Drone no olho do furacão sam e o carregador automotivo mais rápido do mundo | showmetech trio

Drone no olho do furacão Sam e o carregador automotivo mais rápido do mundo | Showmetech TRIO

Avatar de fernando gomes
Além disso, conheça também o novo software criado para melhorar o tráfego aéreo e diminuir a emissão de carbono no planeta

A primeira semana de outubro está recheada de notícias! No compilador desta segunda-feira (4 de outubro de 2021), o Showmetech TRIO apresenta os principais acontecimentos no mundo da tecnologia, incluindo as imagens impressionantes de um drone no olho do furacão Sam; o lançamento do carregador automotivo mais rápido do mundo, o Terra 360; e, por fim, a nova solução para aviões reduzirem a emissão de carbono na atmosfera e melhorar o tráfego e taxiamento aéreo. Confira aqui todas essas notícias!

Imagens inéditas de um drone no olho do furacão Sam

Em atitude inédita, a Administração Nacional Oceânica e Atmosfética (NOAA) conseguiu enviar um drone veleiro para vistoria do furacão Sam, a maior tempestade atualmente no planeta. No último check-up do AccuWeather, o fenômeno de categoria 4 estava a 612 km de distância das ilhas Bermudas.

Estando dentro do olho do furacão, o drone registrou imagens impressionantes no último dia 30 de setembro. O equipamento é um USV (uncrewed surface vehicle), isto é, um Veículo Autônomo de Superfície Não-tripulado (em tradução livre). Ele é capaz de mapear ciclo de carbono, mudanças climáticas e previsão do tempo, já que traz consigo sensores meteorológicos e oceanográficos para essa coleta de dados.

A NOAA colocou cinco drones no Oceano Atlântico para esse trabalho. Com a análise de informações, é possível prever os próximos passos do fenômeno e arquitetar um plano para prevenir desastres em terra firme. Richard Jenkins, CEO e fundador da Saildrone, empresa de drones veleiros, diz que a tecnologia “está indo aonde nenhum navio de pesquisa jamais se aventurou, navegando direto no olho do furacão, reunindo dados que transformarão nossa compreensão dessas poderosas tempestades.”

O drone veleiro cujas imagens registradas foram divulgadas lutou contra ondas de 15 metros de altura e continuará servindo de apoio para especialistas e pesquisadores. Incrível, né? Assista ao vídeo:

Terra 360, o carregador automotivo mais rápido do mundo

Através de um comunicado à imprensa, empresa suíça ABB anunciou oficialmente o lançamento ainda neste ano de sua mais nova tecnologia: Terra 360, o carregador automotivo mais rápido do mundo. A representante comercial está na ativa desde 2010, oferecendo soluções para recarregamento de bateria de diversas magnitudes e para os mais variados aparelhos.

O Terra 360 pode ser usado em até quatro veículos elétricos em sua potência máxima. Seu funcionamento consiste na distribuição dinâmica de energia em uma espécie de “posto de gasolina”, que recarrega completamente os carros em menos de 15 minutos. Em três minutos de recomposição, um veículo consegue percorrer 100 km, o que otimiza o tempo para viagens mais pontuais.

A solução vem como uma porta de entrada para a popularização dos carros elétricos no mundo. A intenção é promover um maior alcance não só com os “postos” de carregamento, mas também ampliar as vendas por meio de lojas de conveniência, varejo e até mesmo em instituições variadas.

O lançamento da ABB é também uma resposta direta à gigante concorrente Tesla e se sobressai em seu produto. Enquanto os Superchargers da empresa de Elon Musk têm 250 KW para uso, o Terra 360 oferece 360 KW, tal qual notifica o nome. A ABB deve disponibilizar o carregador ainda em 2021 na Europa, e, nas demais regiões, incluindo a América Latina, só a partir de 2022.

O novo software para aviões

Um novo software está chegando para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ainda contribuir com o meio ambiente. Trata-se de um sistema criado pela NASA e pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos que promete suavizar decolagens e pousos e reduzir a emissão excessiva de carbono das aeronaves.

A origem do problema se dá no tráfego intenso de aviões que produzem muitos poluentes para a atmosfera. Segundo o Conselho Internacional sobre Transporte Limpo (ICCT), mais de 1 bilhão de toneladas de carbono foram liberadas em 2019 apenas por este meio de transporte, superando o ferroviário e o marítimo. Uma parcela disso é emitida diretamente no pouso e na decolagem de maneira desnecessária, seja pela falta de organização na base ou pelas manobras na pista enquanto o fluxo de aviões é reestabelecido.

Drone no olho do furacão sam e o carregador automotivo mais rápido do mundo | showmetech trio
Novo software desenvolvido em parceria da NASA com a FAA prevê a redução de carbono na atmosfera e a melhoria do fluxo de aviões nos aeroportos.

Enquanto as aeronaves estão no chão, um sistema de energia permanece ativo para manter o funcionamento essencial. Se é necessária a manobra na pista, combustível é gasto e o carbono é emitido ao céu. A solução das duas grandes empresas é evitar isso. Cientistas ajudaram na criação do novo sistema, que surgiu a partir do trabalho da NASA com a trajetória estável de naves no espaço.

Com duas décadas de trabalho para modernizar o software, o sistema incorpora 11 bits de dados em tempo real de várias companhias aéreas, incluindo informações sobre qual aeronave pousou e qual acabou de decolar. Desta maneira, os funcionários técnicos conseguem organizar melhor o tráfego e, além de poluir menos o meio ambiente, reduzir os ruídos e movimentações excessivas que atrapalham os passageiros.

O novo software deve ser implantado em 27 aeroportos bem movimentados dos Estados Unidos, como os de Nova York e Chicago, começando em 2022. Ainda não há previsão de quando a tecnologia poderia chegar em outros países no mundo.

Veja também:

Acesse também outras notícias relacionadas no Showmetech. Confira o Showmetech TRIO da semana passada e fique por dentro das principais notícias do mundo da tecnologia.

Fontes: Interesting Engineering (1) | Interesting Engineering (2) | Ars Technica

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados