WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 5
A gigante Apple apresentou muita novidade interessante em seu evento voltado para desenvolvedores. Dentre as principais novidades estão o iOS 12 e a nova atualização do MacOS, Mojave.

Sendo um evento anual da Apple, o WWDC tem como foco a demonstração de novidades trazidas para os principais softwares da empresa. E, neste ano, foram quatro os pilares em destaque: iOS, WatchOS, tvOS e MacOS. Confira agora um resumo de tudo o que rolou na conferência voltada para desenvolvedores:

iOS 12

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 6
Você provavelmente terá acesso à atualização.

A Apple começa seu evento afirmando que a mais nova atualização do sistema operacional mobile da empresa, o iOS 12, estará disponível para uma vasta gama de produtos da marca. Em suma, se você têm acesso ao iOS 11, também terá acesso ao iOS 12.

Em outras palavras, até mesmo o iPhone 5S, que foi lançado em 2013, será atualizado para o novo iOS. Com isto, a Apple aproveita para tirar sarro do Android e seus 6% de dispositivos atualizados para sua última versão – contra 81% do iOS.

E sobre as novidades do update em si, temos boas notícias para os usuários de versões antigas de iPhones e iPads: a atualização tem foco em performance. Segundo a empresa, aplicativos irão abrir 40% mais rápido. Enquanto isso, a câmera deverá ficar pronta para seus cliques até 70% mais rápido.

WWDC18: iOS 12 chega com Realidade Aumentada compartilhada e Notificações em Grupo

Realidade aumentada no foco da Apple

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 7
Measure permite medir objetos usando realidade aumentada.

Aqui, a primeira grande novidade é o novo formato de arquivo dedicado a realidade aumentada. Criado em conjunto com a Pixar, da Disney, o “USDZ” permite salvar objetos em 3D e posicioná-los em qualquer lugar. Além disso, a Adobe marcou presença no palco para apresentar uma nova aplicação de realidade aumentada. O destaque fica para a possibilidade de editar objetos em tempo real.

Ainda no âmbito da AR, teremos também a possibilidade de medir objetos através do Measure. Imagine-o como uma espécie de trena virtual: basta arrastar seu dedo e criar uma reta. Assim, o software irá te dizer quanto ela mede. Por fim, também é possível detectar e medir objetos retangulares sem a necessidade de desenhá-los você mesmo.

Segundo a Apple, também será possível compartilhar sua experiência em realidade aumentada com seus amigos. Para demonstrar isto, duas pessoas jogaram o mesmo jogo, enquanto uma terceira os assistia. Incrível, não?

Fotos também teve seu destaque

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 8
Não é só uma galeria de fotos.

No iPhone, o Fotos ganhará recursos com foco em aprendizado de máquina. O principal deles é a seção de nome “For You” que, assim como sugere o nome, se trata de uma área recheada de recomendações baseadas em você.

Basicamente, são sugestões de correções de fotos e até imagens sobre um determinado evento que você pode compartilhar com amigos. Caso você compartilhe tais fotos com um amigo que também fotografou a ocasião no iPhone dele, o app irá sugerir que ele as envie a você. Desta forma, ambos possuirão acesso a todo o álbum. Legal, né?

Será que a Siri vai ficar melhor?

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 9
Siri não é uma das melhores assistentes pessoais do momento.

Aparentemente, sim. Isto porque introduziram um novo recurso para ela: o Shortcuts (Atalhos, em português). Através dele, será possível criar frases ou comandos especiais para determinados conjuntos de tarefas pré-definidas.

Então, digamos que você está indo para casa e queira que tudo esteja do jeito que você costuma deixar. Basta dizer “Siri, estou indo para casa” ou qualquer outro comando que você tenha gravado. Assim, a assistente pessoal executará toda e qualquer tarefa sob esta frase: ajustar a temperatura de seu termostato, avisar para seu parente que você está a caminho, abrir o aplicativo de mapas e etc.

Aplicativo de Notícias e outras novidades

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 10
Aplicativo terá melhor organização.

O aplicativo Notícias também teve suas melhorias. Com a nova barra lateral, você conseguirá visitar seções com facilidade. Além disso, haverá uma seção de notícias dentro do app Stocks, destinado a mostrar ações do mercado.

Outra novidade trazida pelo iOS 12 é o conjunto de recursos para evitar notificações. Já que no mundo de hoje elas podem ser um problema, teremos o modo “Não Perturbe” e o “Não Perturbe Noturno”.

E por falar em notificações, elas finalmente serão agrupadas e divididas por apps. Assim, você poderá descartá-las facilmente e não terá sua tela poluída por notificações individuais.

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 11
Notificações agrupadas são sempre bem-vindas.

Partindo para os animojis, teremos novos personagens e também o recurso “Tongue Detection”. Bem, ele serve para isso mesmo: detectar sua língua. Além disso, será possível criar um animoji com a sua cara através do MeMoji.

Por fim, ainda será possível fazer chamadas em grupo no Facetime com até 32 participantes.

Apple Watch e o WatchOS

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 12
Apple Watch obteve crescimento de vendas de 60% em 2017.

Primeiramente, a Apple adicionou novos exercícios ao aplicativo de acompanhamento de atividades físicas do Apple Watch. Agora, exercícios como yoga e caminhada estarão presentes por lá.

Entretanto, a principal novidade é a detecção automática de exercício. Presente em alguns smartwatches concorrentes, o recurso eliminará – em teoria – a necessidade de ter que selecionar manualmente o que você vai fazer.

Finalmente, também teremos o Walkie Talkie, aplicativo que permite conversação com pessoas autorizadas através da sua voz.

Apple TV

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 13
Plataforma tem dado foco a conteúdo em altíssima resolução.

Segundo a Apple, o conteúdo presente na plataforma também terá qualidade de áudio melhorada através do Dolby Atmos. Antes, já era possível aproveitar muita coisa do iTunes em 4K e HDR.

A empresa, que afirma querer que a Apple TV seja a sua nova set-top-box de TV a cabo, terá imagens da Terra em alta definição gravadas diretamente da estação espacial. Assim, se prepare para ver imagens lindíssimas em 4K com HDR.

Mojave é a nova atualização do macOS

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 14
O nome “Mojave” é homenagem a um deserto localizado na Califórnia.

Chegando finalmente ao sistema operacional dos computadores da empresa, temos o anúncio da mais nova atualização do macOS: a Mojave. Seu primeiro novo recurso, apesar de não ser nada inovador, é extremamente bem-vindo. Estamos falando do “Modo Escuro” que, como o nome sugere, troca a cor principal do sistema para um tom de preto.

WWDC18: MacOS ganha modo escuro e outras novidades

MacOS muito mais integrado

E continuando na parte estética, teremos também uma área de trabalho capaz de mudar de acordo com a hora do dia. Trata-se do Desktop Dinâmico. Além disso, ainda na área de trabalho, teremos o novo recurso Stacks. Este aqui servirá para organizar seus arquivos da área de trabalho e separá-los por tipo.

No que se diz respeito a captura e gravação de tela, temos agora a possibilidade de gravar nativamente tudo o que está acontecendo nela. Ainda neste aspecto, há também uma integração interessante com o iPhone. Isto é, você conseguirá tirar uma foto e enviá-la diretamente para o documento que está sendo editado em seu Mac.

WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple 15
Nova integração do MacOS com o iPhone.

Ainda sobre o MacOS, temos quatro aplicativos que você já conhece: Notícias, Ações, Notas de Voz e, por fim, o Home, que é para integrar o seu computador aos outros dispositivos inteligentes da casa.

No Safari, o navegador padrão do SO, teremos principalmente novos recursos voltados para a privacidade. Em suma, a ideia aqui é evitar que sites consigam suas informações sem autorização.

Todas essas atualizações chegam para todos os usuários de iPhones, iPads, Macbooks e outros iDevices nos próximos meses. No entanto, as versões betas serão liberadas ainda hoje. Fique atento ao Showmetech para saber quando cada uma delas for lançada oficialmente.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box