Descubra se teve seus dados vazados

Seus dados foram vazados? Descubra se seu e-mail foi comprometido

Avatar de larissa bueno
Crimes cibernéticos de vazamento de dados tem ficado cada vez mais frequentes, descubra se seus dados foram vazados e como fazer para se proteger.

A Internet muitas vezes nos passa a sensação de ser um local seguro e de anonimato garantido, mas por conta de descuidos relacionados a segurança de dados confidenciais por parte de usuários e até mesmo de sites, é comum ouvirmos a notícia de que esses dados foram vazados.

O que é vazamento de dados

Vazamento de dados ou Data Breach é um ataque hacker direcionado à base de dados de um site, empresa ou banco, que expõe informações sigilosas de pessoas físicas ou jurídicas. O objetivo desse tipo de ataque é vender esses dados na deep web, praticar fraude de identidade ou ameaçar as vítimas.

As informações mais comumente vazadas nesse tipo de crime são:

  • Informações de clientes e serviços contratados;
  • E-mails e senhas;
  • Dados bancários;
  • Nome, endereço e CPF de pessoas físicas;
  • Processos e contratos empresariais.

Criminosos que praticam esse delito se aproveitam do descuido dos usuários na internet, que muitas vezes possuem práticas inadequadas quanto à segurança de seus dados pessoais e as informações que consomem online. Frequentemente eles também se aproveitam de sistemas falhos e brechas de segurança no site das próprias empresas, praticando o que é chamado de “vazamento em nuvem”, de difícil resolução.

Como descobrir se está sendo vítima desse crime

Muitos internautas podem estar tendo seus dados vazados nesse instante. A boa notícia é que atualmente já existem ferramentas que ajudam a identificar um possível vazamento, auxiliando na resolução do problema.

Para ilustrar o processo usaremos o Firefox Monitor, que usa seu endereço de e-mail para descobrir quais sites podem ter vazado suas informações.

Monitor. Firefox é uma ferramenta que auxilia o usuário a descobrir se teve seus dados vazados.
Ferramenta oferece recursos e informações atualizadas ao usuário e não exige login (Captura de tela: Larissa Bueno/Showmetech)

Após inserir seu e-mail, a ferramenta faz uma varredura pela internet. Caso encontre algum site que tenha sofrido um ataque hacker, ela verifica se o usuário teve seu e-mail vazado e avisa quais dados podem ter sido comprometidos.

A plataforma utiliza uma fonte píublica para descobrir quem teve o e-mail vazado.
Através de uma fonte pública chamada ‘Have I Been Pwned’ o Monitor Firefox consegue colher informações sobre quais sites tiveram suas informações comprometida (Captura de tela: Larissa Bueno/Showmetech)

Meus dados foram vazados, e agora?

A primeira coisa a se fazer quando notar que seus dados podem ter sido comprometidos é trocar imediatamente as senhas de suas contas e e-mails principais, principalmente aquelas que podem conter informações como: endereço, conta bancária e cartões de crédito. Aproveite para deletar essas informações caso não haja necessidade.

Ativar a autenticação em duas etapas também é uma ótima forma de se proteger.

Nesse momento é muito importante manter a calma, pois nem sempre esses dados foram usados por alguém e podem estar apenas vulneráveis no momento.

Como evitar futuros ataques

A prevenção, no entanto, continua sendo o melhor remédio. E aqui vão algumas dicas para se proteger enquanto navega na internet:

Senhas com caracteres especiais snao mais fortes contra vazamento de dados.
Aleatoriedade pode tornar a senha mais difícil de ser decifrada (Foto: Reproducão/Internet)

Crie senhas fortes

Quanto mais longa for a sua senha, melhor. Sempre que possível combine palavras que não tenham relação nenhuma entre si e troque letras por números ou por caracteres especiais como @, # ou !, por exemplo.

Evite ter senhas muito parecidas e que contenham alguma informação pessoal, pois qualquer pessoa que te stalkear nas redes sociais pode descobrir o nome do seu cachorro, sua data de aniversário, ou o nome da sua mãe.

Wi-fi públicos são vulneráveis a vazamento de dados.
De graça nem sempre é bom (Foto: Reproducão/Internet)

Cuidado com redes de wi-fi públicas

Redes de wi-fi de shopping, lojas, ruas e restaurantes possuem um nível de segurança bem menor, por isso, são vulneráveis a ataques.

Se estiver em uma situação em que essa é sua única fonte de internet, evite usá-las para acessar apps de compras e o app do seu banco.

Vpn mascara o ip e protege o e-mail de crimes de vazamento de dados.
Mascarar o IP protege o usuário de muitas maneiras (Foto: Reproducão/Internet)

Utilize serviços de VPN

Use serviços de VPN para mascarar sua localização IP, isso mantém seu comportamento online privado, além de criptografar seus dados.

Seus dados foram vazados? Descubra se seu e-mail foi comprometido. Crimes cibernéticos de vazamento de dados tem ficado cada vez mais frequentes, descubra se seus dados foram vazados e como fazer para se proteger.
E-mails com erros gramaticais, prêmios e ofertas milaborantes devem ser tidos como potenciais perigos (Foto: Reproducão/Internet)

Seja desconfiado

Desconfie de e-mail suspeitos, promoções relâmpagos e mensagens que pedem suas senhas, nenhuma empresa séria pede seus dados dessa forma. Na dúvida, prefira entrar em contato diretamente.

Seus dados foram vazados? Descubra se seu e-mail foi comprometido. Crimes cibernéticos de vazamento de dados tem ficado cada vez mais frequentes, descubra se seus dados foram vazados e como fazer para se proteger.
Com o facil acesso a internet os crimes cibérneticos aumentaram consideravelmente (Foto: Reproducão/Internet)

A internet costuma remeter erroneamente a um ambiente de segurança e anonimato, mas é muito fácil se descuidar e acabar caindo em armadilhas cibernéticas, por isso, é muito importante se manter atento e atualizado.

E você, já passou por algum perrengue cibernético? Conta para gente como foi!

Quer saber mais sobre dados online? Leia: Como funciona uma ferramenta de coleta de dados da web

Inscreva-se para receber nossas notícias:

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados