Como colocar sua empresa no google meu negócio

Como colocar sua empresa no Google Meu Negócio

Avatar de alexandre marques
Entenda o que é o Google Meu Negócio, como ele funciona e como usá-lo para potencializar sua empresa, site ou negócio

Você certamente já deve ter pesquisado o horário de funcionamento de uma loja, o menu de um restaurante ou até mesmo algum produto ou serviço específico no Google e encontrou vários estabelecimentos que oferecem tal coisa, não é mesmo? Esse serviço é oferecido pelo Google Meu Negócio, que fornece informações relevantes sobre sua empresa diretamente nos resultados de pesquisa do Google. Veja o que é e como utilizar:

O que é o Google Meu Negócio

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Ter as informações da sua empresa facilmente visíveis no Google é o grande trunfo da plataforma My Business. Foto: Reprodução.

O Google Meu Negócio (ou Perfil da Empresa) é uma ferramenta gratuita, que permite personalizar as informações que aparecem sobre a sua empresa na Busca do Google e Google Maps. Dentre os recursos, é possível divulgar os canais de contato para o cliente, publicar atualizações sobre o serviço e funcionamento, incluir produtos e serviços oferecidos e até mesmo aceitar pedidos online.

Então, se você tem o seu negócio, não importa se é grande ou pequeno e, também deseja otimizar os resultados de busca na SERP (Search Engine Results Page, ou Página de Resultados do Mecanismo de Busca) da Busca do Google, Google Maps e no Google Shopping, sendo encontrado facilmente por milhares de potenciais clientes, o Google My Business, na tradução literal – Google Meu Negócio – é uma das melhores estratégias acessíveis para alavancar os seus resultados. 

De acordo com um relatório de insights do Google, nos últimos anos, as pesquisas de descoberta como ”comida chinesa” e “manicure em Brasília”, por exemplo, aumentaram mais de 200%. Ou seja, se você quer ser visto e lembrado pelo público, deve começar ao usar o Google Meu Negócio imediatamente.

Quer saber como funciona e porque você deve aderir ao Google Meu Negócio? Veja as dicas que o Showmetech preparou para você:

Como se cadastrar no Google Meu Negócio

Para utilizar o serviço, é necessário ter uma conta do Google (ou conta do Gmail) — sugerimos criar uma conta especificamente para o seu negócio, que seja separada da sua conta pessoal. Após, siga os seguintes passos:

Passo 1: Acesse a página do Perfil da Empresa no Google e clique em Gerenciar Agora, inserindo as informações da sua conta do Google.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 2: Insira o nome da empresa que será cadastrada.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 3: Escolha as categorias de tipo de empresa que sejam compatíveis com o seu negócio: varejo online, loja física e/ou serviços locais.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 3: Se você tiver incluído a categoria “Varejo online”, inclua o endereço do seu e-commerce (essa etapa poderá ser feita posteriormente).

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 4: Insira a categoria do negócio. Aqui, será a área principal de atuação da sua empresa.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 5: Inclua o endereço físico de sua empresa.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 6: Inclua seu número de telefone, para que os clientes entrem em contato.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 7: agora, será necessário verificar se você administra a empresa. Isto poderá ser feito de duas formas: através de um SMS enviado pelo Google, ou um vídeo mostrando a empresa e suas instalações.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 8: Depois de verificado, inclua o horário de funcionamento da empresa (este passo pode ser feito posteriormente)

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 9: os clientes podem enviar mensagens para seu estabelecimento diretamente da busca do Google ou do Maps. Para isso, habilite “Aceitar mensagens” nesta etapa, que pode ser feita posteriormente.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 10: Você poderá incluir os serviços oferecidos no seu estabelecimento, e a lista varia conforme o tipo de negócio escolhido. Marque todos aqueles que fazem parte do seu negócio (poderá ser feito posteriormente).

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 11: Inclua uma descrição do seu negócio.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Passo 12: o Google oferece um crédito de publicidade para ajudar você a anunciar o seu negócio. Caso queira, basta resgatar nessa etapa.

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech

Depois de seguir esses passos, se a sua empresa tiver local, você deverá fazer uma segunda verificação por meio de carta para garantir a veracidade dos dados.

Agora que você já ativou o Meu Negócio, veja algumas dicas primordiais para melhorar os resultados da sua empresa nos mecanismos de buscas:

Mantenha o perfil atualizado

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Jefferson Alves / Showmetech

O básico muitas vezes é o essencial. É muito importante que o telefone, endereço e horário de atendimento estejam corretos e atualizados. Inclusive, se estiver fechado para reforma ou com horário reduzido por conta de feriados, é importante informar aos seus clientes.

É muito frustrante para qualquer cliente procurar essas informações básicas e não encontrar. Você está praticamente deixando a porta aberta para a concorrência.

Interaja com os usuários 

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Jefferson Alves / Showmetech

Além de maior visibilidade, o serviço lançado em 2014 e que sempre traz inovações também proporciona mais credibilidade, pois permite que os clientes façam avaliações (aquelas famosas estrelinhas que vão de 1 a 5) e você pode interagir, respondendo aos comentários e consequentemente melhorando a sua reputação.

De acordo com o próprio Google, as empresas verificadas no Meu Negócio têm o dobro de chances de serem escolhidas pelos consumidores. Você não vai querer ficar de fora, não é mesmo? Você pode criar campanhas de marketing e incentivar o público a fazer recomendações na página. Lembre-se que uma boa recomendação orgânica vale mais que dez publicidades.

Além de responder aos comentários, você também pode habilitar a troca de mensagens, que funciona como um chat online e os clientes poderão esclarecer dúvidas com mais facilidade.

Crie postagens

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Jefferson Alves / Showmetech

Uma ferramenta valiosa são as postagens, que podem ser em textos, vídeos, imagens e até mesmo um evento. Elas só ficam ativas durante uma semana, sendo uma boa maneira de manter seu público informado e engajado.

Lembre-se: garantir a qualidade da postagem é de sua responsabilidade, portanto:

  • Verifique a ortografia;
  • Evite colocar contato na descrição, pois o Google pode rejeitar;
  • Mantenha o respeito a todos — sem fotos obscenas, por exemplo;
  • Crie algo que o seu público deseja ver.

Para criar a postagem, faça o login no perfil da sua empresa, clique em “Promover” e selecione o tipo de postagem.

Adicione os itens para a promoção (fotos, vídeos, textos eventos, ofertas e/ou um botão). Dica: Sempre tente diversificar o tipo te postagem e coloque o máximo de informações possíveis.

Antes de finalizar e postar diretamente, visualize a postagem e revise todos os detalhes minuciosamente.

As postagens possuem três status que podem ser ativas, quando podem ser encontradas pelos clientes; Pendente, quando não aparece nas pesquisas porque o seu perfil ainda não foi verificado e; Não Aprovada, que é quando a postagem violou alguma política da plataforma.

Se isso acontecer, revise todas as informações e conserte o erro.

Lembre-se de mais uma vez manter todas as informações atualizadas.

Permita agendamentos

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Captura de tela: Jefferson Alves / Showmetech

Para isso, você precisa procurar um provedor compatível com o Google e fazer a conexão. Geralmente o serviço fica disponível em até uma semana após solicitado.

Para os usuários é muito mais fácil e prático poder realizar o agendamento diretamente pelo Google, podendo inclusive gerar lembretes nos celulares.

Uma dica valiosa é sempre checar os agendamentos do dia e ter uma organização para atender a todos da melhor maneira possível .

Analise os Insights 

Estar presente no google meu negócio pode ser vital para sua empresa.
Foto: Divulgação Google

Mensalmente, o Google envia um relatório com os resultados das pesquisas (como e onde os clientes te encontraram, quantas pessoas ligaram a partir do telefone exibido na conta, quantos pedidos de rota e até quantos cliques o site recebeu).

Esses insights sobre o perfil e o comportamento dos clientes são dados valiosíssimos para uma boa estratégia de marketing e para gerar fidelização do cliente. Tudo isso gratuitamente! 

Ainda mais interessante é que você não precisa ser uma grande empresa para aderir. Se você é um barbeiro, mas que só trabalha em domicílio, também pode fazer o cadastro e atrair diversos clientes nas suas proximidades. No relatório, você pode perceber qual dia e horário as pessoas mais querem cortar o cabelo, por exemplo.

O Showmetech traz constantemente atualizações de como você pode impulsionar nas redes da melhor maneira possível. Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre o Google Meu Negócio.

Veja também

32 apps do Google para Android e iPhone que você precisa conhecer

Fonte: Google Meu Negócio

Revisado por Glauco Vital em 15/10/23.

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3 comentários
    1. Oi Valeria, tudo bem? Isso significa que o Google vai te dar o equivalente a R$ 1.200 em crédito para fazer anúncios do seu negócio no Google Ads. Você apenas pagará pela publicidade do seu negócio depois que este crédito acabar.

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