, pois o WordPress irá adicionar um novo parágrafo com espaçamento de linha dupla.

Se você quiser apenas inserir uma quebra de linha com espaçamento de linha única, será necessário pressionar as teclas Shift + Enter juntas. Confira nosso guia sobre como adicionar espaçamento de linha simples / dupla no WordPress.

4 – Reorganizar a tela do Editor do Post

Screenshot 32 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual

A tela do editor de postagem no WordPress contém outras seções (conhecidas como metaboxes) para muitas outras coisas, como categorias, autor, campos personalizados, etc. Ao escrever posts, você provavelmente só usa algumas dessas caixas e o restante delas passa desperbecida.

Uma área de escrita livre de desordem ajuda a focalizar e fazer mais coisas. Felizmente, o WordPress permite mostrar e ocultar itens da tela de edição de postagens. Você pode até mesmo reorganizá-los ao seu gosto.

5 – Ampliando o espaço de postagem

Há momentos em que você precisa se concentrar apenas em escrever sem distrações na interface do usuário. O WordPress vem com um modo de escrita em tela cheia que oferece um editor livre de distrações. Basta clicar no botão de tela cheia e sua tela de edição de post será transformada em um editor de tela cheia.

2 3 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
Se sua tela está muito “poluída” tente maximizar o tamanho da área de postagem.

6 – Mudando a fonte

A tipografia desempenha um papel muito importante no conteúdo da web. Talvez você queira usar tamanhos de fonte diferentes para atrair a atenção do público ou destacar seções diferentes em um artigo extenso.

3 4 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
Basta selecionar na caixa o tipo de parágrafo ou subtítulo você quer colocar no seu texto.

Por padrão, o editor visual do WordPress permite que você altere o tamanho da fonte em texto de parágrafo, cabeçalhos, etc.

7 – Criando tabelas

Uma maneira de adicionar tabelas no WordPress é usando algum gerador de tabelas on-line, mas essas tabelas não são bonitas. Felizmente, há uma maneira mais fácil de adicionar tabelas em postagens do WordPress diretamente do editor de postagem, clicando no botão para criar tabelas.

4 3 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
A ferramenta de criação e edição de tabelas do WordPress é simples e fácil de usar.

Essa função permite que o usuário crie uma tabela em formato básica com quantas linhas e colunas ele desejar.

8 – Adicionando vídeos do Youtube

embed editor wp - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual

Você nunca deve fazer upload de seus vídeos para o WordPress. Em vez disso, você deve usar um serviço de hospedagem de vídeo, como o Vimeo ou o YouTube, para compartilhar seu conteúdo de vídeo na postagem.

Primeiro você precisa enviar seu vídeo para o YouTube (ou Vimeo) e, em seguida, basta colar o URL do seu vídeo no editor de postagem que ele aparecerá automaticamente no texto.

9 – Mudar para o Editor HTML

word HTML 1 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual

 

Embora o editor visual seja ótimo por sua facilidade de uso, atalhos de teclado e aparência visual, não subestime o poder do editor de texto. Às vezes, quando você está lutando com problemas de alinhamento de imagem ou o editor não permitindo que você inicie uma nova linha após adicionar uma imagem, alternar para o editor de HTML é a solução mais rápida. Basta clicar na aba Texto no editor e continuar escrevendo.

5 3 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
Caso você manje de HTML e quer editar partes específicas das postagem, mudar o editor é simples

10 – Adicionando caracteres especiais

Às vezes, você pode precisar adicionar sinais de direitos autorais ou marca registrada em suas postagens. A maneira mais fácil de adicionar esses e muitos outros caracteres é usando o botão Caracteres Especiais no editor de postagem.

6 1 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual
Adicionar caracteres especiais a sua postagem é tão simples quanto apertar um botão

Basta pressionar o botão e um pop-up contendo caracteres especiais será exibido. Clique no caractere especial que você precisa e ele aparecerá no editor de postagem.

O Editor Visual do WordPress ainda possui muitas outras funcionalidades, mas temos certeza que essas dicas farão com que você não passe mais trabalho para criar posts de ótima qualidade! Se você ficou interessado em encontrar mais dicas para o serviço, confira nossa matéria sobre os 10 plugins essenciais para o WordPress.

How to Create a WordPress Post 960x600 - WordPress: As melhores dicas para dominar o Editor Visual

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via